Home » Sintomas

Ureia alta no sangue sintomas

Saiba qual a função da ureia no ser humano, o excesso dela no organismo e quais os sintomas da alta taxa de ureia no sangue.

Localização dos rinsA ureia é um composto orgânico cristalino e incolor que é formado no fígado humano e nos demais mamíferos, ela também pode ser adquirida através da ingestão de proteínas como carnes, peixe, leite entre outros alimentos. A ureia desempenha um papel importante para o organismo, mas em grande quantidade pode ser altamente tóxico acumulando-se no sangue trazendo grandes riscos para a saúde.

Confira quais são os principais sintomas da ureia em excesso no sangue e os riscos para a nossa saúde.

Função da ureia no organismo humano

Bebendo água no copoA ureia desempenha um papel importante no corpo humano auxiliando na ação dos nefrónios que são estruturas microscópicas que eliminam resíduos do metabolismo do sangue. Mantém ainda o equilíbrio hidroeletrolítico, ou seja, repõe a água que o organismo perdeu dando mais energia para o mesmo, mantém o equilíbrio do ácido básico, controla a quantidade de líquidos no corpo, regula a pressão arterial, elimina o excesso de nitrogênio e produz a urina.

Ureia em excesso no sangue

UREIA-ALTA-NO-SANGUE-SINTOMAS-1A ureia é considerada o principal produto terminal de metabolismo no ser humano e em outros mamíferos. Para controlar a produção e a ingestão de ureia o organismo a elimina através da urina e suor, mas quando em excesso no organismo, principalmente no sangue, pode se transformar em um problema clínico mais conhecido como uremia. A uremia acontece quando os rins não conseguem mais filtrar o sangue normalmente (insuficiência renal) e consequentemente não conseguem mais eliminar a ureia do organismo.

Sintomas da ureia alta

Mulher com dor de cabeçaOs principais sintomas da ureia alta no sangue são as dores de cabeça, fraqueza, vômitos, náuseas, sonolência nas atividades diárias, distúrbios na coagulação do sangue podendo levar a pessoa ao coma. A uremia, doença causada pela alta taxa de ureia no sangue, não tem cura e sim um tratamento que faz o indivíduo ter uma vida normal.

O importante é evitar a ureia em alta quantidade no sangue com alimentação adequada, exercícios físicos diários e a ingestão de muita água.

Para mais informações confira o vídeo com o Dr. Antonio Raimundo Almeida sobre doenças renais.

A ureia é uma substância presente no sangue que costuma ser dosada quando se pretende fazer uma avaliação da função dos rins. Quando sua taxa no sangue está alta é chamada de Uremia.

Os níveis de ureia no sangue dependem de diversos fatores, como: velocidade e maneira que o organismo realiza o metabolismo, sedentarismo, hábitos alimentares e hidratação corporal.

Para que você possa conhecer um pouco mais sobre essa síndrome disponibilizaremos informações sobre ela ao longo do artigo.

Ilustração dos rins

Causas da ureia alta

As causas mais comuns da ureia alta no sangue são: doenças renais agudas que foram mal curadas, traumas renais causados por acidentes automobilísticos, doenças renais congênitas, hipertensão arterial e diabetes.

Sintomas da ureia alta

Os principais sintomas da ureia alta no sangue são: fraqueza, vômito, mal estar, náuseas, dores de cabeça e sintomas mais graves, como alto nível de sonolência de uma hora para outra, e distúrbios na coagulação do sangue, podendo fazer com que a pessoa fique em coma.

Ao apresentar alguns desses sintomas é importante consultar um médico nefrologista a fim de avaliar os níveis de ureia no sangue.

Tratamento para a doença

Mulher fazendo hemodiálise

O tratamento mais eficaz para essa síndrome tem sido a hemodiálise, que é fundamental para a sobrevivência das pessoas com uremia.

A uremia é uma síndrome que não tem cura, mas que pode ser tratada para que o paciente tenha uma vida melhor. O tratamento inclui uma alimentação saudável, beber ao menos dois litros por dia e fazer exercícios físicos diariamente.

