Home » Culinária

Receita de pé de moleque para festa junina

Foi convidado para uma festa junina e decidiu fazer pé de moleque? Veja no post algumas receitas rápidas e simples para você fazer em casa.

Estamos no mês de junho que é muito marcado pela tradicional festa junina, onde é celebrada anualmente em comemoração a Santo Antonio (dia 13), São João (dia 24) e São Pedro (dia 29) de junho.

A festança é muito tradicional em cidades do interior onde tem as fogueiras, mesas de doces, bebidas quentes e também sopas para ajudar a se aquecer. Um dos doces mais tradicionais na festa é pé de moleque.

Origem do pé de moleque

O pé de moleque foi trazido pelos árabes na Idade Média e levado pelos portugueses no início do século XVI, onde a sua fabricação tradicional é através da mistura de amendoins torrados e moídos junto a uma rapadura previamente derretida.

A mistura é lenta em fogo brando até adquirir o ponto da cristalização, chegado a este ponto ele deve ser despejado rapidamente em uma superfície lisa com pedra fria, adquirindo a consistência final.

Portanto, se você vai a uma festa junina e gostaria de levar o pé de moleque caseiro, veja abaixo duas receitas maravilhosas que podem ser preparada facilmente em casa.

Receitas de pé de moleque

Pé de moleque simples para fazer em casa.

Receita de pé de moleque com rapadura

Ingredientes:

- 600g de rapadura.
- 2 xícaras de chá de amendoim torrado e sem pele.
- manteiga para untar.
- 1 xícara de chá de água.

Modo de fazer:

Coloque em uma panela a rapadura cortada em pedaços com um pouco de água, leve em fogo alto mexendo até que a rapadura derreta e comece a ferver. Pare de mexer e deixe cozinhando até atingir o ponto de bala dura.

Em uma superfície fria passe manteiga. Ainda na panela junte o amendoim misture muito bem até a calda comaçar a engrossar e ficar opaca, depois despeje a mistura em uma superfície e espalhe com uma espátula.

Quando a mistura começar a endurecer corte em pedaços pequenos e deixe esfriar e depois coloque em um recipiente fechado.

Receita de pé de moleque com leite condensado

Como fazer pé de moleque com leite condensado.

Ingredientes:

- 2 xícaras de chá de açúcar.
- 1 colher de sopa de chocolate (opcional).
- ½ kg de amendoim cru com casca.
- 1 lata de leite condensado.

Modo de fazer:

Coloque em uma panela o amendoim e o açúcar, mexa até o açúcar derreter e não queimar, quando o açúcar virar um caramelo e derreter por completo jogue o leite condensado e mexa por mais 3 minutos em fogo alto.

Retire do fogo e mexa por mais três minutos. Em um local frio passe manteiga e jogue a misture até obter o ponto exato, deixe esfriar um pouco e corte os pedaços e guarde em um recipiente fechado.

Tags: , , , ,
Publicado por Paula
Revisado em 15/03/2018

Compartilhar