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Técnicas para controlar a ansiedade

Controlar a ansiedade muitas vezes é algo complicado, mas algumas técnicas incluindo alimentação e meditação são muito eficientes.

A ansiedade tem várias definições e algumas delas é angústia, aflição, medo, nervosismo. Ela é uma das emoções que mais perturbam algumas pessoas. Diversos acontecimentos, tanto positivo quanto negativo, podem contribuir para seu surgimento, até uma simples experiência no cotidiano.

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Se levarmos em conta o aspecto do lado técnico, devemos entender que a ansiedade, pode tanto nos beneficiar quanto também prejudicar, dependendo da intensidade ela se torna patológica e se não tratada pode ser prejudicial ao funcionamento somático, ou seja, o corporal ou psíquico que é mental.

Ela estimula a pessoa a entrar em ação, porém se tiver em excesso faz com que ocorra o contrário e então aparece o nervosismo e impede as reações. Diversos acontecimentos contribuem para a alteração física, comportamental e cognitiva quando se está ansioso, essas são as chamadas respostas da ansiedade, que impulsiona a fugir, congelar ou a lutar diante dos estímulos criados em situações de ansiedade.

Alimentos para controlar a ansiedade

Existem diversas formas de se controlar a ansiedade e até os alimentos ajudam nessa causa, exemplo disso é a vitamina C produzida nas frutas cítricas, elas diminuem a produção de cortisol, que é hormônio que transmite a ansiedade para todo o seu corpo trazendo o relaxamento e a calma.

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O leite, ovos e os derivados são fontes do aminoácido chamado triptofano, que também está presente na banana, diminui os efeitos da ansiedade e ajuda na produção de serotonina que é o neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar, que regula as mudanças de humor provocando a ansiedade.

A uva além de ser fonte de vitaminas do complexo B, é energética e auxilia no funcionamento do sistema nervoso central.  O espinafre contém ácido fólico que já é um antidepressivo natural, além de combater a ansiedade ele elimina as substâncias oxidantes que prejudicam o organismo. Os carboidratos elevam o nível de açúcar no sangue, dando energia e bem-estar, evitando a ansiedade, controlando seu humor e fazendo com que tenha mais disposição. 

Meditação para controlar a ansiedade

Existem diversos motivos que levam a muitas pessoas a irem atrás da prática da meditação, para aliviar o estresse, relaxar e até controlar a ansiedade. A pessoa que tem o costume de meditar regularmente consegue driblar com mais facilidade as situações que aparecem no cotidiano, evitando os sentimentos que se transformam em ansiedade, ela também percebe a ameaça com exatidão e reage de forma correta em cada situação.

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A meditação ajuda no equilíbrio do corpo colocando todo ele em sintonia e assim melhorando a qualidade de vida, além de ser um remédio totalmente natural.

Existem diversas formas de meditação, para cada nível de ansiedade, a dica é ir atrás de um especialista e colocar em prática os exercícios e se manter livre da ansiedade que muitas vezes te impede de fazer coisas que teria muita vontade, mas que por medo não faz.

A meditação é incrível, é uma forma de treinamento cerebral que envolve técnicas de respiração, concentração e relaxamento, a pessoa limpa sua mente de qualquer informação negativa e procurando um ponto de equilíbrio, ponto esse, que as pessoas ansiosas precisam encontrar para se sentir mais livre e mais feliz.

Publicado por Programador
Revisado em 20/11/2015

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