Home » História

Torre de Babel História da Torre de Babel

Até novela com o nome de Torre de Babel já fora mostrada. Mas muito não sabem realmente o que foi essa torre, quando existiu.

Torre de babel, Historia da torre de babel

O que foi a Torre de Babel?

Torre de babel significa “Porta do Céu” e ela está descrita na bíblia no Gêneses 11 como sendo a construção de maior ambição feita pelo homem.

Os babilônios chegaram do Oriente e resolveram construir uma cidade chamada Babilônia, e o local foi à planície de Sinar.

Neste local de enormes jardins foram feitas diversas construções, entre palácios e outras. Mas a principal construção foi uma torre em forma de zirugate, que representavam as maiores construções religiosas, os zigurates funcionavam como portões para que os deuses pudessem atravessar e chegar a terra. No final da torre tinha um templo e o objetivo dessa enorme construção era que eles pudessem, através dessa torre, alcançar o céu.

O que aconteceu com a Torre de Babel?

Segundo Heródoto, que foi um geografo e historiador grego, a Torre de babel foi a mais perfeita das construções, pois não havia qualquer outra cidade que se comparasse a tamanha beleza. Com isso tudo o povo poderia ficar famoso e ao mesmo tempo não ter a sua dispersão na terra. Era uma obra considerada de orgulho humano.

De acordo com a história, a torre de babel foi construída pelos descendentes de noé numa época em que o mundo todo falava somente uma língua. Os homens tentaram alcançar o mundo dos deuses com a construção Torre 2dessa torre e isso causou a fúria de Deus. Para castiga-los Deus causou uma enorme ventania no local derrubando a torre e espalhando as pessoas pelo mundo todo e com idiomas diferentes, dessa forma elas não iriam conseguir se comunicar mais.

Mito ou verdade?

O mito da torre de babel é entendido hoje como um meio que os antepassados acharam para explicar o fato de que existem diversas línguas diferentes no mundo todo.

No sul da Mesopotâmia existem restos de torres que se parecem com a torre de babel descrita na bíblia. Existem muitos estudos sobre essa história para tentar descobrir mais sobre essa torre, se é um mito ou se realmente houve a existência dessa torre para chegar aos céus.

Desde que isso aconteceu ela passou a ser um ícone de confusão e ao mesmo tempo o castigo de Deus sobre a arrogância do ser humano e a soberba do homem em querer chegar ao reino dos deuses sem a permissão, por isso o castigo de Deus contra os homens que de certa forma o desafiaram.

Esta é mais uma história da Bíblia e que trouxe mais um mito ou verdade (acredita-se ou não dependendo da religião) para a história do mundo. E ao longo do tempo ela foi sendo esquecida, embora existam alguns estudos sobre isso ainda, para saber a origem exata dessa história e também quem sabe descobrir coisas novas a respeito dessa época.

Torre 5

torre

Tags: , ,
Publicado por Helena
Revisado em 24/01/2012

Compartilhar

Vídeos relacionados