Home » Sintomas

Sintomas da crise de ansiedade

A ansiedade pode causar várias crises, como a síndrome do pânico. Entenda melhor os sintomas e como o problema deve ser tratado.

Ansiedade

A ansiedade é um mal que atinge milhares de pessoas, a evolução das coisas e as exigências do ser humano têm causado transtornos psicológicos e provocando crises de ansiedade nas pessoas, comprometendo seu rendimento e compromissos do dia a dia.

Neste texto você vai saber algumas informações a respeito deste mal que está ficando cada vez mais comum, conheça os principais sintomas, quais os tipos de ansiedade e as causas e tratamentos.

Principais sintomas da crise de ansiedade

Mulher com a mão esticad

Ultimamente você anda com dificuldade para relaxar? Tem sensações ruins? Taquicardia? Falta de controle sobre alguns pensamentos que são sempre ruins?

Então tome muito cuidado, você pode estar com crise de ansiedade. Mesmo que você seja uma pessoa muito calma, faz tudo em dia e dá conta de seus afazeres, ela pode atacar, estes são alguns dos sintomas e ainda há mais estes: medo incontrolável de ser humilhado em público, sentir pavor depois de uma situação tensa, sensação de que algo ruim vai acontecer, preocupação com tudo, trabalho, família, dinheiro, irritabilidade e outros sintomas.

A ansiedade pode afetar o indivíduo fisicamente, os sintomas podem se manifestar como aumento da pressão arterial, aperto no peito e outras sensações ruins.

Quais os tipos de crise de ansiedade

Ansiedade - TOC

Conhece alguém que tem ou já teve a famosa síndrome do pânico? Este é um tipo de crise de ansiedade no qual o medo se destaca o tempo todo, alguns sintomas são a falta de ar, tontura, desmaio, tremor, sufocação, calafrios, medo de enlouquecer, náusea, dor de estômago, medo de ficar sozinho, medo do escuro, sensação de estar sendo perseguido, dor no peito, medo de morrer, enfim, entre outros sintomas.

O tratamento é feito à base de medicamentos receitados pelo médico, manter a calma e buscar lugares seguros sempre ajuda a controlar a situação. Outro tipo é o transtorno de ansiedade generalizada, é a preocupação excessiva com motivos que não fazem sentido ou que não tem como explicar, os sintomas são parecidos, há tensão muscular, dificuldades no sono, cansaço com facilidade, esquecimento frequente, entre outros.

A ansiedade generalizada costuma ser crônica, para toda a vida, por isso é muito importante fazer tratamento constante para controle da ansiedade. Outros tipos são o TOC, transtorno obsessivo compulsivo, fobia social e estresse pós-traumático.

Causas e tratamentos para crise de ansiedade

Mulher meditando

As causas da crise de ansiedade estão relacionadas aos acontecimentos passados da vida, também ao funcionamento do corpo.

Também o estresse constante causa tensões que levam à ansiedade, algumas dificuldades e medos não superados podem também de transformar em crises de ansiedade. O tratamento é feito como análises e acompanhamento de um psiquiatra que receitará medicamentos para controlar os sintomas.

Para evitar ataques de ansiedade evite tomar café e outras bebidas estimulantes, durma de forma adequada, pratique exercícios físicos, eles ajudam a eliminar as tensões, organize seu tempo, não faça tudo de uma vez e apressadamente, tire um tempo para você e sua família ou amigos, um tempo de lazer é fundamental, use técnicas de relaxamento, meditação, yoga e outras formas de aliviar o cansaço e estresse.

Nesse vídeo do Youtube você confere o autor e psicanalista Augusto Cury falando sobre a ansiedade:

Sintomas da crise de ansiedade
Devido ao bombardeio de informações e ao alto grau de cobrança pessoal no trabalho, no ambiente familiar e na sociedade em geral, a ansiedade, o estresse e até mesmo a depressão vem se tornando um problema cada vez mais comum entre a sociedade atual. Com uma epidemia cada vez mais crescente, a ansiedade vem atingindo uma parcela significativa da população, devido a uma predisposição psicológica e ao ritmo frenético da vida, causando então a perda da qualidade de vida.
Considerada uma resposta fisiológica do próprio organismo a um evento que está prestes a ocorrer, a ansiedade é uma reação mediada pela adrenalina, hormônio que antecede o estresse. A ansiedade aparece em eventos que fogem da nossa rotina, como, por exemplo, uma festa, uma prova, uma entrevista de emprego e até mesmo uma viagem, até então considerada normal e benéfica para o organismo.
Mas, quando a mesma se torna excessiva e aparece até mesmo na ausência de eventos, a ansiedade se torna patológica, causando então muita preocupação e um estresse intenso e a pessoa acaba ficando tensa e sofrendo por antecipação, causando então uma crise de ansiedade. Para evitar as crises, é preciso conhecer os principais tipos e sintomas e qual a melhor forma de tratamento, confira:

Principais sintomas da crise de ansiedade

Rosto de Ansiedade
Caracterizada por sensações de insegurança, preocupação e medo, a pessoa ansiosa apresenta alguns sintomas comuns, entre eles, a fala rápida demais, o suor frio excessivo, batimento cardíaco acelerado, dores de cabeça frequentes, irritabilidade excessiva, tremores nos membros inferiores e superiores, ondas de calor, boca seca, náuseas, insônia, tensão muscular, dilatação das pupilas e impulsividade.
Além disso, a pessoa ansiosa vive com medo, insegurança, angústia e preocupação excessiva com tudo e com todos, pois sempre tem a sensação de alguma coisa errada está para acontecer ou que tudo dará errado.

Quais os tipos de crise de ansiedade

Fobia social
A ansiedade patológica se instala a partir do momento que a ansiedade começa a se tornar constante e aparece em momentos ou eventos considerados rotineiros e a pessoa começa a sofrer por antecipação, a viver preocupado e a perder o foco. Nesta fase a pessoa apresenta somente a ansiedade.
Mas, a partir do momento que a pessoa começa a apresentar os sintomas comuns da ansiedade de maneira frequente e intensa e com uma manifestação mais dramática, apresenta-se então a crise de pânico, onde a pessoa começa a sentir medo de fazer coisas simples realizadas no dia a dia, como andar de carro, sair de casa, comer, trabalhar, passear com os amigos ou ir à academia.

Causas e tratamentos para crise de ansiedade

Homem fazendo terapia
As causas da crise de ansiedade ou da crise de pânico estão relacionadas com o funcionamento do organismo e com as experiências da vida, pois a maioria das pessoas ansiosas se apresenta assim a maior parte do tempo e não possuem razão principal para isso, sentem-se com medo e inseguros do que está por vir.
Por isso, o tratamento é de extrema importância para devolver o paciente ao convívio social e a prática das atividades diárias. O tratamento depende da gravidade e da frequência das crises de ansiedade, por isso, o mais aconselhado é buscar ajuda profissional de psicólogos e psiquiatras, os quais lhe indicaram terapias como sessões de autoajuda, ou então, o uso de medicamentos para controle da ansiedade.
Segundo os especialistas, o ideal é evitar o aparecimento das crises de ansiedade e procurar ajuda médica o quanto antes, bem como alterar o estilo de vida e optar por situações menos estressantes e exaustivas.
Quer saber mais sobre os sintomas da crise de ansiedade? Então, assista ao vídeo que segue abaixo.

Tags: , ,
Publicado por Juliane
Revisado em 12/02/2014

Compartilhar