Home » Beleza

Queda de cabelos

A queda de cabelo é um problema que atinge boa parte da população mundial. Saiba como é a prevenção e tratamento desse problema.

Queda de cabelo

Ficar sem cabelo assombra boa parte da população, principalmente dos homens, onde a tendência de calvície é crescente. Mas para alegria de todos, hoje em dia são pesquisadas diversas formas de conter, evitar e até curar as quedas.

De antemão vale lembrar que é preciso diferenciar queda de cabelos e calvície, pois quedas de 50 a 100 fios ao dia são consideradas normais, e em alguns casos são sazonais. Existem cerca de 100 mil fios sobre nossa cabeça, assim essa uma pequena porção saltando do couro cabeludo não é significativa.

Queda de cabelos causas mais comuns

A queda pode ser causada por inúmeros motivos que vão de má alimentação a problemas genéticos, sendo alguns passíveis de tratamentos e outros não. Vamos começar pelo principal motivo de calvície, que está associado à genética do indivíduo, ele se chama Alopecia Androgenética e, cerca de 70% dos homens e 40% das mulheres serão afetados pelo problema.

O corpo produz hormônios e algumas partes do corpo tem a função de potencializar esses hormônios, esses são responsáveis por diversas funções no nosso organismo, mas o causador das quedas é conhecido por di-hidrotestosterona (DHT), que é responsável por diversas funções ligadas ao desenvolvimento sexual. Inclusive é usada na busca de músculos por alguns atletas de fisiculturismo.

Calvície em homens

O problema é que esse hormônio DHT age no couro cabeludo de forma a promover a miniaturização folicular, aonde os folículos vão diminuindo de tamanho, de forma a tornar os cabelos mais finos e ralos até pararem de crescer.

Outra causa da queda de cabelo está associada à ausência de nutrientes no organismo, como a falta de proteínas, que é a matéria prima para o cabelo. Especificamente a queratina é responsável por dar forma aos fios, portanto baixas quantidades de proteína na alimentação pode prejudicar a produção dos fios. Esse problema geralmente não é a causa das calvícies, mas pode acontecer em casos de dietas rígidas, onde a alimentação é comprometida.

Queda de cabelos como tratar

A queda de cabelo causada pela Alopecia Androgenética pode ser tratada de forma a minimizar, atrasar ou até interromper a manifestação da tendência de quedas através de remédios inibidores de enzimas que fabricam o DHT, pomadas entre outras formas.

Uma das principais drogas usadas para combater a Alopecia Androgenética é a Finasterida, ela inibe a atuação de algumas enzimas que são responsáveis por fabricar o DHT, dessa forma os níveis desse hormônio chegam a cair em até 70%. Todavia os efeitos colaterais podem ser proporcionalmente prejudiciais, pois o DHT tem outras funções no organismo. Ele está associado à libido, ereção e volume ejaculatório.

Tratamento queda de cabelo

O cetoconazol ainda é estudado pela ciência com a finalidade de entender seu real funcionamento, sobretudo sabe-se por diversas pesquisas que os efeitos são positivos na recuperação de áreas prejudicadas do coro cabeludo, promovendo inclusive o crescimento dos fios, pois os indícios são de que a substância consegue inibir a ação do DHT especificamente nos folículos capilares sem afetar as outras partes do organismo.

Queda de cabelos como evitar

Se tratando da falta de nutrientes, o nosso corpo utiliza as proteínas, minerais, lipídeos entre outras vitaminas para manter o organismo funcionando corretamente, inclusive fazer os folículos capilares nascerem com saúde, portanto a restrição de proteínas e outras substâncias necessárias para o funcionamento do corpo e para o cabelo devem ser supridas de forma equilibradas, pois na fila de prioridade por receber os nutrientes no nosso corpo, o cabelo está em ultimo lugar.

Queda de cabelo como evitar

Lembre-se que problemas com queda de cabelo é hereditário, então se alguém da sua família apresenta esse problema, procure imediatamente um médico para uma melhor avaliação.

