Home » Beleza

Tratamento para Queda de cabelo

Algumas pessoas sofrem de queda de cabelo e não sabem como isso acontece. Saiba as principais causas de queda de cabelo.

Tratamento para Queda de cabelo

Sem duvidas a aparência é um coisa muito valorizada pela sociedade e por isso é importante manter a imagem e o cabelo é algo que muitas pessoas valorizam principalmente as mulheres, mas no decorrer da vida devido a doenças, medicamentos, carência de nutrientes entre outros fatores a queda de cabelo ocorre e causa preocupação em homens e mulheres.

Principais fatores da queda de cabelo

Principais fatores da queda de cabelo

A principal causa da queda de cabelo é a calvície que pode ocorrer tanto em homens como em mulheres, é uma doença hereditária e progressiva. Em homens o cabelo cai de uma maneira onde podemos perceber a verdadeira calvície, mas em mulheres esse processo é o mesmo, mas a queda dos fios é mais difusa e raramente provocam a calvície total.

A queda de cabelo pode ser provocada pelo efeito colateral de uma medicação, nesses casos só terá cura quando a pessoa parar com o tratamento, a não ser quando o caso é de tratamentos de quimioterapia, pois a queda de cabelo atinge um nível mais grave e irreversível.

Também temos o caso de distúrbio imunológico como à alopecia areata que é a perda dos cabelos em tufos e até queda de pêlos da região da sobrancelha e dos cílios. Essa patologia necessita de um tratamento mais longo e complexo.

Mais há também os fatores mais simples que causam a queda, como por exemplo, o uso de rabo de cavalo e tranças em mulheres e o uso de bonés em homens, pois acabam agredindo os fios. A maneira de evitar é só deixar de prender o cabelo por um tempo e de usar boné.

Tratamento para Queda de cabelo

Não podemos descrever um tratamento exato para queda de cabelo, pois ela não consiste de um só fator e para trata-la antes precisamos saber qual é o motivo pelo qual a queda está ocorrendo, para isso é necessário um consulta ao medico especialista no assunto, pois ele saberá a melhor maneira de tratar a queda de seus cabelos, mas se no seu caso o cabelo cai por conta do estresse, então tente ficar menos estressado para diminuir essa ocorrência, em todo o caso não se esqueça de procurar um médico, pois o problema pode ser serio e por isso deve ser tratado com urgência.

Mulher passando a mão nos cabelosOs fios de cabelos possuem um ciclo vital: nascem, crescem, fenecem e caem e, é por isso que é considerado normal uma queda diária de 30 a 100 fios diários.
Mas, quando os mesmos caem em excesso é preciso procurar um médico dermatologista para avaliar o problema, quais as possíveis causas e o tratamento específico para a queda. A perda de cabelos é chamada cientificamente de alopecia e ocorre por consequência de alterações no folículo piloso, que impossibilita o crescimento e pode também causar a formação de feridas ou atrofia, ocasionando um problema chamado de alopecia permanente.

Tratamentos

Homem tentando disfarçar a calvícieOs principais tratamentos indicados para quem sofre quem a queda de cabelo em excesso são o tratamento a laser, que tem a capacidade de estimular o crescimento dos fios, sendo necessária várias sessões, além do uso de vários produtos que atuem juntos para o crescimento do folículo piloso. Em muitos casos, a falta do mineral silício, encontrado no organismo em concentração nas cartilagens, pele, tecidos nervoso, couro cabeludo e ossos, acaba causando a perda de cabelos em excesso. Por isso, uma dieta rica em silício é indicado para quem sofre deste problema. O silício é encontrado em alimentos como aveia, castanha do Pará, chicória, morango, couve-flor e alface. A sua deficiência acaba levando a fraqueza, aparecimento de rugas, enfraquecimento das unhas e cabelos.

Alimentação e cuidados

Cabelo feminino saindo no penteÉ necessário também a ingestão de frutas, legumes, alimentos integrais, leite e derivados e verduras para aumentar a quantidade de vitaminas, proteínas e sais minerais no organismo. Há também no mercado de cosméticos shampoos à base de proteínas presentes nos fios que ajudam a diminuir a queda de cabelos, repondo as substâncias necessárias para fortificar os fios.
Ao lavar os fios, a dica é massagear o couro cabeludo com o auxílio das pontas dos dedos para ativar e melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo e, consequentemente, ajudar no crescimento dos fios. Há também alguns medicamentos, que devem ser prescritos por um médico dermatologista que deve avaliar as causas e realizar o diagnóstico, pois há medicamentos indicados para homens e para mulheres.
Antes de decidir qual tratamento realizar, visite seu médico e faça vários exames para saber como anda a presença de vitaminas no organismo e iniciar o melhor tratamento, além de manter cuidados diários e uma alimentação saudável e equilibrada.
Os motivos da queda de cabelos são diversos, como por exemplo, alteração na estrutura capilar, aspecto e alterações na cor, na consistência dos fios, fadiga do organismo, falta de sais minerais, vitaminas e proteínas, excesso de luz artificial, uso excessivo de boné e chapéu, estresse, desgaste mental e ansiedade. A queda de cabelo afeta o couro cabeludo em geral, causando a queda de cabelo generalizada que pode cair constantemente e em maior quantidade quando se penteia os cabelos ou quando se lava os fios .A perda chega de 100 a 10 mil fios por dia.

Tags: , ,
Publicado por Carvalho
Revisado em 29/10/2011

Compartilhar