Além da uremia, várias outras síndromes e doenças podem ser amenizadas mantendo um estilo de vida mais saudável. Mesmo que você não tenha nenhuma complicação de saúde, vale a pena investir em práticas saudáveis de vida para que você possa viver com maior qualidade de vida.

Caso a uremia não seja tratada, o paciente pode acabar tendo falência dos rins. Por isso, o médico nefrologista deve ser consultado rapidamente, pois uma demora no tratamento pode ser crucial para a falência do principal órgão envolvido nesta síndrome.

Informações sobre doenças renais

Veja mais informações sobre rins

Sintomas e problemas no rim
O que é doença renal crônica sintomas

Profissional analisando sangue
Doenças e problemas de insuficiência renal estão relacionados com os níveis de ureia no sangue, sua principal função é eliminar o nitrogênio que está em excesso no organismo, também atua auxiliando outras substâncias como os nefrónios que eliminam todas as substâncias consideradas corpos estranhos, secreções da produção de hormônios, mantém a pressão arterial controlada e elimina qualquer tipo de resíduo que pode ser encontrados na corrente sanguínea.
No organismo é dissolvida em líquidos produzidos pelo corpo e através dos rins é eliminada fazendo parte da composição da urina, uma pequena quantidade pode ser eliminada através do suor da pele.
A uremia é o excesso de ureia no organismo assim como ureia sérica elevada e azotemia que podem causar a insuficiência renal. Taxas de ureia abaixo no normal ocorrem geralmente com mulheres grávidas, devido a toda alteração do organismo inclusive do fluxo renal, veja abaixo ureia alta no sangue sintomas.

Taxa de ureia alta no sangue

Realizando exame de sangue
Para saber se a taxa de ureia está em níveis elevados é necessário fazer o teste para ter o real diagnóstico.
O nitrogênio-ureico indica os picos da insuficiência renal e todo o funcionamento renal, como a ureia é eliminada através dos rins é possível com testes de medição de creatinina apontar o estado de funcionamento dos rins.

Ureia alta no sangue sintomas e consequências

Mulher com mal estar
Os sintomas aparecem quando o funcionamento dos rins está prejudicando a eliminação da ureia. Assim, se prejudicando também, causando um acúmulo que em excesso podendo trazer muitos problemas a saúde e a corrente sanguínea.
Os principais sintomas são a perda de apetite, alteração no paladar, distúrbios neurológicos, perda de sangue em excesso, vômitos e até alteração na coloração da pele de cor acinzentada, estes sintomas precisam ser notados para que assim possa ser realizado o tratamento antes que o paciente perca sangue em excesso e assim prejudique sua saúde devido a perdas tão grandiosas de sangue que é essencial para nossa saúde, portanto toda a atenção precisa ser redobrada aos sintomas.
Por isso, assim que começar a sentir alguns desses sintomas o melhor a se fazer é procurar o quanto antes um médico especialista, o nefrologista, para que seja analisado seus sintomas e talvez a perda de sangue.
Nesse vídeo do Portal Zun no Youtube, você conhece a Ureia no sangue sintomas:

Publicado por Talita
Revisado em 02/04/2018

Compartilhar

Veja Mais

Vídeos relacionados




Conteúdo relacionado

Uréia alta no Sangue Sintomas ⋆ Toda Perfeita

Ureia alta no sangue – sintomas e consequências A uréia é uma substância presente em nosso organismo que age na função do sistema renal, mantendo o organismo ...

Uréia Alta no Sangue: Sintomas, Causas e Tratamento

Sintomas da uréia alta no sangue. Os principais sintomas da uréia alta no sangue são: dores de cabeça, fraqueza, vômito, mal estar, náuseas e os sintomas mais ...

Uremia - causas, sintomas, tratamentos - InfoEscola

O termo uremia se refere ao nível elevado de uréia existente no sangue. ... sangue dos produtos nitrogenados (ureia e ... filtração do sangue. Os sintomas ...