Queda de cabelo

Um problema que aflige inúmeras pessoas, seja homem ou seja mulher, é a queda de cabelos. Ao contrário do que se imagina, essa é uma questão muito comum, além também de acontecer por diversos motivos. Mas antes de entrar em desespero, saiba que a queda de cabelo tem tratamento! Entenda sobre o problema, como cuidar e até como evitar a queda do cabelo:

Queda de cabelos causas mais comuns

Primeiramente, saiba que a queda de cabelo e a calvície possuem grandes diferenças. A calvície, mais representada pelos homens, é a falta de cabelo no couro cabeludo ou até mesmo em todo o corpo. Já a queda de cabelo, motivo de desespero de muitas mulheres, pode ser causada por diversos problemas como a tireóide, infecções, anemia, entre tantos outros problemas que acabam levando os cabelos à queda.

Cabelo na escova

No caso de doenças, é preciso identificar a raiz do problema para que ele seja tratado através de medicamentos. Porém outros fatores podem culminar na queda dos cabelos, como stress, má alimentação, dietas rígidas, falta de nutrientes, tratamentos estéticos e até mesmo a ansiedade.

É importante salientar que a queda de cabelo por esses fatores não leva à calvície, que a perda total dos fios, e que futuramente, os cabelos irão crescer de novo. Mas para isso, é preciso se cuidar!

Queda de cabelos como tratar

A queda de cabelo pode ser um sintoma de alguma doença mais grave. Por esse motivo, é importante saber o motivo da queda dos fios. Se a queda estiver acentuada, procure um médico para analisar o quadro e se possível realizar alguns exames que irão apontar a raiz do problema.

Queda de cabelo de homen

Se os cabelos tiverem caindo devido alguma doença, logo após o tratamento você já irá notar as mudanças e uma melhora no quadro geral.

Mas se o motivo da queda de seus cabelos for outro, saiba que com uma boa alimentação você poderá tratar do problema. Experimente acrescentar em seu cardápio espinafre, aveia, proteína animal magra como salmão e frango, morango e outros alimentos amigos dos fios.

Queda de cabelos como evitar

Para evitar a queda dos cabelos é preciso alguns cuidados, como evitar dietas rigorosas demais, submeter os fios a tratamentos estéticos que contenham química, ter uma alimentação balanceada e manter os fios sempre hidratados.

Queda de cabelo1

É importante também fazer um check-up com uma determinada frequência, dessa forma você poderá se prevenir de algumas doenças ou até descobrir se possui alguma deficiência de nutrientes no organismo.

Queda de cabelo

A queda de cabelos é algo que assombra muitas pessoas. Seja homens (esses se assustam muito mais) ou mulheres, todos temem o momento em que os cabelos começam a cair e a careca aparecer. Mas saiba que há métodos para prevenir e até mesmo evitar que isso aconteça. Para isso, primeiro é preciso descobrir a origem dessa queda e tratá-la em sua raiz.

Há muitas causas que podem determinar em queda de cabelos, algumas mais comuns e outras nem tanto. Há também médicos especialistas e que podem te ajudar nisso. Nós, do Blogmail, vamos dar algumas dicas para você descobrir a origem da queda de seus cabelos e saber como evitá-la e tratá-la.

Queda de cabelos causas mais comuns

As causas mais comuns para a queda de cabelo são:

Queda de cabelo em mulher

Genética e hormônios

O principal fator capaz de causar a queda do cabelo é, sem sombra de dúvidas, a genética. Se em sua família houver casos de calvície, fique atento, isso pode te pegar! A calvície é melhor identificada nos homens, principalmente porque na maioria das vezes usam o cabelo curto, assim deixando a calvície bem aparente. Nas mulheres a calvície pode ser identificada quando os fios vão ficando escassos na região da frente, chegando em alguns a ficar aparente o couro cabeludo.

Stress

O stress, quando em grau elevado, também pode causar a queda dos cabelos. Além disso, pode causar outras complicações, mas que não são o foco desse artigo.

Anemia

A anemia também pode ser um fator que causa queda dos cabelos. Fique atento, a queda de cabelo também pode ser um sinal de falta de ferro no organismo.

Queda de cabelos como tratar

O tratamento para queda de cabelo pode ser medicamentoso, clínico ou até mesmo caseiro. Há no mercado diversos cosméticos para combater a queda de cabelo, bem como na farmácia há medicamentos para isso.

