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Técnicas para controlar a ansiedade

Controlar a ansiedade muitas vezes é algo complicado, mas algumas técnicas incluindo alimentação e meditação são muito eficientes.

A ansiedade tem várias definições e algumas delas é angústia, aflição, medo, nervosismo. Ela é uma das emoções que mais perturbam algumas pessoas. Diversos acontecimentos, tanto positivo quanto negativo, podem contribuir para seu surgimento, até uma simples experiência no cotidiano.

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Se levarmos em conta o aspecto do lado técnico, devemos entender que a ansiedade, pode tanto nos beneficiar quanto também prejudicar, dependendo da intensidade ela se torna patológica e se não tratada pode ser prejudicial ao funcionamento somático, ou seja, o corporal ou psíquico que é mental.

Ela estimula a pessoa a entrar em ação, porém se tiver em excesso faz com que ocorra o contrário e então aparece o nervosismo e impede as reações. Diversos acontecimentos contribuem para a alteração física, comportamental e cognitiva quando se está ansioso, essas são as chamadas respostas da ansiedade, que impulsiona a fugir, congelar ou a lutar diante dos estímulos criados em situações de ansiedade.

Alimentos para controlar a ansiedade

Existem diversas formas de se controlar a ansiedade e até os alimentos ajudam nessa causa, exemplo disso é a vitamina C produzida nas frutas cítricas, elas diminuem a produção de cortisol, que é hormônio que transmite a ansiedade para todo o seu corpo trazendo o relaxamento e a calma.

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O leite, ovos e os derivados são fontes do aminoácido chamado triptofano, que também está presente na banana, diminui os efeitos da ansiedade e ajuda na produção de serotonina que é o neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar, que regula as mudanças de humor provocando a ansiedade.

A uva além de ser fonte de vitaminas do complexo B, é energética e auxilia no funcionamento do sistema nervoso central.  O espinafre contém ácido fólico que já é um antidepressivo natural, além de combater a ansiedade ele elimina as substâncias oxidantes que prejudicam o organismo. Os carboidratos elevam o nível de açúcar no sangue, dando energia e bem-estar, evitando a ansiedade, controlando seu humor e fazendo com que tenha mais disposição. 

Meditação para controlar a ansiedade

Existem diversos motivos que levam a muitas pessoas a irem atrás da prática da meditação, para aliviar o estresse, relaxar e até controlar a ansiedade. A pessoa que tem o costume de meditar regularmente consegue driblar com mais facilidade as situações que aparecem no cotidiano, evitando os sentimentos que se transformam em ansiedade, ela também percebe a ameaça com exatidão e reage de forma correta em cada situação.

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A meditação ajuda no equilíbrio do corpo colocando todo ele em sintonia e assim melhorando a qualidade de vida, além de ser um remédio totalmente natural.

Existem diversas formas de meditação, para cada nível de ansiedade, a dica é ir atrás de um especialista e colocar em prática os exercícios e se manter livre da ansiedade que muitas vezes te impede de fazer coisas que teria muita vontade, mas que por medo não faz.

A meditação é incrível, é uma forma de treinamento cerebral que envolve técnicas de respiração, concentração e relaxamento, a pessoa limpa sua mente de qualquer informação negativa e procurando um ponto de equilíbrio, ponto esse, que as pessoas ansiosas precisam encontrar para se sentir mais livre e mais feliz.

A ansiedade é, sem dúvida alguma, a emoção mais perturbadora. Muitas vezes, é confundida com nervosismo ou medo, mas na verdade é um sentimento distinto de tudo isso. Esse sentimento ruim chamado ansiedade surge ao enfrentarmos alguma situação nova, diferente de tudo que já passamos.

Pode ser algo bom ou ruim, tanto faz. Basta ser algo novo. A ansiedade é acompanhada de alterações comportamentais e físicas. Em alguns casos atrapalham também nossa capacidade cognitiva.

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Esse transtorno comportamental e físico chamado ansiedade é considerado uma doença (ou problema) emocional, principalmente quando surge intensamente e atrapalha o indivíduo, causando sofrimento físico e emocional, trazendo prejuízos em seu trabalho, família, relacionamentos íntimos e sociais, etc. Você se identifica com tudo isso? Há outros sintomas que, caso estejam presentes em você, recomenda-se procurar um especialista.

Inquietação

Batimento cardíaco acelerado, boca seca, cansaço, inquietação e sustos frequentes, náusea, calores, dores musculares, vertigem, tremores e espasmos musculares são sintomas físicos presentes na pessoa ansiosa. A dificuldade se concentrar, dormir, incapacidade de lidar com novas dificuldades, nervosismo excessivo, preocupação, tensão e irritabilidade ao extremo são sintomas cognitivos da ansiedade.

Caso você esteja realmente com esses sintomas, vamos dar umas dicas de como se alimentar e meditar para controlar a ansiedade. Mas não deixe de procurar um especialista.

Alimentos para controlar a ansiedade

Frutas cítricas

Há estudos que dizem e comprovam que a vitamina C, encontrada principalmente em frutas cítricas, ajudam a diminuir a secreção de cortisol. Cortisol é o hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta à ansiedade, que "avisa" o restante do corpo desse estresse.

Frutas cítricas

Ao consumir vitamina C, seu sistema nervoso funcionará melhor e aumentará a sensação de bem-estar.

Leite, ovos e derivados

Alimentos lácteos, ovos e seus derivados magros são ótimas fontes de triptofano, um tipo de aminoácido que alivia os sintomas da ansiedade. Esse aminoácido, uma vez no cérebro, aumenta a produção de serotonina, que é o hormônio da felicidade capaz de relaxar e dar sensação de bem-estar.

Leite, ovos e derivados

Carboidratos

Os carboidratos dos cereais, tanto simples como integrais, são um aliado no combate à ansiedade. Eles aumentam o nível de açúcar no sangue, o que aumenta sua energia e causa o bem-estar e disposição. Cuidado em não pecar pelo excesso!

Carboidratos

Meditação para controlar a ansiedade

Controlar a ansiedade fazendo meditação é uma excelente saída. A pessoa que medita regularmente consegue lidar com o estresse com maior facilidade. Ela relaxa com mais frequência, e isso faz com que seja menos nocivas as ocorrências estressantes.

Meditar

Pense em coisas positivas e procure respirar adequadamente. Veja o lado positivo das coisas e tente vivenciar o momento em que está passando. Agir com tranquilidade, além de lhe dar a melhor solução para o estresse, aliviará sua ansiedade.

Quer saber mais sobre como controlar a ansiedade? Então, assista ao vídeo que segue abaixo:

Publicado por Lucimari
Revisado em 20/11/2015

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