Home » Sintomas

Resumo dos sintomas de Linfoma

O Linfoma não é uma doença específica: possui várias patologias, com características diversas. Veja um resumo dos sintomas das mais comuns.

Reynaldo Gianecchini

Entre as doenças mais perigosas do mundo, as autoimunes se tornam cada vez mais comuns, e cada vez mais causam vítimas. Embora algumas tenham tratamento, sua condição é de extremo risco, e por isso os pacientes estão submetidos a procedimentos muitas vezes violentos.

E nessa categoria de doenças terríveis, o linfoma se destaca como uma das que mais crescem em termos de vitimas em todo o mundo, com três categorias muito comuns: o Linfoma de Hodgkin, o Linfoma de Burkitt e o Linfoma de Manto. É preciso estar atento para reconhecer os sintomas o mais rápido possível.

Sintomas do Linfoma de Hodgkin

Esse linfoma também já foi conhecido como Doença de Hodgkin, e esteve no topo das doenças violentas, com uma taxa de mortalidade de quase cem por cento dos casos. E o que a torna mais aterradora é que esta é uma doença da juventude, se manifestando principalmente entre os quinze e os quarenta anos.

Inchaço no pescoço

Ao longo das últimas décadas, a medicina felizmente evoluiu bastante, ao ponto de conseguir reduzir essa taxa de mortalidade em quase sessenta por cento. Essa doença desencadeia uma série de sintomas, sendo que o mais comum é a Adenomegalia, que em termos leigos são inchaços no corpo, só visíveis pelo toque, e que se manifestam em mais de cinquenta por cento dos casos.

Ao mesmo tempo, esse sintoma se manifesta em estados ora fibrosos, ora endurecidos. Outros sintomas comuns envolvem a fadiga crônica aparentemente sem causa, bem como febres fortes seguidas de calafrios, perda do apetite, edemas pela pele, excesso de perda de peso e possivelmente tosse excessiva.

Sintomas do Linfoma de Burkitt

Homem suando

Embora seja menos comum que o caso de linfoma anterior, essa doença também tem atacado com bastante frequência e feito um número considerável de vítimas. Seus sintomas muitas vezes são parecidos com os de outras doenças, e por isso somente um médico pode chegar a uma conclusão precisa. Mas não se engane: é uma doença mortal que precisa ser tratada o mais rápido possível.

Entre os sintomas mais comuns que a acompanham estão a febre, normalmente alta e difícil de baixar, suor excessivo durante a noite, muita coceira na pele e um estranho emagrecimento, aparentemente sem causa. Além do sintoma mais comum, que é o aumento de linfonodos nas áreas das axilas, pescoço e entre as pernas.

Sintomas do Linfoma de Manto

Consulta médica

O problema do Linfoma de Manto é que muitos dos sintomas se manifestam de forma indolor, e por isso os pacientes tardam a procurar ajuda, o que naturalmente é um erro.

Por isso, esteja atento: os sintomas envolvem inchaços, tanto no pescoço, como nas axilas e entre as pernas, mas no geral só são sentidos apalpando, sem causar dor. Outros sinais se parecem com os dos outros linfomas, como a perda de peso inexplicável, o suor noturno e a febre.

Confira outras informações sobre linfomas no vídeo a seguir:

Publicado por Andre
Revisado em 26/02/2014

Compartilhar

Veja Mais

Vídeos relacionados




Conteúdo relacionado

Linfoma não-Hodgkin: sintomas, tratamentos e causas ...

O linfoma não-Hodgkin é um tipo de câncer que se origina nos gânglios. Veja os sintomas, diagnóstico e tratamentos do linfoma não-Hodgkin.

Linfoma - tipos de linfomas - causas, sintomas e ...

Texto sobre o Linfoma, quais são os diferentes tipos de linfomas, o linfoma de Hodgkin e não-Hodgkin, causas, sintomas e tratamentos, etc.

Resumo sobre o câncer Linfoma | Resumo Escolar

Sintomas. O linfoma de Hodgkin pode acontecer em qualquer parte do corpo, ... Por fim é importante destacar neste Resumo sobre Linfoma que ambas as doenças, ...