Nossa maior dica na verdade é: consumir mais alimentos nutritivos e cereais em todas as refeições. Evite também situações de estresse e ansiedade, que causam queda dos cabelos. Mas abra o olho. Não faça dietas ricas em proteínas sem antes consultar um nutricionista!

Alimentação para queda de cabelo

Queda de cabelos como evitar

Como já dito nos tópicos anteriores, há alguns fatores que causam queda de cabelo que não podem ser evitados, como é o caso da genética. Mas alguns casos podem sim e devem ser evitados, como situações de elevado estresse e ansiedade, bem como consumo pobre de alimentos proteicos e fibrosos.

Médico para queda de cabelo

Agora, se mesmo assim a queda de cabelo surgir ou perdurar, procure um especialista para isso. E lembre-se, jamais faça dietas sem antes consultar um nutricionista!

A queda de cabelo pode estar associada ao sintomas de algumas doenças, como a insuficiência de Vitaminas D e C, anemia e alterações na glândula tireoide, como Hipertireoidismo. Tendo como maior sintomas o uso de química, chapinha ou secador podem acarretar a queda.
mulher-olhando-escova-de-cabelo

Queda de cabelos causas mais comuns

Período pré menstrual, gravidez, período pós parto, estresse ou até mesmo uma dieta pobre em nutrientes como as proteínas, influenciam na saúde das madeixas. Além de fatores genéticos que acometem homens e mulheres
mulher-tirando-o-cabelo-da-escova
Há uma doença em que a queda de cabelo está fortemente ligada sendo o  desenvolvimento de anticorpos contra o bulbo capilar que deixa de produzir os fios, o tratamento possível é a aplicação direta nos lugares afetados de arboxiterapia ou corticoide.

Queda de cabelos como tratar

Para outros eventuais sintomas a ingestão de Vitaminas, como a Vitamina C, reforça o sistema imunológico, evitando assim quedas. O organismo ao passar por infecções, febres e gripes necessita da reposição dessa vitamina para que não haja novas quedas.
mulher-segurando-o-cabelo
Há vários tratamentos para diversos danos  entre eles podemos citar:
A Carboxiterapia  que se trata da aplicação do gás anidro carbônico (CO2) nas áreas que estão perdendo cabelo, tendo como objetivo  fazer com que elas reajam a essa agressão produzindo mais oxigênio. Outra saída mais rápida é o laser de baixa potência, tipo de energia que faz com que os fios permaneçam por mais tempo na fase de crescimento, ambos os tratamentos duram por sessões semanais, independendo do tempo até que a queda seja solucionada.

Queda de cabelos como evitar

Quando corresponde a um fator externo como o uso de secadores, produtos químicos ou mesmo o uso frequente da famosa chapinha, há vários métodos para que o cabelo não caia, sendo esses cremes ou gel antes de realizar o procedimento.
Não misturar substâncias de alisamento como o tioglicolato de amônia e a guanidina, ou altas doses de descolorantes para pintar os cabelos. Para isso, recorra o teste da mecha, utilizando a substancia em uma pequena mecha, para  que não haja eventuais surpresas.
Cabelo-na-escova
Outra dica simples é maneirar no estica e puxa ao realizar rabos de cavalo, tranças ou penteados, ao aplicar muita força para realiza-los, o bulbo capilar fica extremamente sensível e acaba tendo quedas frequentes, dê um tempo entre um penteado e outro, ao lavar o deixe secar naturalmente, isso faz com que seu cabelo fique mais saudável  livre de possíveis quedas.
Quer saber mais sobre cabelos? Veja o vídeo sobre os benefícios da babosa para cabelo e pele no canal do Mundo Mulheres no Youtube:

Publicado por Bianca
Revisado em 21/12/2015

Compartilhar

Vídeos relacionados

Conteúdo relacionado

Queda de cabelo: tratamentos e causas | Minha Vida

Queda de cabelos em mulheres: A queda de cabelo é uma queixa mais comum entre as mulheres e, quando patológica, tem diversas causas, como por exemplo doenças da ...

