Home » História

Quem foi Zumbi dos Palmares?

Zumbi dos Palmares foi um brasileiro importante para a libertação negra, no dia de sua morte é celebrado o Dia da Consciência Negra.

A história de Zumbi dos Palmares

Todos nós brasileiros devíamos conhecer a história de Zumbi dos Palmares, um alagoano que nasceu no ano de 1655, um momento em que a escravidão estava em seu auge, porém muitos negros já começavam a se rebelar e fugir das fazendas.

Escravos acorrentadosA resistência de Zumbi contra a escravidão foi muito importante para a libertação de todos os escravos, ele foi inclusive o líder de um dos Quilombos mais famosos do nosso país, o Quilombo dos Palmares.

Para quem não sabe, os Quilombos eram comunidades criadas por escravos fugitivos das fazendas, que tentavam reorganizar suas vidas e lutar ainda mais para a libertação de todos os escravos, que sofriam nas mãos de seus senhores.

O Quilombo dos Palmares ficava localizado na Serra da Barriga, em que atualmente fica a cidade de União dos Palmares, em Alagoas. Estima-se que enquanto Zumbi era líder desse Quilombo, mais de trinta mil escravos fugitivos faziam parte, todos viviam de acordo com sua cultura, livres e produzindo para sua subsistência.

Dia da Consciência negra

A morte de Zumbi e a Consciência Negra

Zumbi ainda não era líder do Quilombo dos Palmares, quando em 1675 o grupo foi atacado por soldados portugueses, que desejavam recapturar os fugitivos, houve uma luta bastante sangrenta e o Quilombo conquistou uma vitória surpreendente para aquela época, em que os portugueses foram obrigados a ir embora da cidade, para Recife.

Consciência negraPorém, após três anos dessa batalha, o governador de Pernambuco aproximou-se do líder Ganga Zumba, que tinha substituído Zumbi dos Palmares, para que um acordo fosse feito, já que o governador não admitia que os escravos ficassem em liberdade.

Vendo que tudo poderia dar errado, Zumbi colocou-se contra esse acordo, foi aplaudido pela população do Quilombo e acabou se tornando líder no ano de 1680, fazendo com que a comunidade de negros atingisse um número de crescimento muito grande e com grande disposição, para governar e ajudar na defesa do quilombo.

Depois de várias vitórias contra os portugueses, no ano de 1694, um bandeirante chamado Domingos Jorge Velho organizou uma intensa batalha contra o Quilombo dos Palmares, que chegou a destruir a sede do grupo, que se chamava Macaco, Zumbi fugiu, porém foi entregue e teve sua cabeça decapitada no dia 20 de novembro de 1695.

Por sua luta contra a escravidão, Zumbi foi homenageado com o feriado do Dia da Consciência Negra, celebrado no dia de sua morte.

Tags: ,
Publicado por Helena
Revisado em 07/05/2012

Compartilhar

Vídeos relacionados