Home » Saúde

Tratamento para queda de cabelo em homens

A queda de cabelo atinge muitos homens independentemente da idade. Confira quais as causas da queda e os melhores tratamentos.

Homem com a mão no cabelo

Tanto homens quanto mulheres perdem uma média de cabelo todos os dias, sendo um fator normal, pois assim como as células cutâneas, os cabelos também são renovados naturalmente. Novos fios crescem todos os dias com um ciclo de vida médio de 2 a 7 anos, e são esses fios que substituem os que caem. Mas, devido a vários fatores, o processo de queda do cabelo pode acelerar e quando não há nenhum fio novo para substituir o fio perdido, o cabelo vai se tornando mais escasso em diferentes áreas do couro cabeludo.

Essa queda de cabelo pode afetar homens de várias idades, mas alguns fatores são determinantes para acelerar a queda. Confira quais as causas da queda de cabelo e o melhor tratamento para este problema.

Causas da queda de cabelo

Existem vários fatores que podem levar a queda de cabelo, como a genética também conhecida como alopecia androgenia que representa mais de 95% dos casos de queda. A alopecia androgenia é progressiva, ou seja, a perda de cabelo irá progredir do estágio inicial para estágios mais avançados. Por isso é importante pesquisar se em sua família tem casos de calvície, para que você possa usar métodos para evita-la mais cedo.

A queda de cabelo também pode ser a Alopecia Areata que é uma desordem no sistema imunológico e que faz os folículos pararem de produzir cabelo. Os sintomas mais comuns nos homens são as súbitas perdas de cabelos e partes específicas, podendo também levar a perda total do cabelo e até mesmo de todos os pelos do corpo.

O estresse é outra causa muito frequente de perda de cabelo, podendo reduzir e até impedir o crescimento dos fios. O estresse faz com que os folículos que produzem os cabelos entrem em um estágio de descanso, e como consequência começa uma queda acentuada dos fios. Alguns tipos de medicamentos também podem causar a queda dos cabelos assim como tratamento de câncer com quimioterapia ou radioterapia.

Homens com deficiência nutritiva, ou seja, falta de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo também pode ser a causa da queda de cabelo. Outros problemas como problemas hormonais e doenças crônicas podem ser as causas da queda.

Calvicie

Tratamentos para combater a queda de cabelo

Ao notar a queda excessiva de cabelo o primeiro passo é procurar a orientação de um médico dermatologista. Existem os mais modernos e diferentes tratamentos para a queda de cabelo, como shampoos, loções, séruns, implante, medicamentos orais entre tantos outros. Será o dermatologista que irá indicar o melhor tratamento o seu caso específico.

Queda de cabelo

Ao notar qualquer diferença na quantidade de cabelos que caem, falhas no couro cabeludo e o volume de cabelo não hesite em procurar ajuda de um médico.

Quer saber mais sobre a queda de cabelo? Então confira o vídeo do Youtube que separamos para você:

Tags: , , ,
Publicado por Haline
Revisado em 29/10/2009

Compartilhar