Home » Documentos

Registro de pássaros no IBAMA

O IBAMA é um Instituto que tem como objetivo preservar a natureza em todos os sentidos, criar melhorias e recuperar a qualidade ambiental.

O IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) é um órgão federal que tem vínculo ao Ministério do Meio Ambiente do Brasil, é resultado da fusão de 4 entidades a Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Superintendência da Pesca (SUDEPE), Superintendência da Borracha (SUDHEVEA), e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF).

Aves-Ibama

Tem como objetivo preservar a natureza em todos os sentidos, a criar melhorias e recuperar a qualidade ambiental assegurando assim o desenvolvimento sustentável dos recursos naturais e o desenvolvimento econômico. Ele também fiscaliza regiões que estão sendo desmatadas, cuida do contrabando de animais, fiscaliza incêndios e pessoas que possuem porte ilegal de animais silvestres, é através dele que você se registra e obtêm a legalidade de exercer atividades poluidoras e utilizadoras de recursos naturais, obtêm o uso de motosserras, registro de pássaros e outras atividades.

Importância do registro de pássaros no IBAMA

Passarinhos-na-gaiola

O IBAMA criou o Sistema de Cadastro de Criadores de passeriformes (SISPASS), que tem um banco de dados com todas as informações e atividade de cerca de 90 mil criadores amadoristas de passarinhos, todos cadastrados e legalizados junto ao órgão.

Para quem pretende ter essa regularização e ter sua criação de pássaros silvestres, é importante que siga certinho e se mantenha legalizado, já que é considerado crime pela Lei ambiental que matar perseguir, caçar, apanhar ou adquirir espécies da fauna silvestre sem a aprovação, pode acarretar até seis meses de prisão.

Como fazer o registro de pássaros no IBAMA

A primeira coisa a se fazer é decidir qual é o objetivo da sua criação, pode ser para apenas criar com fins comerciais, que são as vendas do das aves ou se for para à criação amadorista que é a participação em torneis e a transferência de pássaros entre criadores.

Passarinhos

Depois vá até o site do IBAMA, entre na página inicial de serviço e em seguida clique no menu cadastro, que fica no canto esquerdo da página, então aparecerá uma janela com um formulário onde irá colocar todos os seus dados pessoais, após colocar todas as informações clique em cadastrar, marque em algum lugar sua senha de acesso é muito importante não perdê-la, ela será usada para suas consultar junto ao Órgão.

Em seguida entre em dados cadastrais e coloque a sua atividade,  em seguida clique em Comprovante de registro e emita-o. Após isso vá à opção cadastro, só que agora você irá emitir o Certificado de Regularidade. Depois de fazer o cadastro pela internet, terá que comparecer ao IBAMA mais próximo de você, os endereços das Unidades você encontra no próprio site, na barra de rolagem na parte superior, assim com atendimento presencial  eles homologam os seus dados cadastrais e com isso liberam para a emissão da licença passeriforme, feito isso o usuário terá que pagar uma taxa e então já estará apto para exercer a atividade.

Lembrando que a licença deve ser adquirida antes que você obtenha a aquisição dos pássaros e a SISPASS não funciona como regularização das aves apenas o IBAMA faz isso.

Publicado por Programador
Revisado em 20/11/2015

Compartilhar

Receba novidades

  • leandro viana

    27 de Fevereiro de 2017

    Quero registra meu colérico com fasso
    responder
  • leandro viana

    27 de Fevereiro de 2017

    Como fasso para registra meu coleiro
    responder

Comentar