Home » Cultura

Tribos indígenas brasileiras

As tribos indígenas brasileiras são repletas de costumes e hábitos próprios e se diferem muito de outras tribos, veja as características.

 

índio.

O Brasil é um dos países com a história mais distorcida entre os principais do mundo, isso porque até hoje não sabemos a verdadeira história sobre nossas terras e como ela realmente foi descoberta, na verdade fingimos que não sabemos e dizemos que tudo aqui aconteceu por causa de Pedro Álvares Cabral, quando na verdade os primeiros moradores a chegar em nossas terras foram os índios, desde que os portugueses chegaram por aqui e disseram ter descoberto algo grandioso levaram o crédito por tudo isso.
Na verdade a saída de Portugal ocorreu para tentar descobrir as Índias e acabaram chegando a nossas terras, mas na verdade, de alguma forma eles já sabiam que aqui existiam terras é que também tinha moradores no local.
Como os portugueses eram mais avançados do que os índios que já existiam aqui, fizeram dos indígenas seus escravos, quando vieram de Portugal já conheciam doenças como a gripe, que naquele tempo matava com facilidade, assim surpreenderam os índios com os vírus, deixando-os temerosos e vulneráveis aos seus comandos.

Do período da descoberta para cá muitas coisas aconteceram e a quantidade de tribos indígenas em nossas terras diminuiu muito, atualmente é raro encontrar os lugares em que estão e os que restaram tentam sobreviver com as dificuldades do dia a dia.
Madeireiras ainda estão complicando mais a situação com desmatamentos e destruição de tudo o que eles utilizam para sobreviver, por esse motivo o combate está se intensificando cada vez mais e a punição para o desmatamento é muito grande. Para você conhecer os principais nomes de tribos que ainda estão no Brasil fizemos uma lista, a maioria destas tribos se encontram em áreas do sudeste e norte do Brasil, principalmente por conterem muitas matas. As principais que estão espalhadas por nossas terras são:
Arara
Guarani
Kaapor
Suruí
Tembé
Aimoré
Wai Wai
Tiriyó
Karajá
Ikpeng
Jamandi
Além destas existem muitas outras, inclusive algumas que ainda não foram estudadas por possuírem dialeto próprio, dificultando assim a comunicação, afinal não é fácil de conseguir entender o que algumas das tribos falam, pois sua linguagem é bem diferente da que estamos acostumados a ver na televisão.

Tags: , ,
Publicado por Talita
Revisado em 25/11/2010

Compartilhar