Home » História

Resumo da consciência negra

A Consciência Negra fez com que o mundo inteiro parasse para pensar nas igualdades entre os seres humanos e suas razões de união diária.

Todo e qualquer tipo de preconceito não é bem vindo em um mundo que acabou se tornando devoto do racismo por muitos anos, fazendo negros de escravos e comprometendo suas saúdes, integridades físicas e famílias. Assim, percebemos que entender mais sobre a Consciência Negra é fundamental, pois, revela os fatos que valorizaram este sofrimento.

Então, ter para si o resumo da Consciência Negra é fundamental, pois, é através deste resumo que você poderá entender um pouco mais sobre o que há de importante no mundo sem preconceito e sem nenhum tipo de diferenças por cores, raças ou crenças.

Consciência negra

Um pouco da consciência negra

Celebrado no dia 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra é dedicado como uma forma de reflexão para toda a população brasileira com relação à inserção direta do negro na sociedade. A semana inteiro está dentro dos quesitos informados pela sociedade como um apelo para todos pensarem na história do Brasil com base nas divisões africanas.

A data foi escolhida simplesmente por ser coincidente com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, no ano de 1965. O Dia da Consciência Negra tem como função a lembrança do negro durante a escravidão e das mortes que aconteceram ao longo dos anos por motivos de preconceito e de racismo.

O primeiro transporte de africanos para o Brasil aconteceu no ano de 1549, e isto tudo fez com que milhares de pessoas colocassem a mão na consciência e pensassem mais sobre estes feitos históricos que envolvem um ridículo preconceito entre negros e brancos.

20 de novembro

Entidades que se manifestam

Ao longo dos anos muitas entidades se fizeram presentes nestes movimentos, entretanto, a maior entidade brasileira da Consciência Negra é a “Movimento Negro”, que organiza palestras durante o ano para socializar determinadas informações entre os povos e valorizando a cultura negra como uma cultura brasileira também.

Além disto, eventos educativos e gincanas são feitas com crianças de todos os tipos para que passem a tirar de suas cabeças o preconceito e as lembranças de soberania que os Coronéis colocavam antigamente.

Demais temas debatidos

• Inserção do Negro no Mercado de Trabalho
• Cotas Universitárias para Negros
• Discriminação Policial
• Identificação de Etnias
• Moda Negra
• Cultura Africana

Estes e muitos outros temas fazem parte do resumo da Consciência Negra até os dias mais atuais.

Dia da consciência negra

Faça parte

Junte-se à grandes organizações que visam a melhoria desta relações sociais no Brasil e acabam contribuindo para o futuro da nação, modernizando os ideias e unificando o coração brasileiro sem nenhum tipo de preconceito.

Não deixe a união falhar

Como resumo da Consciência Negra, podemos afirmar que a data está presente desde a década de 60 e todas as campanhas fizeram com que a união entre os povos fosse melhorada, pelo menos no Brasil, e é este o espírito da situação.

Consciência negra

Tags: ,
Publicado por Yudi
Revisado em 30/08/2013

Compartilhar