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Técnicas para controlar a ansiedade

Controlar a ansiedade muitas vezes é algo complicado, mas algumas técnicas incluindo alimentação e meditação são muito eficientes.

A ansiedade tem várias definições e algumas delas é angústia, aflição, medo, nervosismo. Ela é uma das emoções que mais perturbam algumas pessoas. Diversos acontecimentos, tanto positivo quanto negativo, podem contribuir para seu surgimento, até uma simples experiência no cotidiano.

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Se levarmos em conta o aspecto do lado técnico, devemos entender que a ansiedade, pode tanto nos beneficiar quanto também prejudicar, dependendo da intensidade ela se torna patológica e se não tratada pode ser prejudicial ao funcionamento somático, ou seja, o corporal ou psíquico que é mental.

Ela estimula a pessoa a entrar em ação, porém se tiver em excesso faz com que ocorra o contrário e então aparece o nervosismo e impede as reações. Diversos acontecimentos contribuem para a alteração física, comportamental e cognitiva quando se está ansioso, essas são as chamadas respostas da ansiedade, que impulsiona a fugir, congelar ou a lutar diante dos estímulos criados em situações de ansiedade.

Alimentos para controlar a ansiedade

Existem diversas formas de se controlar a ansiedade e até os alimentos ajudam nessa causa, exemplo disso é a vitamina C produzida nas frutas cítricas, elas diminuem a produção de cortisol, que é hormônio que transmite a ansiedade para todo o seu corpo trazendo o relaxamento e a calma.

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O leite, ovos e os derivados são fontes do aminoácido chamado triptofano, que também está presente na banana, diminui os efeitos da ansiedade e ajuda na produção de serotonina que é o neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar, que regula as mudanças de humor provocando a ansiedade.

A uva além de ser fonte de vitaminas do complexo B, é energética e auxilia no funcionamento do sistema nervoso central.  O espinafre contém ácido fólico que já é um antidepressivo natural, além de combater a ansiedade ele elimina as substâncias oxidantes que prejudicam o organismo. Os carboidratos elevam o nível de açúcar no sangue, dando energia e bem-estar, evitando a ansiedade, controlando seu humor e fazendo com que tenha mais disposição. 

Meditação para controlar a ansiedade

Existem diversos motivos que levam a muitas pessoas a irem atrás da prática da meditação, para aliviar o estresse, relaxar e até controlar a ansiedade. A pessoa que tem o costume de meditar regularmente consegue driblar com mais facilidade as situações que aparecem no cotidiano, evitando os sentimentos que se transformam em ansiedade, ela também percebe a ameaça com exatidão e reage de forma correta em cada situação.

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A meditação ajuda no equilíbrio do corpo colocando todo ele em sintonia e assim melhorando a qualidade de vida, além de ser um remédio totalmente natural.

Existem diversas formas de meditação, para cada nível de ansiedade, a dica é ir atrás de um especialista e colocar em prática os exercícios e se manter livre da ansiedade que muitas vezes te impede de fazer coisas que teria muita vontade, mas que por medo não faz.

A meditação é incrível, é uma forma de treinamento cerebral que envolve técnicas de respiração, concentração e relaxamento, a pessoa limpa sua mente de qualquer informação negativa e procurando um ponto de equilíbrio, ponto esse, que as pessoas ansiosas precisam encontrar para se sentir mais livre e mais feliz.

A ansiedade é, sem dúvida alguma, a emoção mais perturbadora. Muitas vezes, é confundida com nervosismo ou medo, mas na verdade é um sentimento distinto de tudo isso. Esse sentimento ruim chamado ansiedade surge ao enfrentarmos alguma situação nova, diferente de tudo que já passamos.

Pode ser algo bom ou ruim, tanto faz. Basta ser algo novo. A ansiedade é acompanhada de alterações comportamentais e físicas. Em alguns casos atrapalham também nossa capacidade cognitiva.

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Esse transtorno comportamental e físico chamado ansiedade é considerado uma doença (ou problema) emocional, principalmente quando surge intensamente e atrapalha o indivíduo, causando sofrimento físico e emocional, trazendo prejuízos em seu trabalho, família, relacionamentos íntimos e sociais, etc. Você se identifica com tudo isso? Há outros sintomas que, caso estejam presentes em você, recomenda-se procurar um especialista.

