Home » Música

Um pouco sobre a Legião Urbana

Com certeza você já deve ter ouvido o nome, afinal quem nunca ouviu "Pais e Filhos"? A Legião deixou sua marca na história da música.

Geração Coca cola
Ahh a Legião... Não há quem nunca tenha ouvido falar dessa banda, o sucesso nas paradas da "geração Coca-Cola", componente de maior peso no quarteto sagrado do rock brasileiro, ganhadores de inúmeros prêmios nacionais e internacionais da música, recordista de vendas no Brasil com mais de 20 milhões de cópias vendidas.
A banda marcou o país com suas letras e combinações musicais de punk com guitarra distorcida, Renato Russo, líder da banda, se inspirava em outras bandas que fizeram sucesso pelo mundo como por exemplo: The Beatles e Sex Pistols.
Legião Urbana
Apesar da banda não existir mais, devido a morte de Renato Russo, suas músicas continuam fazendo sucesso pelo país em outras vozes. Por isso, conheça um pouco sobre a história da Legião Urbana e curta alguns dos grandes sucessos da banda que eu preparei para vocês no final deste artigo.

História da Legião Urbana

A Legião Urbana foi criada em 1982 e contava com Renato Russo (vocal, baixo e líder da banda), Marcelo Bonfá (bateria), Paulo Paulista (teclado) e por fim Eduardo Paraná (guitarra). Essa é a primeira formação da banda em que se apresentou uma única vez no festival Rock no Parque, em Minas Gerais.  A banda passou por várias mudanças desde então, Paulo e Eduardo deixaram o grupo e Ico Ouro-Preto assume a guitarra, que mais tarde, em 1983, fora substituído por Dado Villa-Lobos.
Legião Urbana em Brasília
Em 1983, após apresentação no Rio de Janeiro, a banda deu um salto rumo ao sucesso, a banda foi convidada a gravar uma fita demo no estúdio de gravações EMI, em seguida entra um novo baixista, Renato Rocha, e por fim sai o primeiro disco gravado. A banda se torna conhecida por suas letras que relatam o inconformismo com a sociedade brasileira da época e explode com suas músicas pelo país e conquista de vez a "geração Coca-Cola".
As turnês da banda foram suspensas por Renato Russo após confusão e superlotação no estádio Mané Garrincha, em Brasília no ano de 1988, em que os fãs que não conseguiram comprar um dos 50 mil ingressos queriam entrar de toda forma e causaram violência entre policiais e pessoas, que como resultado tiveram mais de 300 pessoas feridas. A partir de então, a banda passou focar apenas nos estúdios de gravação.
Morte de renato Russo
Em 1995, a banda realizou sua última apresentação para seus amados fãs. Após o lançamento de vários álbuns que remasterizados, no dia 11 de outubro de 1996, o país disse adeus ao maior ídolo do rock nacional. Renato Russo portava AIDS e se recusava a ficar internado, algumas pessoas dizem que ele se matou, mas o que aconteceu mesmo foi que se entregou a doença. Dez dias depois da morte de Renato, foi anunciado o fim da Legião Urbana.

Grandes sucessos da Legião Urbana

Tags: ,
Publicado por Luis
Revisado em 10/01/2014

Compartilhar