Home » Televisão

TV Cultura programação antiga

Relembre programas inesquecíveis da programação antiga da TV Cultura, como X-Tudo, Mundo da lua, Bambalalão e o Mundo de Beckman.

tv culturaA TV Cultura é uma emissora brasileira fundada em 1960, com sede na cidade de São Paulo.
Inicialmente fundada pelos Diários Associados, foi reinaugurada em 1969 pela Fundação Padre Anchieta. Seus programas na maioria de cunho educativo e cultural fazem sucesso, principalmente, entre crianças e jovens, pois parte de sua programação atual e antiga é voltada para esse público, sem que isso impeça que programas para adultos, como tradicional Roda Viva também seja destaques na programação.
Muitos programas antigos da TV Cultura ainda permeiam a mente de muitos brasileiros que têm mais de 20 e tantos anos e sentem saudade da programação antiga da TV Cultura.

Programas antigos da TV Cultura

O Portal ZUN faz uma viagem no tempo e relembra alguns clássicos de uma das emissoras de maior qualidade da Tv aberta brasileira. Confira:

Mundo da lua

Mundo da lua casa Produzida pela TV Cultura entre 1991 e 1992, a série gira em torno do Jovem Lucas Silva e Silva que ganha  avô paterno um gravador no seu aniversário de dez anos. A partir daí começa a criar histórias no gravador de como gostaria que as coisas fossem. O garoto mora na casa do avô com seus pais Carolina e Rogério, a irmã mais velha, Juliana e a empregada Rosa, uma típica família da classe média. Seu pai é interpretado pelo ator global, Antonio Fagundes e seu avô, pelo ator Gianfrancesco Guarnieri. Os temas discutidos no programa eram educacionais e familiares. Um programa de qualidade!

Bambalalão

Turma do programa Bambalalão O programa infantil que foi ao ar em 1977 e permaneceu até 1990, apresentado Gigi Anhelli e Suzana Teixeira, tinha como cenário um ambiente de circo, com alguns palhaços como o Pam-Pam, o Tic Tac e o Perereca. Além dos palhaços tinha também o João Acaiabe (contador de histórias), o Professor Parapopó, os bonecos manipulados: Agapito, o sapo-carteiro, João Balão, Maria Balinha, macaco Chiquinho, Bambaleão entre outros. O programa contava com a participação de alunos da pré-escola e do ensino fundamental, as crianças participavam de uma disputa, espécie de gincana, eram divididas entre equipe amarela e vermelha. O programa contava também com atrações o teatro de fantoches, narração de contos infantis e muitas brincadeiras.

O mundo de Bekman

Professor Beakman e sua turma Programa educativo de produção americana, tinha como apresentador o Professor Bekman, um cientista meio maluco, que respondia dúvidas dos telespectadores e realizava loucas experiências com a ajuda das Beakgirl e do homem- rato- gorducho Lester que só o atrapalhava e fazia coisas nojentas. Havia também os pinguins Don e Herb que assistiam ao programa pela TV no Pólo Sul. O programa tinha um ritmo louco e divertido, era uma forma diferente e legal de aprender.

X-Tudo

O boneco X-Tudo e o apresentador Gerson de AbreuExibido pela TV Cultura a partir de 1992, era um programa divertido e diferente apresentado pelo ator Gerson de Abreu e pelo boneco X. O programa abordava temas relacionados à ciência e literatura, além de assuntos ligados ao cotidiano e curiosidades gerais. Os temas eram tratados de forma inteligente e bem-humorada.
Vale a pena relembrar!
No canal do Portal  ZUN no Youtube você confere mais informações sobre a programação antiga da TV Cultura:

Tags: , , ,
Publicado por Laura
Revisado em 19/07/2012

Compartilhar