Home » Sintomas

Resumo sobre sintomas da asma

Os problemas respiratórios além de incômodos podem ocorrer complicações caso não seja feito o tratamento. Saiba mais sobre a asma.

criança com bombinha de asma
A asma é caracterizada por inflamação dos brônquios, com o aumento da produção de secreções. Pessoas com sintomas de asma sentem as vias aéreas apertar, inflamar ou preencherem-se com muco. Os sintomas mais comuns da asma incluem: tosse, especialmente à noite, chiado, falta de ar, aperto no peito, dor ou pressão.
Nem todas as pessoas com asma apresentam os mesmos sintomas. Você não pode ter todos esses sintomas, ou apresentar sintomas diferentes com o passar do tempo. Os sintomas de asma também podem variar de um ataque de asma para a seguinte, sendo suave em uma crise e grave na outra.

Algumas pessoas com asma podem passar por longos períodos sem nenhum sintoma, interrompida pela piora periódica de seus sintomas chamados ataques de asma. Outros podem ter os sintomas da asma todos os dias. Outras, no entanto, podem apresentar crises apenas durante exercícios ou esforços.

Ataques de asma leves são geralmente mais comuns, normalmente, as vias aéreas abrem dentro de poucos minutos a algumas horas. Ataques graves são menos comuns, mas duram mais e requerem ajuda médica imediata. É importante reconhecer e tratar até mesmo os sintomas da asma leve.

Sintomas da asma ocupacional

mulher com bombinha de asma

A asma ocupacional é a asma causada ou agravada pela exposição a substâncias no local de trabalho. Essas substâncias podem causar asma em um dos três modos: uma reação alérgica (como pessoas com alergias que desenvolvem asma alérgica), uma reação irritante (como uma pessoa que tem asma e fuma), uma reação resultada de produtos químicos que ocorrem naturalmente no corpo, principalmente no pulmão, resultando em um ataque de asma.

Os sintomas da asma ocupacional incluem sintomas gerais de um ataque de asma, como tosse, chiado, aperto no peito, falta de ar e dificuldade para respirar, irritação dos olhos, congestão nasal e / ou corrimento nasal também podem estar presentes. Se você acha que tem asma ocupacional, pergunte ao seu médico sobre um encaminhamento para um especialista em asma. O especialista irá realizar um exame detalhado, de acordo com  seu histórico médico e rever atuais problemas respiratórios.

Depois de todos os testes necessários de asma, o especialista irá desenvolver um tratamento para a doença, que irá incluir medicamentos, tais como broncodilatadores, inaladores para asma e esteroides inalados para controlar a doença, que serão importantes para evitar a asma provocada no trabalho.

Sintomas da asma brônquica

médica com garoto asmatico

Na asma brônquica, poderá ter um ou mais dos seguintes sinais ou sintomas: falta de ar, aperto no peito, chiado, tosse excessiva ou uma tosse que te mantém acordado à noite.

Sintomas da asma alérgica

garota com gatinho

Se tem asma alérgica, suas vias respiratórias são hipersensíveis aos alérgenos aos quais você se tornou sensível. Uma vez que estes alérgenos entram em suas vias respiratórias, seu sistema imunológico começa a trabalhar de uma forma exagerada. As vias aéreas tornam-se inflamados e cheios de muco espesso.

Se tiver asma alérgica os sintomas são geralmente os mesmas e podem incluir qualquer um ou todos os seguintes: tosse, chiado, falta de ar, respiração rápida, aperto no peito.

Se você apresenta um desses sintomas ou conhece alguém que possua um ou mais sintomas descritos acima, o ideal é que procure um médico para um diagnóstico completo afim de receber tratamento correto.

Quer saber mais sobre asma? Veja o vídeo sobre asma e bronquite:

Tags: , ,
Publicado por Guilherme
Revisado em 13/09/2013

Compartilhar