Home » Cultura

Sociologia: cultura de massa

A cultura em massa afeta tudo o que consumimos, principalmente pela aceitação do coletivo através da cultura embasada na sociologia.


A cultura pode ser definida como o indivíduo se relaciona com o outro. Claramente, a razão e a experiência nos mostra que esse relacionamento varia de sociedade para sociedade, então, pode-se dizer da cultura dos índios guaranis, dos franceses, da sociedade do século XVII e tantas outras. Logo mais, vamos definir o que é cultura de massa, mas já antecipamos que esse nome está caindo em desuso pelo termo indústria cultural e discutiremos o motivo dessa mudança.

djgogjogj

Vale a pena ressaltar que a forma com que os filósofos e sociólogos definem cultura é um pouco diferente, enquanto os antropólogos falam em culturas, no plural, os filósofos falam em Cultura, no singular, isso acontece pelo fato de que um dos objetos de estudo da Filosofia são questões ligadas à Natureza (enquanto objetos universais regidos por uma lei natural, por exemplo, a Gravitação Universal dos Corpos).

hjmlyjççjmjmnk

Definição de cultura de massa

Nesse contexto, massa representa a grande maioria da população e é independente de gênero, classe social, etnia e entre outros. Assim, a cultura de massa é aquela difundida por veículos de comunicação em massa, tais como a TV.

Após a Segunda Guerra Mundial, Theodor W. Adorno e Max Horkheimer dois filósofos que se isolaram nos Estados Unidos, começaram a utilizar o termo Industria Cultural.

thnkitjhykty

Naquele momento era muito comum a produção em massa na indústria (produtos padronizados e produzidos em alta escala), por isso, juntou-se os termos Indústria Cultural, aquela que produz a cultura padronizada e para a maioria da população, que utiliza muito do senso comum, pois é “universal”.

Importância da cultura de massa

Se a cultura de massa é produzida por uma indústria cultura, é sensato pensar que aquilo que está nos veículos de comunicação é o que “vende”, mas e as outras culturas? Elas acabam ficando em detrimento, pois elas não “vendem”, não geram lucro. Muitas vezes, as pessoas que são menos esclarecidas acabam não questionando as imagens e estereótipos que são vendidos pela mídia, gerando o processo de alienação social.

Mas nem tudo é ruim nesse processo (como as tecnologias que são gerados nas guerras podem ser usadas para bem e para o mal).

jpojpç´kç

A sociedade é fruto de mudança histórica, econômica e política, sendo gerada e geradora da transformação, assim, os veículos de comunicação podem utilizar-se do seu poder de influência, tornando-se assim um instrumento informativo, para destruir certos estereótipos, e é por isso que ultimamente temos visto sendo discutido e falado sobre a questões que causam polêmica, embora, podemos perceber já que determinados assuntos têm ficado em terceiro plano, conclui-se que tem parado de “vender.”

hnjkhlmjlçhkjlhjkk

Além de estereótipos, vestimentas e padrões sociais, a indústria cultural, usa do seu poder de influência social para incutir na mente da sociedade ideias políticas, como vemos ocorrendo hoje.

ljolkghltkyhlkl

Independente de preferência política, vemos que um certo partido tem sido apresentado muito mais do que outro, o que acaba chamando atenção das pessoas para isso, como resultado, pudemos observar as manifestações que ocorreram nesse mês (Março de 2016), não há como não dizer que os veículos de comunicação não influenciaram nos fatos. Saiba mais sobre Sociologia e Indústria Cultural no vídeo a seguir:

Publicado por Bianca
Revisado em 23/03/2016

Compartilhar

Veja Mais

Vídeos relacionados




Conteúdo relacionado

Cultura. Cultura para a sociologia - Brasil Escola

Clique aqui e aprenda o que é cultura para a sociologia e qual sua função para a sociedade. ... Cultura de massa é produto da indústria cultural, ...

