Home » Moda

Xadrez está na moda

Não, o xadrez não é estampa de peão ou cowboy. Quer usar sem passar vergonha? Neste artigo, damos algumas dicas para acertar na combinação.

Xadrez
Quem não tem pelo menos uma peça xadrês no guarda roupa? Seja uma camisa, uma calça, bolsa ou casaco, o xadrês está cada vez mais presente, principalmente durante o inverno.
Originário do norte europeu, o tartan, que originalmente significa “tecido de lã leve”, pode ser datado de 700 a.C. Como o nome diz, era feito inicialmente de lã e utilizado para a confecção dos kilts, os saiotes escoceses.

Quais tons?

Tecidos xadrez.Branco e preto, cinza, ou de qualquer outra cor, a estampa xadrês faz sucesso principalmente durante as festas juninas por todo o país, visto sua associação à vestimenta “caipira”. Entretanto, não só os festeiros utilizam esta estampa. A moda country é a que mais utiliza este tipo de estampa e, pelo fato deste tipo de roupa estar sendo cada vez mais usado, a estampa vai ganhando um prestígio cada vez maior, assim como o número de adeptos vai crescendo vertiginosamente.

Xadrez é estampa de cowboy?

Cowboy e PC SiquiraA respeito da moda country, a estampa, geralmente em tom de vermelho, pode ser utilizada de diversas maneiras, porém seu uso mais comum é com a tão conhecida dupla “calça jeans e bota”.
“Mas é só a moda country que pode usar tecidos com estampa xadrez?”. É claro que não, visto que a moda é algo maleável e adaptável à todos os gostos, estilos e tipos de pessoas. Punks, rockeiros, sambistas, pagodeiros, empresários ou quem quer que seja, independente da classe social, emprego ou preferência cultural, musical e o que quer que seja, podem usar uma camisa xadrês. Resumindo: todo mundo pode usar a estampa.

Posso usar várias peças xadrez?

Jeans e xadrezEntretanto, deve-se ter o bom senso de usar somente uma peça estampada, ou seja, nada de calça e camisa xadrês, ou calça e blusa, ou qualquer outra combinação, pois causa poluição visual a quem olha. Procure combinar a estampa com cores próximas. Por exemplo: uma camisa xadrez em tons de azul pode ser sobreposta a uma camiseta branca, e combinadas com uma calça jeans azulada ou preta. Não quer uma camisa, e sim uma bolsa?
Tudo bem, mas sempre procure combinar o acessório com roupas em tons neutros e pouco chamativos. A mesma dica vale para lenços, bandanas, boinas, e qualquer outro tipo de acessório xadrez.

Tags: ,
Publicado por Amoedo
Revisado em 15/06/2011

Compartilhar