Home » Emprego

Redação em entrevista de emprego

Redação em entrevista de emprego, saiba como se sair bem em uma das fases mais complexas e importantes de uma entrevista.

Redação em entrevista de emprego

Alguns cargos do mercado de trabalho exigem em seu processo seletivo uma redação que deve ser realizada pelo candidato, a fim de apresentar determinadas características a seu respeito.

Dicas de redação em entrevista de emprego

Alguns fatores podem tornar a redação boa ou ruim, colocando em questão o cargo que será preenchido, neste caso, o candidato deve se ater a determinados vícios de linguagem que possui e esquecê-los totalmente no momento de escrever a redação, devendo ter em mente somente a linguagem formal, que acrescente uma riqueza de vocabulário de forma também coerente para que a redação se apresente de modo culto.

dicas para entrevista de emprego

A narrativa deve ser progressiva, ou seja, a mesma deve ser traçada em uma linha de raciocínio que permita ao recrutador compreender e acompanhar os argumentos e ideias que o candidato deseja passar, utilizando também frases curtas permitindo que as ideias não se percam e principalmente evitando a linguagem da internet e abreviações desnecessárias.

Temas mais comuns de redações em entrevista de emprego

O recrutador ao pedir uma redação, este não deseja saber exatamente qual o nível do candidato a respeito do conhecimento de determinado fator, ou seja, o recrutador quer determinar como o candidato organiza suas ideias e raciocínio e principalmente sua capacidade de argumentação.

É comum as empresas determinarem o tema livre para abordagem da redação ou até temas como, Quem sou eu? Onde o candidato deve revelar um pouco mais sobre si, fale sobre suas características, qualidade e defeitos; revelando assim as pegadinhas que poderiam ter sido feitas durante a entrevista.

redação em uma entrevista de emprego

Em qualquer redação, tenha em mente que esta deve ser escrita de acordo principalmente com a área em que está atuando, tema livre ou a respeito de si, apresente somente características que podem ser utilizadas no ambiente de trabalho, revelando desempenhos, qualidades e características que podem acrescentar ao meio profissional e por mais que mencione os pontos negativos, torne este ponto negativo em algo positivo ou em algo que está se tornando positivo.

Redação em inglês para entrevistas de emprego

A redação em inglês tende a revelar o exato nível de conhecimento que o candidato possui sobre o idioma, além de revelar também a forma que o candidato tem de se expressar no idioma inglês para se comunicar com outras pessoas.

A redação tem sido inserida como forma de avaliação para entrevistas de emprego devido a quantidade de candidatos que inserem no currículo a informação de nível de inglês que não condiz com a realidade, fazendo a empresa perder certo tempo aguardando a adaptação do funcionário, neste caso, os candidatos passaram a ser submetidos a determinados testes, como a entrevista em inglês, a redação e o teste online, como forma de apresentar claramente suas capacidade em relação ao idioma.

fazer redação

A redação apesar de possuir determinado tema, permite que o recrutador possa avaliar seu conhecimento a respeito do tema abordado, o raciocínio e a forma de organizar e expressar suas ideias e principalmente o conhecimento em língua portuguesa, além disso, é possível observar determinadas características de personalidade através da grafologia.

Assista ao vídeo abaixo e veja mais sobre como fazer uma redação para uma entrevista de emprego


Cada vez mais comum durante as entrevistas de emprego a redação vem sendo bastante utilizada pelas empresas que buscam por profissionais qualificados e que saibam se expressar, compreender e escrever. Mas, além disso, a redação durante a entrevista de emprego visa avaliar o profissional como um todo, pois na redação é possível obter uma autobiografia do candidato e verificar se o que está escrito no currículo é sincero e válido para o cargo disponível.
Normalmente se pede uma dissertação onde o candidato escreve um pequeno texto sobre o assunto pedido, o qual na maioria das vezes é relacionado à vida profissional, como sonhos, objetivos, interesses, metas, habilidades e interesses, as experiências durante o período de estudos, seja no ambiente escolar, dos cursos frequentados ou da época da faculdade, as experiências profissionais já vividas, enfim, tudo o que você realmente acha que seja importante e que lhe ajude a garantir o cargo almejado.
Foi pensando nisso que o Portal ZUN separou algumas dicas para você se dar bem em uma entrevista de emprego que requer uma redação, confira.

Dicas de redação em entrevista de emprego


Escrever de maneira coesa e correta é uma competência que vai se aperfeiçoando conforme a prática e como a redação vem fazendo parte do processo seletivo de muitas empresas, o recomendado para quem está à procura por uma vaga é praticar a fim de evitar fazer feio no dia da entrevista.
Entre as dicas para se fazer uma boa redação em uma entrevista de emprego estão: a leitura, pois quem tem o hábito de ler tem mais facilidade em escrever um texto; compreender o que o enunciado ou o entrevistador está pedindo, em seguida, associar o tema proposto com a empresa e com o que eles buscam em você como profissional e, por último, saber por as ideias no papel para elaborar um bom texto.
Além disso, é preciso manter-se atualizado com notícias caso a entrevista tenha como tema proposto assuntos da atualidade e evitar os erros ortográficos e gírias e lembre-se que um bom texto deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão.

Temas mais comuns de redação em entrevista de emprego


A entrevista de emprego por si só já é um pesadelo para muitos, mas quando a mesma tem como uma das formas de seleção a redação, à entrevista acaba por se tornar um bicho de sete cabeças, por isso, ficar por dentro dos temas mais comuns pedidos na redação é essencial para quem deseja garantir a vaga.
Os temas normalmente são relacionados à empresa e ao candidato e suas competências, por isso, na maioria das vezes é pedido temas sobre os objetivos, metas, sonhos, experiências, habilidades, qualidades, defeitos, enfim, tudo que seja de aspecto profissional e que seja útil e válido para a empresa e o cargo disponível.

Redação em inglês para entrevista de emprego


Em um mercado cada vez mais competitivo um dos principais diferenciais durante uma entrevista de emprego é o conhecimento de uma segunda língua e o inglês acaba por ser o idioma mais popular e indispensável em qualquer currículo, por isso, muitas empresas utilizam a redação ou a entrevista de emprego em inglês com o objetivo de avaliar a capacidade de compreender, falar e escrever dos candidatos.
No caso de uma entrevista de emprego com redação em inglês as dicas é praticar e muito, ou seja, faça pequenos textos relacionados aos possíveis temas pedidos e encontre as palavras relacionadas ao cargo, a sua vida profissional e à empresa.
Manter a calma e ser sincero é imprescindível para quem deseja garantir a vaga em uma entrevista de emprego.

Tags: , ,
Publicado por Guilherme
Revisado em 01/10/2013

Compartilhar