Home » Vestibular

Temas de redaçoes

Ainda é começo de 2012, mas alguns exames vestibulares são aplicados no meio do ano e para ir bem deve-se estar atento nos temas.

Temas de redaçoes

Uma boa visão de mundo

A maioria dos temas de redações cobradas nos exames vestibulares cobram dos alunos a sua visão de mundo, que pode ser teoricamente avaliada através do que o estudante irá escrever relacionado a temas que envolvem polêmicas e verdades universais, como a amizade, o aborto, a pobreza, enfim.
Mas não da para saber ao certo qual será o tema da redação de seu vestibular especificamente, porém é preciso estudar todos os prováveis e como todos os estudantes já devem ter ouvido de seus professores, ler é a melhor maneira de se preparar para escrever bons textos nessas provas.
A hora do vestibular sempre deixa os estudantes muito ansiosos, preocupados não só com as questões que precisam resolver, mas também com o que irão escrever nas redações, da onde irão tirar inspiração para falar de temas que só saberão justamente pouco tempo antes de desenvolver os textos.
O que você estudante deve entender é que para escrever uma boa redação, inspiração não conta, você deve estar familiarizado com os tipos de textos cobrados, entender sobre o tema e principalmente estar dentro de algumas técnicas essenciais.

Algumas dicas e possíveis temas

Não tenha medo de sua redação
Se seu foco é no ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, você deve estar preparado e familiarizado com os problemas de cunho social que enfrentamos em nosso país, já foram cobrados, por exemplo, temas como a escravidão, trabalho infantil e desigualdade social, para todos esses temas o que eles mais querem dos estudantes é que forneçam uma solução ética para os problemas, portanto não se esqueça dessa parte, na finalização de seu texto.
Vale lembrar que o ENEM pede uma redação mais simples, diferentemente da FUVEST, que seleciona os alunos para a USP, as redações encontradas pelos alunos serão totalmente mais elaboradas, com temas que exigirão uma maior reflexão e quanto maior uso de um vocabulário mais elaborado maior será a nota.
A UNESP cobra uma redação com tema vivido pelos estudantes no dia a dia, como a extinção dos livros, amizade, idosos atualmente, enfim, é mais fácil desenvolver os textos. Agora, se você pretende prestar vestibulares como a UNICAMP e de faculdades do Paraná, precisa estudar sobre os diferentes tipos de textos, não só as dissertações são cobradas.

Tags: ,
Publicado por Fabiano
Revisado em 03/12/2008

Compartilhar