Home » Beleza

Saúde das unhas

Vários fatores podem ser os responsáveis pelo enfraquecimento das unhas. Confira dicas de com manter as unhas sempre saudáveis.

Saúde das unhasPrincipalmente para o público feminino, as unhas são uma parte (muito) importante do corpo. Afinal, é nela que as mulheres demonstram toda sua elegância e personalidade. Claro que isso não é demonstrado apenas nas unhas, mas possuem um papel muito importante na vaidade feminina. Mas manter as unhas compridas e saudáveis não é algo muito fácil, e por vezes torna-se o terror das mulheres.

Muitas vezes nos deparamos com o público feminino revoltado com a quebra da unha que estava chegando ao tamanho desejado. Mas isso tem resolução? Tem sim, e nós vamos lhe provar por A + B e ensinar como manter suas unhas fortes e saudáveis.

Unhas fracas

Unhas fracas são o terror das mulheres. Isso porque as unhas fracas, além de apresentarem um aspecto nada agradável, tornam-se quebradiças. E isso não é só esteticamente desagradável, mas também ruim para a saúde. Ao quebra-se, muitas vezes as unhas também causam ferimentos nos dedos, e isso, além de ter uma aparência feia, também é muito dolorido.

Unhas fracas

Além do mais, quando quebrada a unha passa a "arranhar", o que enrosca em tecidos e pode agravar ainda mais o ferimento. Tirando que qualquer carícia em outra pessoa pode passar a causar arranhões nada agradáveis. Portanto, se você está com problemas de unhas fracas, continue lendo esse artigo e descubra como fortalecê-las e deixar de causar para si e para outrem esses transtornos.

Como fortalecer as unhas

A alimentação é uma das melhores formas de fortalecimento das unhas. Alimentos ricos em cálcio serão seus aliados nessa tarefa árdua. E muito além disso, manter a alimentação saudável e correta faz bem para o organismo como um todo!

Passando base fortalecedora

Mas se mesmo assim suas unhas continuam fracas e quebradiças, há soluções sintéticas que podem ser facilmente encontradas nas farmácias e lojas de cosméticos que podem resolver isso de uma vez por todas. A mais famosa dessas substâncias sintéticas é a "casco de cavalo", que tem aparência de um esmalte incolor, mas com função totalmente diferente. Essa substância promete fortalecer suas unhas logo no primeiro uso.

Dicas para fazer a unha

A primeira e melhor dica para essa tarefa é a seguinte: Procure uma manicure de sua confiança! Mas, caso você não queira ou não possa procurar uma manicure, tome bastante cuidado com as cutículas, e sempre deixe as unhas no mínimo 24 horas sem esmalte antes de fazê-las, pois isso fará com que suas unhas "respirem ar fresco".

Lixando as unhas

Caso nenhuma dessas dicas resolvam o seu problema com unhas quebradiças, é importante procurar a orientação de um médico!

pés e mãos e flor

A saúde do corpo e da mente tem sido um assunto cada vez mais difundido no século XXI. Isso porque todos os dias a ciência descobre novas maneiras de proporcionar uma vida mais longa e saudável às pessoas.

Uma coisa que todo médico concorda é que a alimentação é um fator de extrema importância. Refeições planejadas com os alimentos corretos podem garantir a saúde da sua pele, do seu cabelo e até mesmo da sua unha.

Abaixo, separamos algumas dicas para você deixar sua unha sempre bonita e saudável. Veja.

Unhas fracas

Unhas que descamam, quebram e até mesmo que enroscam na roupa com facilidade são algumas das reclamações mais frequentes nos salões de beleza de todo país. Mas por que isso acontece?

A síndrome das unhas frágeis pode ser ocasionado por fatores diversos como micose; psoríase; manipulação excessiva das unhas; roer as unhas com muita frequência, entre outros. Em geral a maioria das pessoas desenvolvem essa condição devido a hábitos que por ventura causem traumas na unha como, por exemplo, o manuseamento de materiais químicos.

 unhas-fracas

Como fortalecer as unhas

Agora que você já tem ideia do real motivo pelo qual suas unhas estão fragilizadas, acompanhe as dicas a seguir para fortificá-las de forma saudável:

1) Manter a limpeza das unhas é extremamente importante. Por isso, faça elas 1 vez por semana;

