Home » Sintomas

Sintomas dos tipos de Reumatismo

Conheça algumas características do Reumatismo, bem como suas causas, sintomas e tipos que afetam os nervos, os ossos e o sangue.

O Reumatismo se refere a muito mais doenças que imaginamos, e o termo é bem genérico na área médica. Enquanto conhecemos o Reumatismo como um problema que atinge ossos e articulações, há mais de duzentas doenças catalogadas com o nome. As mais conhecidas por nós são as artrite reumatoide e a artrose, por acometer mais pessoas e por serem mais comuns nos hospitais e no seio das famílias brasileiras. Esses Reumatismos são problemas de dores nos músculos, ossos, tendões e articulações que não são provenientes de entorses ou de lesões como batidas.

Mulher mexendo as mãos

Os sintomas desse tipo de Reumatismo são originados por uma inflamação sem causa aparente, mas há também Reumatismos que acometem órgãos internos e o sangue, sendo um bom exemplo diversificado de Reumatismo o Lúpus.  Muitas vezes quando ouvimos falar em Reumatismo o que nos vem à cabeça é uma doença que chega com a idade e que atinge apenas pessoas idosas, que ficam com os ossos e músculos mais frágeis e que perdem a mobilidade que um dia tiveram, mas o fato é que essa doença não é tão incomum em jovens quanto se pensa, e há hoje muitas pessoas antes dos 40 anos desenvolvendo o Reumatismo.

Ele pode ocorrer também em crianças e adolescentes, mas lembre-se que estamos falando de um grupo de doenças e não de apenas uma. Curiosamente, as mulheres têm maiores chances de desenvolver o Reumatismo, sendo que incidência da doença em mulheres o é muito maior em qualquer idade que seja analisado. De todas as doenças que envolvem os sintomas do Reumatismo, apenas a gota e a espondiloartrite é mais comum nos homens. As mulheres, portanto devem se cuidar melhor e sempre procurar um médico quando qualquer sintoma surgir.

Sintomas do Reumatismo no sangue

Pessoa com mãos no joelho

O principal sintoma do Reumatismo no sangue, e que pode ser o determinante do diagnóstico, é uma série de inflamações em diferentes articulações do corpo sem que haja causa aparente. A inflamação aparece, some de repente e depois reaparece em outra articulação, caracterizando certamente esse tipo de problema. Se o indivíduo estiver em um estagio mais avançado desse Reumatismo, pode haver cansaço recorrente e taquicardia.

Ainda pode haver em alguns casos o comprometimento de células cerebrais, o que levará o paciente a quadros de problemas psicológicos e comportamentais, como irritabilidade excessiva, podendo também prejudicar as principais funções motoras do paciente.

Sintomas do Reumatismo nos ossos

Os principais sintomas do Reumatismo nos ossos são as dores e incômodos que esse problema causa, principalmente nas articulações e nos músculos. O indivíduo pode vir a ter deformação em alguma parte do corpo, inchaços nas articulações e dores na coluna. Como essas dores são relativamente comuns na maioria das pessoas, elas acabam não percebendo que há realmente um problema a ser tratado, e não procuram o médico.

Apenas quando as dores começam a atingir diferentes partes do corpo ao mesmo tempo, é que essas pessoas resolvem procurar um médico, e são encaminhadas ao reumatologista, para que o problema possa ser tratado de forma conveniente.

Sintomas de Reumatismo nos nervos

Médico consultando mãos de paciente

O Reumatismo também pode apresentar problemas nos nervos, principalmente no nervo ciático, este responsável pela mobilidade dos membros inferiores do corpo humano, controlando as articulações entre, quadril, pernas e joelhos. O Reumatismo também pode apresentar uma espécie de neurite nos nervos, ocasionada principalmente pela inflamação degenerativa nos nervos que pode gerar paralisia. Sendo os principais sintomas da doença as inflamações e perda de mobilidade.

Devido a fragilidade desta doença, é imprescindível que ao perceber os primeiros sintomas da doença, procure um médico reumatologista especialista para tratá-la.

Saiba mais sobre o Reumatismo, seus sintomas e tratamentos com o vídeo a seguir.

Tags: ,
Publicado por Guilherme
Revisado em 09/10/2013

Compartilhar