Home » Curiosidades

Transtornos mentais mais estranhos

Existem vários transtornos mentais, alguns são conhecidos e outros não. Podem ser também transtornos de ansiedade ou de personalidade.

Transtornos mentais mais estranhos

Existem vários transtornos mentais, alguns são conhecidos e outros são desconhecidos. A mente humana ainda é um mistério a ser desvendado por psiquiátricas, psicanalistas e psicólogos do mundo todo. Nesse tema incluem-se tanto transtornos de ansiedade (TOC) e de personalidade (psicopatia) quanto mentais.

Abaixo você conhecerá os transtornos mentais mais estranhos que o ser humano pode desenvolver. Se não forem tratados podem se agravar ao ponto de ser necessário fazer uma internação por tempo indeterminado.

Paramnésia reduplicativa

A pessoa acredita que podem existir dois lugares iguais ou que um mudou de lugar. Exemplo: uma pessoa foi internada num determinado hospital e acha que está em outro igual.

Delírio de Capgras

É um distúrbio que causa muito problema para a família do doente. Ele acredita que seu parente foi embora e que foi substituído por outra pessoa (sósia).

Transtornos mentais mais estranhos 1Delírio de Cotard

Tem-se a certeza que se está morto dentro de um túmulo. O paciente sente vê o seu corpo se decompor aos poucos ou pode achar que teve uma hemorragia ou que perdeu todos os órgãos do seu corpo.

Delírio de Fregoli

É um pouco diferente do delírio de capgras. O que muda é que a pessoa pensa que qualquer desconhecido pode estar disfarçado para enganá-lo. Desconfia de todos e sempre está se sentindo perseguido.

Síndrome de Jerusalém

Refere-se à religiosidade extrema. A síndrome é desenvolvida quando a pessoa faz uma viagem à cidade de Jerusalém. Exemplos: acreditar que é um membro religioso que fez parte da Bíblia; ler ou gritar versículos bíblicos; excesso de banhos ou de higiene para se sentir purificada e agitação e descontrole emocional.

Síndrome de Stendhal

Acarreta confusão mental o que gera muitas alucinações. Normalmente quem sofre dessa síndrome manifesta todos os sintomas em qualquer obra de arte. Exemplo: pintura a óleo.

Síndrome de Diógenes

Diógenes era um filósofo que vivia na Grécia. Tinha o hábito de caminhar pelas ruas de Atenas sem nenhuma roupa. É uma síndrome que afeta mais os idosos e causa isolamento e descuido com o corpo.

Síndrome de Estocolmo

É uma apatia excessiva de sequestradores. Tal denominação deriva de um assalto num banco sueco de Estocolmo. Os bandidos fizeram várias pessoas de reféns que depois de libertas ficaram com tanto pavor que se recusaram a registrar a ocorrência.

Tags: , ,
Publicado por Blogcamp
Revisado em 15/03/2018

Compartilhar