Home » Cultura

Tribos de índios brasileiros

Você sabe que os índios foram os primeiros habitantes de nosso país. Mas, que com o passar dos anos muitas modificações ocorreram. Veja!

Tribos indígenas brasileiras

Atualmente o Brasil abriga cerca de novecentos mil índios e suas tribos, que vivem em zonas rurais e zonas urbanas, comum nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul, sendo o Sul a apresentar a menor quantidade de indígenas.

Algumas das maiores tribos atualmente são:

Ticuna - Com cerca de trinta e cinco mil pessoas, vivendo na região fronteiriça com o Peru;

Guarani - Possuem cerca de trinta mil índios, podendo ser encontrado em mais quatro países que fazem fronteira com o Brasil;

Caingangue - Com quantidade em torno de vinte e cinco mil índios que vivem em até quatro estados brasileiros;

Macuxi - Encontrados somente na região da Amazônia, a tribo possui cerca de vinte  três mil indígenas;

Terena - A tribo vive no Mato Grosso do Sul, possuem cerca de vinte mil índios e é considerada a tribo mais urbanizada;

Guajajaras - Habitantes do estado do Maranhão, possuem cerca de vinte mil índios;

Ianomâmi - Atualmente esta tribo possui cerca de dezesseis mil índios;

Xavante - Possuem cerca de setenta aldeias totalizando uma população de treze mil índios vivendo no Mato Grosso;

Pataxó - Possui uma população de onze mil índios;

Cultura das tribos de índios Brasileiros

Cultura dos índios brasileirosCada tribo possui seus próprios costumes, hábitos e linguagem, as tribos mais urbanizadas possuem costumes mais semelhantes aos nossos, porém, carregam consigo ainda valores indígenas, no entanto, os costumes dos quais as tribos partilham em sua maioria são:

Cerimônias e rituais com danças, músicas e pinturas corporais específicas;

Caçam em grupos de homens e dividem o alimento com toda a aldeia;

Suas habitações são feitas a partir de elementos extraídos da natureza, assim como os alimentos que ingerem;

Os tratamentos medicinais são feitos por um pajé, que utiliza plantas e ervas;

Todas as crianças passam por um ritual quando atingem determinada idade considerada adulta;

Tribos de índios Brasileiros Antigamente

As informações a respeito das tribos indígenas brasileiras em tempos remotos, são a partir das cartas de Pero Vaz de Caminha e documentos de padres jesuítas, escritos a partir de 1500, com a chegada dos portugueses.

Nestes conteúdos escritos, pode-se perceber que os índios viviam basicamente da pesca e do plantio de determinados alimentos, como o milho, a abóbora, o amendoim, a batata-doce, o feijão e principalmente a mandioca, domesticavam animais de pequeno porte, produziam suas próprias ferramentas e possuíam ainda regras sociais, políticas e até mesmo religiosas.

Antes da chegada dos portugueses, era estimado cerca de quatro milhões de índios, porém, estes números tiveram uma queda significativa com a exploração, na qual os índios foram escravizados e mortos, muitos tiveram que abandonar a própria cultura, foram enganados e eram desfavorecidos ao travarem guerras com os portugueses que possuíam armas de fogo.

Tribos de Índios Brasileiros na Atualidade

Índios atuaisNo Brasil atual, existem cerca de quatrocentos mil indígenas que sofreram influências do homem branco, perdendo determinados traços culturais, como o idioma, vestes e até mesmo utilizando alguns aparelhos eletrônicos, e apesar destes fatos, existem ainda muitas tribos que se mantiveram isoladas, garantindo suas raízes.

Os índios, independente de qual tribo pertença, merece nosso respeito como um direito de igualdade e fraternidade, pois mesmo que as diferenças de cultura, cor, tradições e origens sejam diferentes, somos brasileiros, filhos da mesma terra.

Tags: , ,
Publicado por Guilherme
Revisado em 04/12/2013

Compartilhar