2) Opte por produtos que não levam formol na fórmula para fortalecer a unha, pois podem desencadear uma alergias;

3) Deixe a unha respirar por um ou dois dias sem esmalte. Não seguir essa instrução deixa a unha fica fraca, branca e pode causar escamações;

4) Tirar toda a cutícula e com muita frequência deixa sua unha desprotegida contra micoses;

5) Produtos de limpeza estimulam o aparecimento de micose. Ao realizar tarefas domésticas, use luvas;

6) Consuma alimentos com vitamina C, pois eles ajudam a fortalecer as unhas;

 unhas_fortes

Dicas para fazer a unha

Agora, veja dicas para fazer sua unha fragilizada:

1) Se a unha quebrar o ideal é cortá-la;

2) A base protege a unha da pigmentação do esmalte. Aplique antes de pintar a unha;

3) Depois de pintar a unha, aplique produtos que fixem o esmalte por mais tempo;

4) Você também pode usar hidratantes específicos para cutícula, evitando o ressecamento.

unhas_home_1

É possível identificar o tipo de alimentação de uma pessoa pelo estado em que suas unhas se encontram. Algumas doenças também são identificáveis por elas. Algumas delas são: Diabetes; Distúrbios de tireoide; Problemas cardiovasculares; Ansiedade e stress; Problemas pulmonares; Artrite reumatoide; Deficiências nutricionais; Entre outras.

Saúde das unhas

Não basta usar aquele esmalte da moda para deixar as mãos mais bonitas, é essencial também cuidar da saúde das unhas, já que a fragilidade e a descamação são problemas mais que normal na vida das pessoas, principalmente das mulheres, que são as que mais sofrem. É fato que existe uma escassez de informações sobre o assunto, o que acaba dificultando ainda mais a identificação do problema. Confira os tópicos abaixo e saiba mais sobre a saúde das unhas.

Unhas Fracas

É muito comum que a fragilidade da unha ocorra por causa da falta de nutrientes no organismo, ou seja, a pessoa acaba não ingerindo as vitaminas necessárias para o fortalecimento das unhas. Mas, além desse problema, existe uma condição conhecida como síndrome de unhas frágeis, porém a pessoa só é diagnosticada com essa síndrome quando todas as outras opções forem excluídas. Dentre os problemas que podem afetar as unhas, podemos destacar:

Unhas frágeis

Doenças dermatológicas - como psoríase, líquen plano e micose;
Pessoas que roem as unhas;
Pessoas que manipulam as unhas excessivamente;

Então só é considerado como síndrome de unhas frágeis quando se consegue desviar dos problemas citados acima. A síndrome de unhas frágeis podem ter as mais variadas causas e, os mais propensos ao seu desenvolvimento são os violinistas, tecladistas, datilógrafos entre outros.

Isso porque, o movimento constante acaba causando traumas nas unhas e, a queratina (proteína responsável pelo desenvolvimento da unha) não consegue “curar” a unha ao mesmo tempo em que o trauma acontece.

Como fortalecer as unhas?

Para evitar que a unha quebre, para que o esmalte dure mais e até mesmo prevenir algumas doenças que possam aparecer, não basta só apostar nos esmaltes da moda e assim ter as unhas lindas, mais é preciso alguns cuidados como:

Dicas para fortalecer as unhas

Fazer as unhas semanalmente para mantê-las limpas;

Evite retirar toda a cutícula, já que a proteção da raiz das unhas;

Usar produtos que possam fortalecer as unhas. Opte pelos produtos que não possuem formol na sua composição;

Para a unha não escamar e nem ficar fraca, entre um esmalte e outro é importante que a unha fique uns dois dias sem, para que a mesma possa respirar;

Prefira removedores de esmalte ao invés das acetonas;

Para uma maior proteção da unha, use base antes de aplicar o esmalte, pois a base protege a unha das pigmentações do esmalte;

Usar hidratantes para as cutículas diariamente, o que ajuda muito na proteção da raiz das unhas;

Produtos de limpeza podem estimular o aparecimento de alergias e micoses, então sempre use luvas para tarefas domesticas;

Invista em uma alimentação rica em vitaminas, já que são de extrema importância para a saúde e fortalecimento das unhas.

Como fazer as unhas?

