Home » Emprego

Seguro Desemprego quem tem direito

Você sabe quem tem direito ao Seguro Desemprego? Veja esta matéria especial falando detalhes desse benefício concedido pelo Governo!

O Seguro desemprego e uma garantia dada ao trabalhador que perdeu o emprego sem justa causa. Esse programa foi criado em 1990 com o real objetivo de garantir assistência em dinheiro ao desempregado.

É importante ressaltar que esse benefício pago pelo governo é totalmente temporário, e serve somente para que o indivíduo possa se sustentar até que consiga um novo emprego. Confira nossa matéria que irá mostrar todas as informações sobre quem pode ou não receber esse benefício.

Quem tem direito ao Seguro Desemprego?

seguro desemprego

Todos os trabalhadores dispensados sem justa causa são munidos do seguro desemprego, assim também como os pescadores em que o período de pesca fica proibido. Para conseguir ganhar esse dinheiro é necessário pedir a emissão de um formulário dado pelo patrão no ato da dispensa.

Além disso, a pessoa que foi dispensada sem justa causa deverá comparecer munida dos seguintes documentos:

  • Comunicado de dispensa ( cor marrom)
  • Requerimento do Seguro
  • Termo de rescisão de contrato
  • Carteira de trabalho
  • CPF original
  • Comprovante do PIS
  • Documentos de identidade: Carteira de nascimento ou Certidão de Casamento ou Carteira de Identidade ou Carteira de habilitação ou mesmo o Certificado de Reservista.
  • Comprovante de recibo de pagamento, podendo ser os últimos dois contra – cheques formais.

Tempo para o requerimento do Seguro desemprego

direito ao seguro

Quem for dispensado não pode se esquecer de pedir o formulário para o “Requerimento do Seguro-Desemprego”, esse formulário deverá ser levado juntamente com os documentos listados acima no local especializado.

O prazo para a emissão do formulário é de 120 dias, se esse prazo passar infelizmente o trabalhador não terá direito mais a esse seguro.

Você poderá levar esse formulário em qualquer Delegacia Geral do Trabalho ou então até mesmo no Sistema Nacional de Emprego, ambos oferecem e dão suporte ao seguro desemprego.

Valor do Seguro Desemprego

O valor desse benefício é o mesmo da faixa salarial, valor esse que serão pago em cinco parcelas no máximo. E pode ser retirado no dia correto de cada mês em qualquer agencia da Caixa Econômica Federal.

Entrou em vigor em janeiro de 2013 um novo cálculo dos valores do Seguro Desemprego, através do calcule.net você pode se informar sobre essa nova taxa.

Novas regras para o Seguro Desemprego

Publicado por Lucas
Revisado em 30/01/2013

Compartilhar

Receba novidades

Comentar