Home » Cultura

Tribos indígenas brasileiras na atualidade

As tribos indígenas fazem parte da cultura que hoje conhecemos no Brasil. Conheça um pouco mais das tribos indígenas brasileiras:

Muito antes da colonização portuguesa, os índios já se faziam presentes no território nacional. Porém, não existia apenas uma tribo indígena, mas um grande número, com diferenças étnicas e culturais. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, encontraram os povos nativos vivendo como nômades e se alimentando daquele que eles mesmos produziam como na caça, pesca e a agricultura itinerante.

Índio

Também com a chegada dos colonizadores, os indígenas sofreram principalmente por doenças, o que levou ao falecimento de um grande número de índios. Atualmente, ainda existe várias tribos vivendo de maneira isolada da sociedade.

É dos índios que grande parte da cultura que possuímos hoje, não somente no Brasil, mas ao redor do mundo também. Muitas das lendas que conhecemos vieram desses povos.

Tribo Guarani

Uma das maiores etnias indígenas, a tribo Guarani corresponde além do território brasileiro, a Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. A palavra “Guarani”, significa “guerreiro”, os índios são divididos em povos, ou seja, em vários outros subgrupos étnicos, como os Caiouás, Embiás, os Nhandevas entre outros.

Índios

A língua mais comum entre os povos Guarani é o tupi-guarani, mas cada tribo possui também um dialeto específico, seus aspectos culturais, entre outras peculiaridades de sua convivência que fazem a sua diferença dos demais índios guarani.

Alguns desses povos aceitam a poligamia e outros a monogamia, assim como também em alguns a antropofagia é praticada, ou seja, eles comem a carne de humanos com o intuito de o conhecimento ser transferido para quem come.

Tribo Pataxó

Tribo brasileira, que tem fala a língua maxakali além do nosso português. A tribo vive próxima a Porto Seguro. Ficou conhecida no ano de 1997, quando o índio Galdino por assassinado, incendiado por jovens em Brasília.

Índio 2

Os índios Pataxós são ótimos com artesanato, utilizando principalmente madeira, sementes, cipós, entre outros materiais encontrados na natureza. Possui sua cultura típica, como a dança e alguns hábitos alimentares, como o mukussuy, que é peixe assado em folho de palmeira e o kauím, uma bebida produzida com mandioca.

São vários tribos indígenas espalhadas pelo Brasil, os índios tem seus direitos garantidos pelo FUNAI, a Fundação Nacional do Índio.

Confira nesse vídeo do Youtube mais algumas características dos índios:

Tags: , , ,
Publicado por Ananda Morales
Revisado em 09/08/2010

Compartilhar