Queda de Cabelo. Principais Causas e Tratamentos. Aqui!

O eflúvio telógeno é uma das causas existentes da queda de cabelo, é quando os cabelos caem de maneira generalizada e os fios se encontram em fase telógena.

Shampoo para Cabelos com Queda - Época Cosméticos

Confiras as melhores marcas de Shampoo para Cabelos com Queda em até 10X e com Frete Grátis*

Como tratar queda de cabelo feminino - Dicas de Mulher

Os cabelos servem não somente para a proteção do crânio, mas também são um importante adorno para o rosto. Toda e qualquer alteração sofrida pelos cabelos e ...

Queda de Cabelo ou Cabelos Ralos | Beleza na Web

Compre produtos para Queda de Cabelo ou Cabelos Ralos na Beleza na Web e acabe com a queda. Entrega Rápida. Melhor Preço para Antiqueda.

Como evitar a queda de cabelo | MdeMulher

A perda de fios preocupa as mulheres e acaba com a vaidade. Por isso, saiba por que os cabelos caem e aprenda a impedir a queda

Tratamento para Cabelos com Queda - Frete Grátis e ...

Confiras as melhores marcas para Tratamento de Cabelos com Queda em até 10X e com Frete Grátis*

Queda de Cabelo - 17 Causas + Tratamentos + Vitaminas ...

Conheça as causas que fazem seus cabelos caírem. Vença a queda capilar através de vitamina e remédio para queda de cabelo (100% NATURAL).

Vitaminas contra a queda de cabelo – Como suplementar?

Entre as vitaminas mais essenciais para prevenir a queda dos cabelos está a C, E, Vitamina B e D. Uma alimentação rica em proteínas, zinco e cromo também ...

Queda de cabelo feminina: entenda as possíveis causas do ...

Queda de cabelo feminina é uma grande preocupação, mas na maioria das vezes é algo natural. Entenda as principais causas de queda de cabelo feminina

Queda de cabelo após cirurgia | Causas, orientações e cuidados

No entanto, existem muitas outras causas de queda e de cabelos finos, que só podem ser esclarecidas com o exame completo do couro cabeludo e do fio de cabelo.

Top 4 Remédios para Queda de Cabelo: Acabe com a Calvície

Descubra agora tudo sobre os 4 melhores remédios para combater a queda de cabelo, saiba como utilizá-los, quais são seus efeitos colaterais e muito mais!

Remédio para Queda de Cabelo (lista dos 5 melhores)

Qual o melhor remédio para queda de cabelo? Veja esta lista de remédios para homem e mulher que acabam com a queda e favorecem o crescimento de cabelos.

6 coisas que você precisa saber para tratar a queda de cabelo

Sabe aquele momento em que você está escovando ou penteando os cabelos e, de repente, olha e vê aqueles fios …

Queda de cabelos - Sociedade Brasileira de Dermatologia

A queda excessiva dos cabelos tem impacto significativo na aparência, e pode ser fonte de preocupação para homens e mulheres.

Tratamento para Queda de Cabelo

Eles continuam arrumando seus cabelos da mesma forma que arrumavam há uma década ou mais, ... Antigamente a queda de cabelo nas mulheres acontecia ocasionalmente, ...

Shampoo para Queda de Cabelo - Antiqueda | Beleza na Web

Shampoo para Cabelos com Queda ou Ralos das melhores marcas. Interrompa o processo da calvície e conquiste fios mais fortes, encorpados e resistentes, com shampoo ...

Causas da queda de cabelos - JC Pereira Robotic Hair ...

Alopecia Areata (queda de cabelos) A alopécia areata, conhecida vulgarmente como “pelada”, é uma doença de causa desconhecida que atinge igualmente

Vitaminas para Queda de Cabelo - Tua Saúde

As vitaminas para queda de cabelo, como Pantogar e Innéov nutricare, são ótimas para evitar a queda de cabelo porque fornecem ao corpo as condições necessárias ...

Queda de cabelo feminino - Tua Saúde

A queda de cabelo feminino, cientificamente chamado de alopécia, possui diversas causas e saber identificá-las é necessário para que o tratamento seja direcionado ...

Receba novidades

Comentar