Home »
Warning: Use of undefined constant multiple - assumed 'multiple' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/blogcamp/public_html/wp-content/themes/k180928/templates/content-single.php on line 3
Cultura

Van Gogh obras mais famosas

As obras singulares de Vincent Willem van Gogh apresentam uma domínio genial da arte e fazem parte dos maiores acervos do mundo.

Self Portrait Van GoghVincent Willem van Gogh nasceu em 30 de março de 1853, em Zundert, Holanda. Foi pintor pioneiro do movimento pós-impressionista, mas não obteve muito sucesso, característica comum na biografia dos maiores artistas do século XIX.  Há quem diga que sua vida foi um fracasso, por não ter uma família e nem status na sociedade. Outros, afirmam que a genialidade artística fazia com que seus quadros suprissem qualquer vazio. Com 36 anos, teve uma doença mental e suicidou-se em 29 de julho de 1890.

O Quarto - 1888

O quarto de Van GoghObra mais aclamada do artista, o Quarto esconde "segredos" segundo os críticos mais assíduos de Van Gogh. Perspectiva e cor se mesclam em um trabalho que, segundo o próprio artista, tinha a intenção de "acalmar a cabeça, ou melhor, a fantasia", mas aguça estudos sobre a técnica singular  que para muitos, representa tensão e inquietude em uma "quase hipnose", conferida pela perspectiva ilusionista.

Campo de Trigo com Corvos -1890

Campo de trigo com corvos Van GoghA obra também instiga admiradores de Van Gogh. Como foi pintada semanas antes da morte do artista, muitos acreditam que os corvos representem uma antecipação misteriosa da partida de Vincent, que tinha como prática a pintura de campos e dizia que as telas "ilustram o que não posso expressar em palavras".

A noite estrelada - 1889

A Noite Estrelada Van GoghDo período em que o artista esteve em um asilo em Saint-Rémy-de-Provence, é uma das mais admiradas obras de Van Gogh. Foi pintada a partir de uma lembrança e não de uma paisagem admirada durante a execução. A obra é um dos ícones do estilo de Van Gogh, com fortes cores primárias e cânones "pinceladas" que dão forma e volume singular a suas obras.

Os comedores de Batata - 1885

os comedores de batatasApresenta uma visão intimista sobre a pobreza e a desesperança das pessoas humildes que conviveram junto ao pintor na cidade de Nuenen. Retratou com intensidade as mãos e os rostos dos trabalhadores humildes que conheceu, compondo o quadro com cores escuras e traços típicos do barroco.
Conheça mais obras do artista visitando a página do Van Gogh Museum.

Tags: , , ,
Publicado por Roberto
Revisado em 26/12/2011

Compartilhar