Fazer as unhas não é uma das tarefas mais difíceis, mas é necessário treino e principalmente tempo, para que elas possam ficar bonitas e saudáveis. Para fazer as unhas é necessário:
Corte as suas unhas no formato em que você desejar, seja ela quadrada ou arredondada e depois acerte com a lixa.

Lixando as unhas

Retire as cutículas, mais lembre não tire tudo para poder manter a saúde das unhas.

É hora de passar a base antes de passar o esmalte.

Passe o esmalte que desejar.

Passe o top coat ou uma cobertura extra brilho, para o seu esmalte durar mais.

Limpe bem os cantos com o palito.

Aplique um spray ou óleo secante.

É importante fazer a unha semanalmente, tire o esmalte com removedor ao invés de acetona, e deixe a sua unha respirar por dois dias, antes de fazer a unha novamente.

As unhas não são apenas mais um item de beleza, mas você sabia que elas também servem para proteger nossos dedos?! Exatamente! Elas têm a função de proteger o tecido, além também de serem capazes de indicar quando algo está errado com o nosso corpo!

Unhas

Cuidar das unhas é muito importante, pois quando elas estão fracas, é sinal que há algo de errado em nosso corpo, como a falta de nutrientes, por exemplo. E claro, também precisamos cuidar para que elas fiquem sempre bonitas!

Quer ver algumas dicas de como cuidar das unhas?!

Unhas fracas

As unhas ficam fracas principalmente quando há uma queda nutricional no nosso corpo. Ou seja, quando falta algum nutriente, as unhas enfraquecem, além também de causar queda e quebra de cabelo e ressecar a pele.

Unhas - fortalecedor

Quando os níveis de ferro, biotina e proteína estão muito baixos, as unhas sentem e começam a enfraquecer, quebrando com muito mais facilidade. E qual a melhor forma de resolver isso? Com a alimentação, é claro.

Incluir alimentos saudáveis em seu cardápio é primeira maneira que encontramos de cuidar das nossas unhas. Bases com vitaminas também são boas para ajudar a cuidar das unhas.

Como fortalecer as unhas

A primeira dica para fortalecer as unhas você já aprendeu: alimentação. Inclua alimentos que possuam ferro e proteína, assim você já começa a notar resultados.

Porém, outras dicas também ajudam durante o processo, como por exemplo, a limpeza das unhas. Durante o dia a dia, as unhas acabam acumulando sujeira embaixo delas, que precisam ser retiradas.

Lixando as unhas

As unhas também podem enfraquecer quando utiliza esmaltes em excesso. O bacana é  deixar as unhas um pouco sem ele.

Você também vai encontrar produtos que ajudam a fortalecer as unhas. Prefira por produtos que não contenham formol, normalmente eles são compostos por vitaminas e outros nutrientes que ajudam a manter as unhas nutridas e saudáveis.

Dicas para fazer a unha

Fazer a unha não é somente lixar e pintar! Você precisa começar cuidando da saúde delas com as dicas que você já aprendeu aqui!

Afastando cutícula

Mas para ajudar a deixá-las super bonitas, é claro que daremos mais dicas!

Ao fazer as unhas, certifique-se que o material utilizado está devidamente limpo e esterilizado! Depois disso, corte no tamanho desejado e lixe com cuidado. As cutículas são responsáveis por cuidar e proteger as unhas, elas também ajudam a fortalecê-la! Por isso você nunca deve retirá-la, se te incomodar muito, afaste-as ou não tire tudo. Outra forma é sempre hidratar as cutículas para que elas não ressequem e acabem ficando com uma aparência de desleixo – e às vezes até machucam.

Unhas feitas

Antes de pintar, passe uma base com vitaminas. A base é fundamental para cuidar e proteger as unhas dos esmaltes e suas composições. Além disso, você nunca deve usar acetona quando for retirar – o esmalte ou os borrões. O ideal é utilizar removedores de esmalte, muitos até hidratam suas unhas!

E uma última dica: é comum arrumar as unhas quebradas com cola, mas não faça isso! Ao colar uma unha, se ela enroscar em alguma coisa como roupa ou até no cabelo, pode até machucar. O correto é cortar a unha quebrada e arrumar as outras para ficar igual.

Você sabia que as unhas também pode mostrar que você tem algum problema de saúde? Conhece os problemas mais comuns que podemos ver através das unhas:

Publicado por Paulo
Revisado em 11/08/2015

Compartilhar

Vídeos relacionados

Conteúdo relacionado

O Magnésio e a Saúde das suas Unhas - solucaoperfeita.com

A aparência das suas unhas muitas vezes pode apontar para problemas específicos com a sua saúde. Baixos níveis de magnésio podem levar a uma mudanças nas suas ...