Inquietação

Batimento cardíaco acelerado, boca seca, cansaço, inquietação e sustos frequentes, náusea, calores, dores musculares, vertigem, tremores e espasmos musculares são sintomas físicos presentes na pessoa ansiosa. A dificuldade se concentrar, dormir, incapacidade de lidar com novas dificuldades, nervosismo excessivo, preocupação, tensão e irritabilidade ao extremo são sintomas cognitivos da ansiedade.

Caso você esteja realmente com esses sintomas, vamos dar umas dicas de como se alimentar e meditar para controlar a ansiedade. Mas não deixe de procurar um especialista.

Alimentos para controlar a ansiedade

Frutas cítricas

Há estudos que dizem e comprovam que a vitamina C, encontrada principalmente em frutas cítricas, ajudam a diminuir a secreção de cortisol. Cortisol é o hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta à ansiedade, que "avisa" o restante do corpo desse estresse.

Frutas cítricas

Ao consumir vitamina C, seu sistema nervoso funcionará melhor e aumentará a sensação de bem-estar.

Leite, ovos e derivados

Alimentos lácteos, ovos e seus derivados magros são ótimas fontes de triptofano, um tipo de aminoácido que alivia os sintomas da ansiedade. Esse aminoácido, uma vez no cérebro, aumenta a produção de serotonina, que é o hormônio da felicidade capaz de relaxar e dar sensação de bem-estar.

Leite, ovos e derivados

Carboidratos

Os carboidratos dos cereais, tanto simples como integrais, são um aliado no combate à ansiedade. Eles aumentam o nível de açúcar no sangue, o que aumenta sua energia e causa o bem-estar e disposição. Cuidado em não pecar pelo excesso!

Carboidratos

Meditação para controlar a ansiedade

Controlar a ansiedade fazendo meditação é uma excelente saída. A pessoa que medita regularmente consegue lidar com o estresse com maior facilidade. Ela relaxa com mais frequência, e isso faz com que seja menos nocivas as ocorrências estressantes.

Meditar

Pense em coisas positivas e procure respirar adequadamente. Veja o lado positivo das coisas e tente vivenciar o momento em que está passando. Agir com tranquilidade, além de lhe dar a melhor solução para o estresse, aliviará sua ansiedade.

Quer saber mais sobre como controlar a ansiedade? Então, assista ao vídeo que segue abaixo:

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Há um mal moderno que acomete a maioria da população em uma época em que o tempo se torna precioso: a ansiedade. Ela amedronta a todos precisa ser controlada de alguma ou de várias formas para que não atrapalhe o cotidiano e rotina de pessoas que sofrem deste mal.

Alimentos para controlar a ansiedade

Para você que é imediatista e ansioso sabe que além de respirar fundo é preciso conciliar uma alimentação balanceada com frutas, verduras e legumes. Alguns alimentos podem ajudar na questão hormonal, mantendo a calma e o bem estar.
O famoso chocolate produz o hormônio serotonina que, além do prazer aliado ao relaxamento, ajuda a manter a calma sem falar na gostosura que é comer um bom chocolate.
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A banana contém triptofano um aminoácido que estimula a serotonina, outra opção para quem não quer ganhar peso é a ingestão de cápsulas, juntamente com vitamina B6 e magnésio, outros aminoácidos que podem ajudar são a taurina e a glutamina, aumentando a funcionalidade de neurotransmissores que o nosso organismo para controlar fisiologicamente a ansiedade.
Claro, que sempre com a prescrição de um médico especialista. Temos tratamentos alternativos como chás de camomila, melissa e valeriana, estas possuem ações passiflora que ajudam a controlar a ansiedade de forma natural.