Linfoma de Hodgkin: sintomas, tratamentos e causas | Minha ...

O linfoma de Hodgkin é um dos tipos mais comuns de câncer e origina nos linfonodos do sistema linfático. Saiba tudo sobre o linfoma de Hodgkin.

Resumo sobre Linfoma | Resumo Escolar

Resumo sobre Linfoma. ... A identificação dos sintomas depende muito da região do corpo onde estiverem os linfonodos atingidos pelos tumores.

INCA - CÂNCER - Tipo - Linfoma de Hodgkin

Doença ou Linfoma de Hodgkin é uma forma de câncer que se origina nos linfonodos (gânglios) ... Sintomas Tratamento : Profissional de Saúde Diagnóstico

Linfoma de Hodgkin | Criasaude

Resumo linfoma de Hodgkin. ... Veja a seguir o quadro que resume quais alguns grupos e fatores de risco para o desenvolvimento do Linfoma de Hodgkin: Sintomas LH.

Linfoma Não-Hodgkin - Resumos Diversos - Jackgpimenta

Introdução Linfoma Não-Hodgkin é um tipo de câncer. O tumor ocorre no sistema linfático, que inclui uma rede de tubos estreitos que se ramificam, assim como ...

Sinais e Sintomas do Linfoma de Hodgkin - Instituto Oncoguia

Conheça os principais sinais e sintomas do linfoma de Hodgkin

Sinais e Sintomas do Linfoma não Hodgkin - Instituto Oncoguia

O linfoma não Hodgkin pode causar diferentes sinais e sintomas, dependendo da sua localização no corpo. Em alguns casos, pode não causar quaisquer sintomas até ...

Doenças e Sintomas Linfoma - drauziovarella.uol.com.br

O linfoma ocorre quando uma célula normal do sistema linfático se transforma, cresce e se dissemina pelo organismo, comprometendo sua defesa.

Linfoma - Saiba o que é o Linfoma! - Fique Atento ao Linfoma

Linfoma é um câncer (tumor maligno) que tem origem no sistema linfático, ... Sintomas. O sintoma mais comum é o aumento dos linfonodos (ou ínguas) ...

PATOLOGIA SISTÊMICA ATLAS VIRTUAL DE PATOLOGIA FAMERP ...

RESUMO – LINFOMAS ... capaz de dar origem ao linfoma. ... Sintomas relacionados com a supressão funcional da medula óssea, incluído fadiga devido ...

Linfoma não Hodgkin – Wikipédia, a enciclopédia livre

Linfoma não Hodgkin é um grupo de cancros do sangue, do qual fazem parte todos os tipos de linfoma exceto o linfoma de Hodgkin. [1] Os sintomas mais comuns são ...

INCA - CÂNCER - Tipo - Linfoma não Hodgkin

Há mais de 20 tipos diferentes de linfoma não-Hodgkin. ... Sintomas Diagnóstico Tratamento : Profissional de Saúde Classificação e Estadiamento Leia

LINFOMAS - resumo de aula - Clínica Médica - 2

Veja grátis o arquivo LINFOMAS - resumo de aula enviado para a disciplina de Clínica Médica Categoria: Aulas - 2 - 6436224

Leucemias e Linfomas LEUCEMIAS - Portal FOP-Unicamp

Os sintomas iniciais da doença são perda de peso, fadiga, ... linfoma de Burkitt é agressivo, mas responde adequadamente ao tratamento quimioterápico e a

Artigo originAl Avaliação dos resultados do tratamento de ...

112 Lopes Artigo originAl Resumo Introdução: O Linfoma de Hodgkin (LH) é uma neoplasia rara que tem importância clínica por ser curável em mais de 75% dos casos.

Linfoma - Brasil Escola

Compreenda o que é linfoma e a diferença entre o linfoma de Hodgkin e o linfoma não ... Resumo de Livros ... Os sintomas de um linfoma são variados e, ...

Linfoma. Câncer no sistema linfático: linfoma. - Mundo ...

O câncer no sistema linfático é também chamado de linfoma. ... Outros sintomas são febre sem causa, suores noturnos, perda de peso, astenia e prurido.