Home » Atletismo

Revezamento do atletismo 4×100

Você conhece o revezamento do atletismo 4X100? Então, saiba mais sobre esta categoria na modalidade de corrida e entenda suas regras.

Revezamento 4x100

Praticar esportes e exercícios físicos são formas de entretenimento e diversão de muitas pessoas, fazendo com que as mesmas possam obter uma série de benefícios para seu corpo e estrutura mediante tais movimentos, além de colaborar para sua saúde em geral, além de estar habilidade para competir em diferentes campeonatos de acordo com seu bom desenvolvimento e desempenho.

Uma das modalidades muito exploradas em campeonatos e que faz parte do atletismo é a corrida, sendo que esta vertente é uma das apostas de muitos que desejam tornar-se atletas, fazendo com que os mesmos invistam nesta prática.

Além da corrida em si, há várias outras categorias englobadas, sendo que uma delas é a prova de revezamento, sendo que, como o próprio nome diz, este tipo de exercício engloba equipes que devem competir, envolvendo o bom desempenho de cada atleta para que um grupo possa consagrar-se como vencedor.

O revezamento conhecido como 4x100 é um dos mais populares, sendo que este tipo de atividade deve ser concretizada por uma equipe com quatro atletas, sendo que cada um destes deverá cumprir uma marca de 100 metros de corrida.

Os bastões estão presentes nesta modalidade, sendo que o revezamento acontece com a troca do bastão entre os atletas de uma mesma equipe, sendo que a área para passa-lo é de 20 metros de comprimento para a transação dos corredores.

Revezamento atletismo 4x100: Regras

Para esta modalidade, há uma série de regras que devem ser seguidas pelos competidores para que os mesmos possam realizar um campeonato honesto, sem desclassificações que podem ocorrer de acordo com a infração.

Primeiramente, em relação à passagem dos bastões, é essencial que a transação ocorra num intervalo de 20 metros, esta a distância para a troca de atletas, ou seja, dos corredores, fazendo com que, caso não seja seguido tal intervalo, haverá a desqualificação.

Regras do revezamento 4x100

A posição dos bastões também deverá ser verificada, sendo que há uma regra para determinar o carregamento do bastão, sendo que os atletas que participarem da primeira e terceira passagem deverão carregar o item na mão direita, diferentemente do segundo e quarto corredor que deverá correr com o item na mão esquerda.

O atleta que recebe o bastão deverá estar de costas, já correndo em alta velocidade, sem que este item possa ser arremessado ao outro atleta, gerando a desqualificação.

Ainda há outras regras aplicadas a prova de revezamento 4x100 metros de corrida, sendo que nenhum dos competidores poderá ultrapassar sua arraia durante toda a prova, além de que aqueles que impedirem outro corredor ou interferirem no progresso de outra equipe também serão eliminados na competição.

Atletismo revezamento 4x100: Masculino

Uma das categorias do atletismo de revezamento de 4x100 metros é o masculino, com vários atletas inclusos nesta categoria, fazendo com que muitos homens engajem-se na prática de corrida.

Revezamento 4x100 masculino

As mesmas regras citadas acima devem ser aplicadas para o atletismo na categoria de revezamento 4x100 masculino.

Atletismo revezamento 4x100: Feminino

As mulheres também participam do atletismo de revezamento de 4x100 metros em corrida, também desenvolvendo agilidade e velocidade, com uma equipe formada somente por outras mulheres.

 

As regras citadas também são válidas para o atletismo feminino. Poucas exceções são impostas aos paraolímpicos.

Quer ver como é o revezamento 4x100 nas Olimpíadas? Então, assista ao vídeo que segue abaixo.

Tags: ,
Publicado por Guilherme
Revisado em 12/12/2013

Compartilhar