Home » Vestibular

Vestibulares de Inverno 2011 e 2012

Para prestar vestibular é preciso saber qual carreira seguir e começar a estudar muito para que você possa vir a obter um bom resultado.

A cada ano o número de pessoas que se inscrevem para prestar vestibular cresce, principalmente para as principais universidades do Brasil.
Uma ótima opção para os estudantes do terceiro ano do ensino médio e cursinho é prestar os vestibulares do meio do ano que seguram a vaga para o ano seguinte, trazendo assim tranquilidade para terminar os estudos com um lugar garantido nas universidades de todo o país, porém, essa opção não ocorre em todos os lugares e opções de curso. É também uma segunda chance para aqueles candidatos que não passaram nos processos seletivos anteriores.
Geralmente, por essa vantagem de segurar a vaga, os candidatos aderem em peso a essa opção, tornando a concorrência por curso maior do que nos típicos vestibulares de verão que são realizados no fim do ano nos meses de novembro e dezembro, ou em janeiro do próprio ano de ingresso.

Processo seletivo

vestibular-1
No Brasil, existem vários tipos de processos seletivos para a entrada ao ensino superior, o ENEM que desde o ano passado vem sendo adotado como forma única de avaliação das instituições de ensino federais, tende a crescer a cada ano e com ele mais alunos terão acesso às universidades, principalmente os de escolas estaduais e públicas.
Há também o conhecido como vestibular seriado ou PSS e PAS, onde o aluno faz provas no primeiro ano do ensino médio, no segundo e no terceiro, para avaliar as matérias e conteúdos aprendidos em cada ano respectivamente.
Os vestibulares de inverno são realizados nas cidades respectivas dos campus de cada faculdade e abrangem cerca de dois a três dias de prova geralmente realizadas no período de junho e julho nas férias escolares, onde os candidatos são selecionados e testados sobre os seus conhecimentos de acordo com as disciplinas gerais de ciências humanas e biológicas, e mais uma redação a critério de cada instituição organizadora das provas.

Universidades em todo Brasil

Vestibular-FECAP
Universidades como a UEM em Maringá no Paraná, UEPG em Ponta Grossa também no Paraná, UECE no Ceará, a Unesp em São Paulo, PUC-Rio, UFU em Uberlândia, a UFTM no Triângulo Mineiro em Minas, USF, a FGV no Rio de Janeiro e em São Paulo a Mackenzie já divulgaram as datas de inscrições, data das provas, a documentação necessária e a lista de livros e autores que caíram nas respectivas provas.
Tudo isso pode ser encontrado no site de cada Universidade, os sites oferecem informações precisas e cada um tem uma parte excepcional para o vestibulando, fácil de entender.
Nos sites, também se pode encontrar a relação de candidatos por vaga dos vestibulares anteriores, os números de vaga para cada cursa e também o número de vagas para os cotistas, índios, negros e alunos do ensino público e estadual. Há também possibilidade de verificar se a universidade oferece a opção de segurar a vaga do vestibulando que está cursando o terceiro ano do ensino médio, pois algumas não oferecem essa vantagem.
Confira aqui os sites dessas universidades acima:
UEM
UEPG
UNESP
UFU
UFTM
USF
FGV
MACKENZIE

Tags: ,
Publicado por Fabiano
Revisado em 13/04/2011

Compartilhar