O que é uremia e seus principais sintomas - Tua Saúde

A uremia é causada pelo acúmulo de ureia no sangue, geralmente devido à insuficiência dos rins. Vômitos, fraqueza e sonolência são alguns sintomas.

UREIA – CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO – Dicas Legais

Ureia Alta no Sangue veja como Tratar. UREIA – CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO – A ureia se faz produzir através do fígado, sendo filtrada pelos rins, eliminada ...

Ureia Alta no Sangue - Sintomas e Tratamento - 2018

2018 Sintomas e Tratamento de Ureia Alta no Sangue - Confira um pouco mais sobre o problema de ureia alta no sangue, quais são os sintomas e o tratamento. 2018

Creatinina: exame de sangue avalia função dos rins | Minha ...

Creatinina em altas concentrações no sangue denuncia ... sintomas e sinais que podem justificar a necessidade ... Exame de ureia é feito para acompanhamento ...

CREATININA E UREIA - Avaliação da Função Renal » MD.Saúde

A CREATININA e a UREIA são dois exames de sangue que ... as concentrações de ureia e creatinina no sangue ... Meu marido tem diabete e pressão alta fez um ...

O que é a ureia alta e como baixar - Tua Saúde

A dosagem de ureia é um exame de sangue que, se estiver alterado, pode indicar problemas renais. Saiba como é feito e os valores.

quais os sintomas e o que provoca a dosagem alta de ureia ...

Melhor resposta: Oi genese, a dosagem de uréia no sangue ou na urina servem para a avaliação da função renal. Sintomas de doenças renais:

Saiba tudo sobre a uremia: sintomas, causas e tratamento

Quando essa taxa ultrapassa os nível de 8,3mg/dL ela é considerada alta e o quadro ... Por isso os níveis de ureia no sangue do paciente ... Sintomas da uremia. Os ...

Exame de ureia é feito para acompanhamento de doenças ...

Saber a dosagem de ureia no sangue ajuda a avaliar a função renal porque a ureia é uma substância filtrada pelos ... sintomas, exames médicos, medicamentos, ...

UREIA NO SANGUE SINTOMAS - YouTube

Para ler o artigo na íntegra, acesse: http://www.zun.com.br/ureia-alta-no-sangue-sintomas/ UREIA NO SANGUE SINTOMAS Doenças e problemas de insuficiência ...

Ureia Alta no Sangue – Sintomas e Tratamento 2018

2018 Sintomas e Tratamento de Ureia Alta no Sangue Todo e qualquer ser humano está exposto a diversos tipos de problemas e doença que venham a comprometer a sua s

27 Remédios Caseiros para Baixar a Creatinina no Sangue

Alguns sintomas comuns de creatinina alta são problemas ... de ureia do sangue e tratar ... O nível de creatinina no sangue em seres humanos é de 0,7 a 1,3 mg ...

Como Reduzir os Níveis de Ureia e Prevenir Falha Renal ...

Os sintomas iniciais mais ... Sou Vegetariano e tenho Ureia um pouco alta.Como Eliminar ... Estou com os níveis da ureia no sangue 78mg.Estou tomando um ...

BOTUCATU DIABÉTICOS: Ureia alta no sangue sintomas

A ureia desempenha um papel importante no corpo humano auxiliando na ação dos nefrónios que são estruturas microscópicas que eliminam resíduos do metabolismo do ...

Quais são os sintomas de alto nível de creatinina para ...

Quais são os sintomas de alto ... Alto nível de creatinina significa que há muitas toxinas no sangue que podem afetar ... Por Creatinina Nível entra em alta e ...

Ureia alta: o que fazer para baixar? - Médico Responde

Uma forma de baixar a ureia alta naturalmente é diminuir o consumo de alimentos ... Níveis elevados de ureia no sangue muitas vezes estão relacionados com uma ...

O que é Creatinina alta, baixa, valores de referência e ...

A creatinina é uma substância inerte no sangue, ... Creatinina alta. ... Sintomas da Esquistossomose, profilaxia, ...