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Queima de calorias e perda de peso

Diretamente relacionadas, a queima de calorias e o controle de peso devem ser acompanhados por um médico ou profissional especialista.

mulheres correndo

A caloria é conhecida como o valor energético dos alimentos que consumimos durante o dia. Assim, quando desejamos perder peso, precisamos diminuir as calorias ingeridas no dia. Porém a diminuição não pode ser brusca e nem em grande quantidade, pois isto afetará diretamente o funcionamento do organismo. Em média, uma pessoa adulta necessita de 2500 calorias por dia, e nesta quantidade estão incluídos todos os alimentos que ingerimos.

Benefícios da queima de calorias

A queima de calorias se dá pela prática de exercícios físicos, a fim de eliminar as calorias que ingerimos quando nos alimentamos. Os benefícios são inúmeros: perda de peso e de gorduras corporais, melhora na saúde cardíaca e respiratória, além da estética corporal.

alimentos saudáveis

Porém é preciso cuidado: quando a queima de calorias é maior do que a quantidade de energia consumida (próprias calorias) o organismo sofre com isto. Sinais como fraqueza, palpitação e falta de fôlego podem sinalizar uma queima de calorias que não é boa para a saúde.

Exercícios para queimar calorias

Os exercícios que mais queimam calorias são tradicionais e conhecidos por todos. Não é preciso ir até uma academia para praticá-los e acelerar a perda de peso. O exercício que mais queima calorias é a corrida. Em média, queima-se 10 calorias por minuto quando se corre.

Andar de bicicleta, jogar futebol, pular corda, subir escadarias, andar de patins e jogar vôlei são opções que podem ser feitas com amigos e em ambientes abertos.Exercícios como boxe, musculação, remo, natação, spinning, pilates e muay thai também queimam muitas calorias, mas para praticá-los você deve procurar algum lugar especializado que ofereça estas modalidades.

Controle de peso e queima de calorias

O controle do peso de uma pessoa pode ser feito através das calorias presentes na alimentação. Eles estão diretamente relacionados, pois entre todos os alimentos que ingerimos apenas a água não contém calorias.

mulher mostrando salada

Assim, o controle do peso muitas vezes é feito com base em uma dieta de calorias certas para cada organismo. Se o indivíduo deseja emagrecer é recomendado o consumo de alimentos de baixa caloria, caso queira ganhar peso deve ser o processo contrário.

É importante saber que o controle de calorias deve ser acompanhado por nutricionistas e muitas vezes quando a perda de peso é dificultosa, por um médico endocrinologista. O controle de calorias feito por você mesmo pode ser arriscado, pois só é possível saber as reais necessidades do corpo e do seu metabolismo através de exames e diagnósticos, que só podem ser apontados por médicos ou profissionais especializados.

Conheça os chás que ajudam a emagrecer neste vídeo do Canal do Portal Zun no Youtube e potencialize ainda mais sua perda de peso!

Mulher correndo 3

Comer é uma necessidade do homem, mas estamos cada vez mais ingerindo uma maior quantidade de alimentos e consequentemente mais calorias, as quais não necessitamos. A Organização Mundial de Saúde (OMG) informou, que atualmente as pessoas estão consumindo 100 calorias a mais por dia, e ainda há estimativas que daqui 20 anos nós estaremos consumindo cerca de 1000 calorias a mais por dia. Pesquisas essas que mostram dados assustadores que certamente vão refletir de maneira negativa na balança, no bem-estar e também na qualidade de vida das pessoas.

E para reverter esse quadro gradativo de ganho de peso, a única alternativa saudável é a queima de calorias acompanhada de uma alimentação benéfica à saúde que resultará na perda de peso.

Benefícios da queima de calorias

A pessoa que está acima do peso, sedentário e ainda possui maus hábitos alimentares pode sofrer, sem saber ou estar desenvolvendo, problemas de coração, obesidade e várias outras doenças ligadas a isso. E o maior benefício da queima de calorias é, sem dúvida, diminuir os riscos de doenças vasculares e da obesidade, proporcionando assim, mais saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Quando uma pessoa resolve fazer trocas e escolhas mais saudáveis, mas simples no dia a dia, em um curto período os benefícios são enormes em todos os aspectos.

 

Exercícios para queimar calorias

Para queimar as calorias você terá que se exercitar, se preferir vá para uma academia, comece sempre devagar e com exercícios aeróbicos, pois o gasto calórico é maior, você também poderá investir tanto nos exercícios aeróbicos como também na musculação, assim estará eliminado calorias (pendendo peso) e definindo os músculos.

Caso não goste de ir a uma academia, há aulas de queima calórica, dança, boxe, Muay Thay, zumba e outras que ajudaram você se exercitar e queimar as calorias indesejadas de uma maneira mais divertida.

Amigos caminhando

Mas se você não gosta de ir à academia e não está podendo pagar aulas específicas para queimar calorias, então opte por fazer caminhadas perto da sua casa, corridas, andar de bicicleta com a família, jogar futebol com os amigos, pular corda com as crianças, subir escadas ao invés de pegar um elevador, nadar ou mesmo jogar basquete ou vôlei com os seus amigos.

Controle de peso e queima de calorias

Todos sabem que apenas fazendo exercícios para queimar calorias já ajuda na perda de peso, mas para eliminar peso de maneira saudável ou mesmo controlar a balança é necessário ter hábitos saudáveis em suas refeições.

A alimentação é um ponto fundamental no controle de peso, por isso temos que saber o que comemos e a quantidade, pois se ao final do dia ingerir mais calorias do que gastou, certamente você estará somando calorias ao final do seu dia, ou seja, engordando. Mas, se ao final do dia você ingeriu menos do que gastou, então teve um déficit calórico, ou seja, perda de peso ou queima de calorias.

Dieta

A perda de peso consiste em basicamente na queima de calorias e em uma reeducação alimentar, mudando assim o estilo de vida da pessoa.

No vídeo abaixo do Canal do Portal Zun no Youtube, você confere uma Dieta para emagrecer rápido fazendo academia:

Publicado por Ana Maria
Revisado em 14/01/2014

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