Cultura de massa - Sociedade - InfoEscola

Artigo sobre a Cultura de Massa, qual é a origem desse termo, o que forma a cultura das massas, exemplos, etc.

Cultura de Massa - Toda Matéria

Saiba o que é a cultura de massa e entenda sua relação com a Indústria Cultural, o capitalismo e as mídias. Leia também sobre a cultura popular e erudita.

Sociedade de massas - Sociologia - InfoEscola

Adorno e Horkheimer ao falar do conceito de indústria cultural apontavam para a dinâmica que a cultura de massa construía: o de manter, organizar e dominar a ...

Cultura de Massa: Trabalho de alunos - cafecomsociologia.com

A cultura de massa compromete-se com o ritmo e a história em movimento; os tipos mais comuns de meios de comunicação em massa, hoje, são: televisão, rádio.

Exercícios de Sociologia: Sociedade e Cultura

d) capacidade de pensamento crítico e autônomo promovida pelo advento dos meios de comunicação de massa.

Sociologia de Plantão: Exercícios - Cultura, Ideologia e ...

Sociologia e Sociedade: leituras de introdução à sociologia. ... A cultura de massa tem o papel de difundir por meio do mercado as culturas regionais, ...

Indústria Cultural e Cultura de Massa - Sociologia

Site da Disciplina de Sociologia do Portal Dia-a-dia Educação, do Estado do Paraná

Cultura. Qual é o conceito de cultura? - Mundo Educação

Ao tratar do conceito de cultura, a sociologia se ocupa em entender os aspectos aprendidos que o ser humano, em contato social, adquire ao longo de sua convivência.

A Cultura sob o ponto de vista da Sociologia | Sociologia

O assunto desta semana vai ser a cultura. Na sociologia, ... Podemos falar de cultura geral, da cultura de uma empresa, da cultura de massa, etc. Em sociologia, ...

Sociologia é o limite!!!: Cultura de massa - Sociologia ...

Por Silvano Tenorio Felix. Definir cultura é uma tarefa por demais difícil, já que vivemos um período histórico onde a praticidade toma o lugar dos conceitos.

Portal do Professor - Cultura e Sociedade de Massa

Portal do Professor - Cultura e Sociedade de Massa - Definir multidão e massa como fenômenos típicos das sociedades contemporâneas Promover a reflexão sobre a ...

Cultura de Massa - Blog Café com Sociologia

Segue dois vídeos que buscam apresentar o problematizar o conceito de cultura de massa. Cristina Pontes Bonfiglioli é doutora em Ciências da Comunicação pela ...

Cultura de massa – Wikipédia, a enciclopédia livre

Cultura de massa (também chamada de cultura popular ou cultura pop) é o total de ideologias, perspectivas, atitudes, [1] imagens e outros fenômenos que são ...

Oficina de Filosofia e Sociologia: QUESTÕES SOBRE CULTURA

Este blog tem como finalidade auxiliar e melhorar as atividades desenvolvidas nas aulas de Filosofia e Sociologia na STE. ... Cultura de massa b) Cultura ...

SOCIOLOGIA - portal.mec.gov.br

443 Conceitos: sociedade industrial; mito do progresso; consumo; cultura de massa; meios de comunicação de massa; indústria cultural. Competências: compreender e ...

SOCIOLOGIA HOJE: APOSTILA DE SOCIOLOGIA PARA O 2º ANO ...

Os “integrados” estariam errados por esquecerem que normalmente a cultura de massa é produzida por grupos de poder econômico com ... Iniciação à sociologia.

Cultura de Massa (I) - Sociologia 2º ano

Palavras-chave: Indústria cultural, cultura de massa, sociedade de consumo e teoria da comunicação.

Significado de Cultura de massa - O que é, Conceito e ...

O que é Cultura de massa. Conceito e Significado de Cultura de massa: Cultura de massa é o produto da chamada Indústria Cultural, consistindo em todos os...

Questões do ENEM - Cultura de massa e indústria cultural

Questões do ENEM - Estude tudo sobre Cultura de massa e indústria cultural