Meditação para controlar a ansiedade

Além da meditação tradicional com exercícios de respiração e inspiração, novos exercícios físicos vem ganhando destaque e preferência de quem tem ansiedade.
Uma caminhada de trinta minutos, são movimentos repetitivos que você acaba pensando nos pontos geradores de ansiedade e começa a trabalhar os pontos positivos a serem descobertos, findando assim a possibilidade de pensamentos negativos. Essa alternativa costuma funcionar dependendo a disposição e forma física de cada pessoa.
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Outra técnica milenar de relaxamento é a Yoga, além de trabalhar o corpo em uma prazerosa atividade física, ajuda a manter o equilíbrio da mente e consequentemente a ansiedade, este controle que é obtido através de uma combinação de técnicas respiratórias, corporais e de meditação.
Tem como resultados o aumento da flexibilidade, fortalecimento dos músculos, aumento de vitalidade e maior controle sobre o estresse, outra alternativa de controle da ansiedade são massagens, quanto mais orientais com presença de óleos relaxantes e pedras aromatizantes juntamente com incensos e velas ajudam na meditação.
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A acupuntura tem fins homeopáticos que servem para o relaxamento e consequentemente  a redução de uma mente cansada e irritada. Além de trazer momentos de prazer para uma meditação válida e tranquila.
Para saber mais sobre ansiedade assista ao vídeo do YouTube:


Batimento cardíaco acelerado, respiração ofegante, suor excessivo, tensão muscular e uma sensação de nó no estômago são sintomas comuns em que sofre de ansiedade. Caracterizada por um estado de medo, apreensão e insegurança, a ansiedade aumenta anualmente, devido a diversos fatores causais, entre eles, a correria do dia a dia, falta de tempo e estresse.
Controlada principalmente por medicamentos ansiolíticos, a ansiedade pode ser tratada com algumas técnicas diferentes que visam à saúde e o bem estar do indivíduo, já que a ansiedade não é considerada uma doença grave, desde que diagnóstica e tratada. Conheça algumas técnicas saudáveis e pouco invasivas que ajudam a controlar as crises de ansiedade.

Alimentos para controlar a ansiedade


Manter a calma e controla a ansiedade é uma das coisas mais difíceis para quem realmente sofre desta doença, afinal, a ansiedade é capaz de desencadear alterações nas emoções e nos sentimentos, refletindo em especial na saúde do indivíduo, por isso, investir em uma alimentação capaz de controlar a ansiedade é de extrema importância, visto que assim é possível diminuir os sintomas e controlar os quadros de ansiedade aguda.
Os alimentos recomendados estão aqueles que possuem níveis aumentados de serotonina, um hormônio responsável pelo bem-estar e relaxamento do corpo e que ajudam a diminuir o hormônio cortisol que é liberado em resposta ao estresse e ansiedade. Entre os alimentos principais estão às frutas cítricas como laranja, limão, abacaxi, tangerina e acerola, ovos, leite e derivados que aliviam os sintomas da ansiedade, alimentos ricos em carboidratos simples ou integral, dando energia, bem-estar e disposição, banana que ajuda na produção de serotonina, carnes e peixes, chocolate e espinafre.

Meditação para controlar a ansiedade


Considerada um mal da sociedade moderna, a ansiedade atinge jovens e adultos, principalmente aqueles que sonham com um futuro promissor e querem abraçar o mundo. A meditação, o relaxamento e a respiração profunda são exercícios que ajudam a controlar a ansiedade.
Há diferentes tipos de meditação e o ideal é escolher aquela que mais ajude a controlar a ansiedade. A mais recomendada é aquela onde a pessoa fica focada na respiração, podendo ficar sentada ou deitada de maneira confortável e com a coluna ereta e vá observando e sentindo a respiração e relaxando, feche os olhos para praticar a meditação do tipo zen ou fique de olhos abertos, mas fixados em algum ponto da parede e observe o ar entrando e saindo, deixando pensamentos ruins irem embora.

A forma mais simples e fácil de controlar a ansiedade é com a prática de exercícios físicos, os quais ajudam a aliviar o estresse e eleva a produção de serotonina, aumentando assim a sensação de bem-estar e prazer, além de aumentar a disposição e a saúde de maneira geral.
Entre os exercícios físicos mais recomendados para controlar a ansiedade estão aqueles que fazem o gosto do indivíduo, portanto, opte por aquilo que você realmente gosta de fazer. Mas, entre as dicas de exercícios estão à caminhada, natação, pilates, yoga e os exercícios de alta intensidade. O ideal é praticá-los pelos menos três vezes na semana em sessões que durem de 50 a 60 minutos.
Investir nessas técnicas para controlar a ansiedade é a maneira mais saudável de burlar o problema e melhorar os sintomas e trazer mais qualidade de vida, saúde e bem-estar.
Assista ao vídeo e saiba mais sobre técnicas de como controlar a ansiedade:

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Publicado por Lucimari
Revisado em 20/11/2015

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