Home » Dicas

Regras básicas de etiqueta

A mesma forma que você se comporta em casa não deve ser feita em outros lugares tais como eventos sociais e almoços ou jantares de negócios

Regras básicas de etiqueta 2

A mesma forma que você se comporta em casa com a família e com os amigos não deve ser feita em outros lugares que exigem certas atitudes para o convívio social. Com eles você tem intimidade em usar os talheres do seu jeito diferente de um jantar formal que todos irão reparar e comentar.

Para evitar que isso aconteça existem regras básicas de etiqueta que você deve saber seja para se sentar a mesa ou receber os convidados.

Regras para serem usadas na mesa:

- Nunca fale quando estiver mastigando;

- Coloque pouca comida na boca;

- Não faça barulho quando estiver comendo;

Regras básicas de etiqueta- Não precisa levantar o dedinho quando tomar o cafezinho;

- Não encoste os cotovelas na mesa; - Não molhe o pão em qualquer líquido;

- Quando for servido não agradeça;

- Quando não quiser algo você pode dizer: não, obrigado;

- Não use nenhum talher ou guardanapo que caiu no chão;

- Nunca use o seu talher para pegar uma comida;

- Não exagere na quantidade de comida;

- Repetir o prato não é feio;

- Não empurre o prato quando terminar de comer;

- Não use palitos de dentes ou fio dental e jamais arrote.

Itens que compõem a mesa:

Regras básicas de etiqueta 1

Regras para receber os convidados:

O organizador ou anfitrião deve ser pontual, mas se surgir algum imprevisto que o impeça de comparecer no local deve pedir para um familiar receber os convidados. Deve sempre agir com naturalidade, segurança e simpatia.

- Elaborar o convite: se for um evento informal você pode fazer o convite por telefone ou por e-mail pelo menos uma semana antes. Já se for formol deve ser escrito e enviando com quinze dias de antecedência informando o local, horário e traje a rigor.

- Pratos antes da refeição principal: podem ser tais como salgadinhos, canapés, coquetéis e demais aperitivos.

- Itens da mesa para reunião formal: deve conter uma toalha bem bonita e limpa (exemplo: renda), arranjo de flores, talheres, pratos, guardanapos da mesma cor da toalha e copos para água, vinho tinto e branco.

- Organização da mesa para reunião formal: sousplat (ao lado do prato e guardanapo à esquerda); colher e as facas para a entrada (lado direito); garfos para entrada (lado esquerdo); pratos pequenos para o pão (faca para a manteiga acima dos garfos); garfo, faca e colher para sobremesa (acima dos pratos) e copos para água, vinho tinto e vinho branco (lado direito acima das facas).

- Combinação de bebida com comida: aperitivos (uísque), carnes brancas (vinho branco), carnes vermelhas (vinho tinto), sobremesa (champanhe) e após a sobremesa (licores ou conhaques).

- Cafezinho: deve ser servido depois da refeição principal. Você pode usar o bule ou já colocá-lo nas xícaras. O café deve ser sem açúcar para ficar a critério dos convidados. Não se esqueça do açucareiro e do adoçante.

- Cocktail: é recomendado para comemoração entre amigos. Podem ser servidos vários aperitivos, salgadinhos e demais bebidas.

- Cardápio para almoço informal: deve conter no mínimo dois pratos principais. Exemplo: um carne e um peixe.

- Maneira de agir para almoço ou jantar à francesa: na hora que todos os convidados estiverem comendo o anfitrião deve permanecer sentado a mesa até que todos tenham terminado. Deve conversar com todos e não se esquecer de ninguém.

Tags: , ,
Publicado por Blogcamp
Revisado em 15/03/2018

Compartilhar