Home » Religião

Religião católica no Brasil

A Igreja Católica é a religião que mais tem fiéis pelo mundo todo. Ela está presente no Brasil desde a colonização.

Cordão com crucifixo

A religião católica é a que possui mais fiéis no Brasil, está presente no país desde o período pré-colonial, atualmente representa 57% dos brasileiros. O Brasil já foi cenário da visita de Papas, que arrastaram milhões de pessoas recebendo a visita do líder religioso e assistindo à missa ministrada por ele.

Em 2013 aconteceu um dos maiores encontros de jovens católicos, o JMJ Rio, Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, um evento instituído pelo Papa João Paulo II e acontece desde 1985 reunindo católicos do mundo todo principalmente jovens, neste encontro eles celebram e aprendem sobre a fé  e a doutrina católica para construir pontes e amizades entre os países que participam. O catolicismo segue o cristianismo, segue os ensinamentos de Jesus Cristo que são revelados na Bíblia, é também uma religião monoteísta, que professa sua fé no Deus único e depois, segue os ritos e práticas de vida de acordo com o Papa e a Igreja Católica Apostólica Romana que fica no Vaticano, na Itália.

Existem outros segmentos da Igreja, a Católica Maronita, Católica Melquita, Católica Siríaca e Católica Bizantina, cada uma delas com tipos de celebração e doutrinas diferentes, essas diferenças são originadas pela cultura local de cada região, mas todas elas estão de acordo com a Igreja Romana. Conheça mais sobre a Igreja Católica no Brasil, qual sua origem, como era no período colonial e como está nos dias atuais.

A origem da religião católica no Brasil

Duas mulheres orando

A Igreja Católica tem aproximadamente dois mil anos, sua autoridade suprema é o Papa, que é o Bispo de Roma. A própria Igreja declara que sua origem se deu pela morte, ressurreição e ascensão de Cristo em meados de 30 D. C. A Igreja Católica afirma ser a igreja pela qual Jesus morreu e que foi estabelecida pelos apóstolos.

Mas uma leitura do Novo Testamento revela que a Igreja Católica não teve origem nos ensinamentos de Cristo. Durante os 280 primeiros anos da história cristã, o Cristianismo foi proibido pelo império romano e os cristãos foram perseguidos por 300 anos, isto só mudou depois da conversão do Imperador Romano Constantino que liberou o Cristianismo.

Religião católica no Brasil colonial

Silhueta de homem com as mãos para o céu

O catolicismo foi trazido ao Brasil no período colonial por missionários que acompanhavam os portugueses. A primeira missa realizada foi na chegada de Pedro Álvares Cabral, em 1500, e foi registrada por Victor Meirelles no quadro, Primeira Missa no Brasil.

Depois com a chegada dos jesuítas a partir de 1549 a Igreja Católica começou a intensificar, eles formaram vilas, cidades e a principal foi São Paulo. Mais tarde outros grupos vieram para o Brasil com a intenção de evangelizar os índios, como a ordem dos franciscanos e dos carmelitas.

Religião católica no Brasil atual

Nossa Senhora Aparecida

Hoje na hierarquia católica brasileira existem três vertentes principais, o clero tradicionalista, que é mais conservador, a teologia da libertação que é uma espécie de esquerda eclesiástica e a renovação carismática que são movimentos mais recentes e cheios de vigor.

A imagem de Nossa Senhora Aparecida é declarada a padroeira do país.

mão segurando terço
Com raízes profundas na sociedade brasileira, a religião católica está presente no país desde a chegada dos portugueses e em momentos importantes, entre eles, as revoluções e o período da ditadura. Considerada a maior nação católica do mundo, o Brasil tem um percentual de 64% de brasileiros católicos, ou seja, o maior país do mundo com números de pessoas que pregam a religião católica.
Com importante relação na formação cultural, artística, social e até mesmo administrativa do país, o Catolicismo está ligado ao cotidiano do brasileiro, aos seus costumes e crenças, as quais são passadas de geração para geração, o que permitiu com que a religião fizesse parte da história do Brasil. Quer conhecer melhor? Veja mais:

A origem da religião católica no Brasil

Devido a grande ligação do reino português com a Igreja Católica Apostólica Romana, o clero e os missionários católicos vieram para o território brasileiro logo no período de exploração e colonização do Brasil, com a missão de evangelizar e pregar o Catolicismo para os indígenas, trazendo-os para uma doutrina cristã e uma fé católica que adorava a um único Deus e aos santos.
símbolo da companhia de Jesus
Como na época quem controlada as atividades eclesiásticas e sustentava a igreja era o estado português, muitas igrejas foram construídas em terras brasileiras com o objetivo de colonização do país. Mas, foi somente em 1549 que a presença da Igreja Católica se intensificou no país devido à chegada dos jesuítas da Companhia de Jesus, os quais começaram então o processo de formação de vilas e cidades.

Religião católica no Brasil colonial

No Brasil colonial, a Igreja Católica teve papel de destaque na colonização do país, pois com a missão de habitar o território brasileiro e por fim as desastrosas tentativas de colonizar o Brasil, muitas ordens religiosas desembarcaram no Brasil, entre elas, dominicanos, carmelitas, beneditinos, franciscanos e os jesuítas, com o objetivo de consolidar e expandir a fé católica por meio da catequese e educação oferecida aos indígenas.
ruínas da Igreja de São Francisco de Assis do Outeiro da Glória
E, foi no período colonial que ocorreu a primeira missa católica celebrada em terras brasileiras, a qual foi realizada na chegada de Pedro Álvares Cabral, em 1500.

Religião católica no Brasil atual

Formada por uma filosofia constituída de ensinamentos sobre compaixão, amor e fraternidade provenientes dos ideais de Jesus Cristo, considerado o maior apóstolo do cristianismo, a religião católica possui raízes na cultura do país e ajudou a construir a história do Brasil, com papel de destaque em vários aspectos antigos e atuais, entre eles, políticos, sociais, econômicos e culturais.
Basílica de Nossa Senhora Aparecida
No Brasil atual, a religião católica influencia não somente no estilo de vida da sociedade brasileira, mas é responsável por ditar os feriados nacionais do país, entre eles, o Carnaval, a Páscoa, Finados e o Natal, bem como, Corpus Christi e a Sexta-Feira Santa, além da economia e arte antiga.
Hoje em dia, o Brasil é considerado o maior país do mundo em número de católicos nominais e isso se deve a uma relação que vendo sendo estabelecida desde o período colonial e trazida pelo povo até os dias atuais.
Confira mais sobre a presença da religião católica no Brasil neste vídeo do Youtube:

Tags: , ,
Publicado por Juliane
Revisado em 23/01/2014

Compartilhar