Home » Dicas » TV

Saiba como ser um ator ou atriz da Rede Globo

O sonho de muitas pessoas é se tornar um ator ou atriz de uma grande emissora como a Rede Globo. Porém infelizmente a grande maioria acaba desistindo, ou por não ter a informação necessária, ou até mesmo por ser necessário enfrentar longos obstáculos durante o processo, a realidade do mundo é atual é apenas uma: Ou você nasce filho de famoso e segue a carreira dos pais, ou então há muito o que percorrer até chegar a carreira de sucesso.

Porém, se você é uma pessoa determinada e deseja realmente se tornar um ator ou atriz da Rede Globo, preparamos esta matéria especialmente para você. Aqui informaremos os passos necessários para seguir em frente neste sonho. Lembre-se de que não será fácil, mas ao final das contas valerá muito a pena! Acompanhe.

Como ser ator da Rede Globo?

A primeira coisa que um interessado em ser ator da Rede Globo deve possuir é o Registro de Ator (DRT). O mesmo deve ser retirado em uma Delegacia Regional de Trabalho, possuindo taxa de aproximadamente R$ 420,00.

Para retirar o documento, além da taxa é necessário possuir os seguintes documentos em mãos:

  • » Documento de identidade (RG);
  • » Cadastro de Pessoa Física;
  • » Título eleitoral;
  • » Comprovante de endereço fixo;
  • » Comprovante de ensino médio completo;
  • » Comprovante da participação de algum trabalho profissional como ator, como vídeos e gravações;
  • » Se possuir, apresentar comprovante de curso de ator.

Como participar da Oficina de Atores da Rede Globo?

Oficina de atores

Com a DRT em mãos você já poderá fazer parte da Oficina de Atores da Rede Globo, tal essa que ocorre duas vezes ao ano, abaixo veja quais são os passos para participar da oficina. Por trás de um ator ou uma atriz conceituada existe uma vasta carreira profissional 'não vista', ou seja, antes de colher o sucesso é preciso plantá-lo.

A primeira coisa a se fazer é se cadastrar na CREG (Coordenação de Recursos Artísticos da Globo). Tal cadastro pode ser realizado as segundas-feiras, das 11:00 às 13:00 horas. O endereço é o disponibilizado abaixo:

  • » Jacarepaguá, Rio de Janeiro – Estrada dos Bandeirantes, 6.700 – Portaria 4
  • » São Paulo – Vila Cordeiro – Avenida Chucri Zaidan, 46.

Ao comparecer no local o interessado deve portar os seguintes documentos:

  • » Carteira profissional;
  • » Currículo com a formação profissional;
  • » Foto de rosto colorida 10x15.

É necessário mais do que força de vontade!

Para seguir a carreira de ator é necessário muito mais do que apenas força de vontade e determinação, é preciso também ter muito carisma e desenvolvimento. Os atores precisam ter disponibilidade de horários e estar dispostos a viver para as gravações, ser responsável e ter compromisso com horários.

O mundo das celebridades também envolvem o momento pós carreira, como vimos após uma certa idade já não existem tantas propostas para novelas, filmes ou programas, mesmo assim se você gosta realmente dessa profissão e deseja seguir essa carreira vale a pena investir enquanto ainda se é jovem!

Não tenha medo, se achar que é isso o que realmente quer coloque sua mão no fogo e esteja disposto a queimá-la se for preciso, nada na vida vem fácil, mas aquilo que vem com o esforço e a dedicação permanecem até o fim.

Centros de apoio ao ator ou atriz

Malhação

O programa do caldeirão do Huck é um dos mais conceituados no que diz respeito a dar oportunidade para jovens que desejam ingressar na carreira de modelo, atriz ou ator. Sendo assim se é esse o seu desejo confira alguns dos quadros e das seleções que o mesmo oferece.

Geralmente elas acontecem apenas quando há vagas em programas, filmes, ou série. Por isso é importante estar atento aos programas de apoio ao ator, eles podem te levar ao sucesso profissional em muito menos tempo!

Sacrifícios da profissão

Tags: ,
Publicado por Fabiano
Revisado em 20/11/2008

Compartilhar