Como avaliar a saúde através das unhas - Tua Saúde

É possível avaliar o estado de saúde geral através da observação das características das unhas, pois a maior parte dos problemas de saúde graves são capazes ...

Conhecer a nossa saúde através das unhas - Melhor Com Saúde

Nossas unhas são indicadores do nosso estado de saúde em geral, uma vez que mostram se temos alguma doença ou deficiência nutricional...

Aspecto das unhas pode indicar como anda a saúde do corpo

Juliana Crem Toda mulher adora desfilar por aí com unhas bem feitas, coloridas e lixadas. As unhas exercem funçã

Unhas, o que elas dizem sobre a sua saúde? - Rica Saude

Pode parecer brincadeira, mas a verdade é que as suas unhas podem dizer muito acerca da sua saúde. Saiba o quê no nosso artigo de hoje...

Anormalidades das unhas: tratamentos e causas | Minha Vida

Saiba mais sobre Anormalidades das unhas no Minha Vida. Só o maior portal de saúde e bem-estar do Brasil tem o melhor conteúdo sobre Anormalidades das

Está com unhas fracas ou quebradiças? Saiba o que fazer

Ao notar suas unhas fracas, ... Bem isso foi por minha conta e risco e como não tenho outros problemas de saúde não tive efeitos indesejados. Marina . Responder.

As melhores dicas para manter suas unhas saudáveis

A saúde das unhas é um indicador do estado geral de saúde, pois determinadas anomalias das unhas podem indicar problemas de saúde. Por isso, é importante estar ...

Unhas - Sua Saúde - Drogaria Minas-Brasil

Somente o médico está apto a diagnosticar qualquer problema de saúde e prescrever o tratamento adequado. A persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

8 coisas que as nossas unhas podem dizer sobre a nossa ...

Pode não parecer, mas as nossas unhas têm muitas funções importantes a desempenhar: ... unhas saudáveis significam saúde para você.

Unhas - Unhas e saúde | Criasaude

As unhas podem ser utilizadas como complemento de um diagnóstico para o médico ou para a pessoa preocupada com a saúde.

Unhas: manchas, ondulações e esfarelamento podem sinalizar ...

Seja nos pés ou nas mãos, as unhas passam quase que desapercebidas para muitos quando o assunto é saúde. Mas elas podem ser um reflexo de que algo não ...

Unhas - Cuidados Pela Vida

O fato das unhas serem pequenas pode até te fazer pensar que elas não precisam de muitos cuidados, mas isso seria um engano. A saúde delas também é importante ...

Abra a geladeira e cuide de suas unhas – Seleções Brasil

As unhas revelam bastante sobre a saúde, podendo ser um indicativo importante de que algo está errado com a saúde. Unhas côncavas, quebradiças e secas, ...

Unhas podem revelar sinais de problemas na saúde

Além da estética, o estado de nossas unhas pode revelar o estado de nossa saúde e ser chaves para detectar um transtorno grave a tempo. Saiba mais.

Anomalias das unhas: elas falam sobre a sua saúde - Pele ...

Anomalias das unhas: elas falam sobre a sua saúde - Anomalias das unhas são defeitos na estrutura das unhas que afetam a aparência e podem ser consequentes a um ...

Saúde das Unhas: Dicas para Cuidar das Unhas

As unhas fazem parte do nosso visual e sempre desejamos tê-las belas e saudáveis, para isso existem alguns cuidados específicos que você pode proporcionar para ...

5 sinais que as nossas unhas da mão podem dizer sobre ...

Você sabia que é possível detectar uma série de doenças por meio da aparência das suas unhas? Veja quando as alterações podem indicar problemas de saúde

Unhas dos Pés Amarelas: Causas, Prevenção e Tratamentos

Problema de Saúde. Ter unhas amarelas não é perigosa por si só. No entanto, se a causa das unhas dos dedos dos pés amarelas for uma condição médica subjacente

Onicomicose - Sociedade Brasileira de Dermatologia

É uma infecção causada por fungos que se alimentam da queratina, proteína que forma a maior parte das unhas.

Receba novidades

Comentar