Home » Emprego

Teste psicológico para entrevista de emprego

Muito utilizado em entrevistas de emprego a fim de avaliar a personalidade do candidato, o teste psicológico é simples e objetivo.

candidata e entrevistadoresOs testes psicológicos no recrutamento de candidatos a vagas de emprego estão sendo adotados cada vez mais pelas empresas, este tipo de exame tem como objetivo conhecer o nível intelectual e comportamental do entrevistado. O teste psicológico pode também avaliar os aspectos cognitivos, técnicos e levantar dados sobre a personalidade do indivíduo, hoje em dia as empresas estão mais preocupadas com o bem estar do funcionário, com o trabalho em grupo, com a convivência sadia entre a equipe que trabalha junto e para isso necessitam de pessoas não somente bem qualificadas, capacitadas e bem colocadas no mercado de trabalho, mas de pessoas que tenham um bom relacionamento social, um bom temperamento para lidar, pessoas que saibam dialogar e expor suas ideias e opiniões, muitas vezes em muitas empresas, isso pesa muito mais do que um currículo cheio de especializações. Se você está prestes a fazer uma entrevista com teste psicológico, prepare-se, mas não se preocupe porque nós vamos ajudá-lo com algumas dicas de como ir bem a testes como este, e alguns exemplos.

Testes psicológicos feitos em entrevistas de emprego

mão assinalando alternativaAlguns testes psicológicos são comuns em entrevistas, outros nem são reconhecidos pelo Conselho Regional de Psicologia, CRP, pois julgam não ter valia para entrevistas por não definirem ou traçarem um perfil psicológico do candidato. Este tipo de teste não é um bicho de sete cabeças, serve apenas para ver se o entrevistado tem o mesmo perfil da empresa, se há a possibilidade de atender às necessidades como colaborador. Os testes mais comuns são, o Palográfico que é uma técnica que avalia a personalidade através das expressões e traços faciais; Atenção Concentrada conhecido como AC, que avalia o nível de concentração, atenção agilidade e exatidão pode ser aplicado individual ou coletivamente; o Grafológico, é mais um teste psicológico que avalia a personalidade do candidato por meio da escrita, através deste teste é possível conhecer características pessoais do entrevistado, mas é necessário ter também grafias ao longo da vida. Outro teste é o famoso QI, que avalia o nível da inteligência intelectual do indivíduo, existem testes também que tem como base os animais e suas personalidades, a certos animais são atribuídas algumas características e algumas pessoas se identificam com algumas delas, e neste segmento o entrevistador consegue definir qual o tipo de funcionário ideal que está de acordo com a necessidade da empresa.

Como ir bem em um teste psicológico para entrevista de emprego

candidata e entrevistadorasAs dicas para ir bem em um teste psicológico em uma entrevista de emprego são as mesmas de outros tipos de testes para a mesma finalidade. Manter a calma é essencial, principalmente porque é através dela que você consegue transmitir seus verdadeiros valores intelectuais, o nervosismo pode atrapalhar no sucesso de seus testes. Chegue no horário, mostre que você é responsável antes da entrevista começar, vista-se adequadamente, aqui mesmo no Clika-me você encontra um artigo exclusivo com dicas de como se vestir bem em uma entrevista de emprego. Seja verdadeiro em suas respostas e se não souber, não invente, admita que não sabe, você será muito mais valorizado por dizer sempre a verdade. 

Entrevista de emprego

A cada ano que passa, a seleção para obter uma boa vaga de emprego apresenta diversos novos métodos, podendo ainda submeter o candidato a testes que apresentem sua personalidade e poder de decisão à frente de circunstâncias impostas pelo setor de recursos humanos, os testes podem estar ligados diretamente ao cargo pleiteado.

Estudos dos testes psicológicos

Os testes psicológicos são datados desde a primeira década do século XX, quando os candidatos a empregos eram submetidos a testes psicológicos que orientassem a uma avaliação segura a respeito do candidato, porém, na classe de profissionais em psicologia. Estes testes sofrem divergências de opiniões, já que nem sempre os testes aplicados condizem com o perfil do profissional que buscam para preencher o cargo disponível, deixando dúvidas em relação ao que realmente está sendo medido no candidato e buscado pela empresa, sendo alguns dos testes aplicados sem quaisquer validades atuais de comprovação científica pela classe de profissionais em psicologia.

Teste de entrevista de emprego

Testes Psicológicos feitos em entrevistas de emprego

Para determinar a compatibilidade do candidato à empresa, o mesmo poderá ser submetido a um ou mais testes que avaliem seu grau de personalidade e afinidade com o cargo e com a política da empresa. Alguns dos testes que atualmente são feitos nas empresas são:

Teste de Personalidade

Consiste na escolha de apenas um dos animais apresentados na entrevista de emprego, e cada animal possui um tipo de descrição ao qual o candidato não possui conhecimento, e independente da escolha feita, sempre há vantagens e desvantagens na escolha.

Teste de Lógica e Análise

Consiste em responder as questões a respeito de lógica, considerando o raciocínio como principal critério para conquistar a vaga de enprego. Possuem respostas corretas que devem ser alcançadas para pontuar como um bom candidato.

Mulher fazendo entrevista de emprego

Teste do Inconsciente

Consiste na identificação de uma figura apresentada, devendo receber uma descrição de opinião própria. Não possui uma resposta correta, porém, a descrição recebida poderá dizer muito a respeito do candidato.

Teste Grafológico

Consiste na avaliação da personalidade do candidato a partir de sua caligrafia realizada na entrevista de emprego.

Como ir bem em um teste psicológico para entrevista de emprego

Não há exatamente em todos os testes respostas certas ou erradas, somente nos casos mais técnicos, como de seguranças ou ainda operadores de máquinas industriais, pois se exige conhecimento a respeito da profissão, no entanto, no caso do segurança, o mesmo poderá ser avaliado de forma somente psicológica, buscando apresentar resultados a respeito do controle emocional, já que irá atuar com objetos letais.

A maioria dos testes exige somente atenção, e nada mais, não devendo ser necessário criar expectativas a respeito de ter impressionado ou não, pois somente, são aplicados os testes no caso de dúvidas entre dois ou mais candidatos, devendo então manter a calma, a tranquilidade e responder as questões da melhor forma possível, pois somente a empresa sabe o perfil que busca no teste psicológico para entrevista de emprego.

Mulher sorrindo após entrevista de emprego

As empresas que possuem inúmeros critérios a serem preenchidos, normalmente fazem uso dos testes psicológicos para avaliar o perfil do candidato, avaliando assim, suas funções mentais e descrevendo a personalidade, seja em testes de lógica, grafia ou interpretação de desenhos.

No vídeo abaixo você confere algumas dicas para teste psicológico para entrevista de emprego:

Tags: , , ,
Publicado por Juliane
Revisado em 04/11/2013

Compartilhar