Home » Cultura

Significado de cultura

O significado de cultura vai muito além do que normalmente imaginamos, ela pode ser popular, erudita, organizacional e também corporal.

culturaO terreno da cultura é um dos mais amplos dentro das atividades humanas. Basicamente, a cultura é um organismo mutável, em constante desenvolvimento e que, por existir em uma sociedade estratificada, também é subdividida em círculos menores que compõem os quadros vivos da cultura, ou seja, os meios onde ela é exercida de modo real.

Assim, existe uma cultura para uma classe econômica, para um bairro em questão, para um país, para uma religião, para cada etnia que compõem a cultura maior de um país.

Conheça alguns tipos de cultura bastante comuns em nosso mundo.

Significado de cultura popular

A expressão “cultura popular” é usada com bastante frequência nos meios de comunicação, principalmente na TV aberta, e você já a ouviu na escola com certeza. A ideia de cultura é universal, e trata do conjunto de hábitos, tradições, normas morais, produção artística, ritos de fé, e doxologias em geral.

cultura popular

Assim, o conceito de “cultura popular” é aquele aplicado para toda produção cultural realizada pelo povo, ou seja, aquela que nasce no dia a dia da maior parte das pessoas, como as lendas que nosso avós contavam, o grafite, e outros.

Significado de cultura erudita

Se, por sua vez, a cultura popular trata da cultura praticada por todas as pessoas, consciente ou inconscientemente, a chamada cultura erudita é, por definição, elitista, sendo praticada por pessoas que possuem um acesso à educação, informação e mesmo condições sociais propícias para realizar esse tipo de cultura.

cultura erudita

É a cultura das universidades, das academias, dos museus, dos teatros. Pode-se associar essa cultura com artistas como Mozart, Michelangelo, Dante, Shakespeare, Picasso, balé, ópera, etc. É a arte consciente de si, ou seja, que sabe que é cultura, e realizada com o intuito de assim o ser, sendo necessário para isso certo grau de instrução.

Significado de cultura organizacional

A cultura organizacional se tornou mais comum nos últimos anos, embora sempre tenha existido. Foi o avanço empresarial que a deflagrou por absoluto. Assim, cultura organizacional é o conjunto de regras, paradigmas, os símbolos, as ideias, enfim, é a formação da identidade específica de uma organização, que pode ser uma empresa, ou mesmo uma religião, e que é aplicada e executada exclusivamente por um grupo restrito de pessoas, ou seja, as pessoas ligadas à essa instituição.

cultura organizacional

Em certo sentido, essa cultura pode se confundir com a macrocultura, ou a cultura de um país, como ocorre, por exemplo, aqui no Brasil, onde grande maioria da população é católica, e por isso parte de seus símbolos, dogmas e afins, migraram para o quadro geral de nossa cultura.

Significado de cultura corporal

Finalmente, engana-se quem idealiza a cultura como uma realização abstrata. A cultura também é algo palpável e tangível, mesmo quando os valores que lhe norteiam não sejam.

cultura corporal

É o caso da cultura corporal, voltada para a prática de hábitos, exercícios e cuidados para o corpo, movido por conceitos como beleza, saúde, e estereótipos. É a cultura dos fisiculturistas, dos amantes da tatuagens, dançarinos e de todos que tenham o corpo como principal objeto de realização.

Para saber mais sobre a cultura, assista ao vídeo no Canal do Portal ZUN no YouTube: Principais ritmos brasileiros e suas origens.

 

Tags: ,
Publicado por Andre
Revisado em 04/02/2014

Compartilhar