Home » Saúde

Queda de cabelo na menopausa

Saiba quais são as causas da queda de cabelo no período da menopausa, confira também quais os tratamentos disponíveis e como prevenir.

Senhora de olhos azuis

Em determinada idade, a mulher atinge a menopausa, que é o período fisiológico que se caracteriza pelo encerramento de ciclos menstruais, consequentemente, a produção de hormônios diminui, causando determinados sintomas incômodos para a mulher, como queda de cabelo, ondas de calor, mudanças constantes de humor, sudorese, ansiedade, nervosismo, sintomas de depressão, insônia, secura no órgão feminino, ressecamento de pele e cabelos além de enfraquecimento das unhas.

Durante este período, assim que os sintomas começarem a se apresentar é necessário o acompanhamento médico, para que o mesmo possa repor os níveis de hormônios, de modo que suavizem estes sintomas, para uma melhor condição fisiológica e social da mulher.

Causas da queda de cabelo na menopausa

Durante a menopausa, a queda de produção de hormônios reflete em todo o organismo, tornando-o incapaz de absorver corretamente os nutrientes que são ingeridos durante o dia, sendo assim, os nutrientes responsáveis pelo fortalecimento dos fios assim como a produção de mais fios e sua saúde, não é absorvida adequadamente, ocasionando em quedas.

É comum que durante este período a mulher faça a reposição hormonal, porém, o processo de absorção dos nutrientes permanece lento, devendo então obter maiores informações junto ao médico em como controlar estas quedas de forma mais rápida e eficaz.

Mulher com calor

Tratamento da queda de cabelo na menopausa

A queda de cabelo é basicamente tratada com a reposição hormonal, o médico irá receitar a melhor forma de administrar esta reposição e as doses diárias, mas, também irá sugerir uma dieta alternativa para que o organismo absorva melhor estes nutrientes, proporcionando assim maior fortalecimento dos cabelos.

A rotina de exercícios também se fará necessária, permitindo que o fluxo sanguíneo proporcione uma melhor distribuição destes nutrientes, ocasionando assim em um fortalecimento dos fios.

Como Prevenir a queda de cabelo na menopausa

Não há uma forma concreta de prevenir esta queda capilar, já que a queda dos fios é um dos primeiros sintomas a se apresentarem durante a menopausa, porém, compreendendo que a menopausa se apresenta em idade padrão de quarenta e cinco a cinquenta anos, é necessário que os cuidados com a alimentação e o organismo sejam feitos pelo menos dez anos antes de seu surgimento.

Alguns cuidados como uma dieta equilibrada a base de alimentos naturais, uma rotina de exercícios orientados por médicos e profissionais especializados podem auxiliar nesta prevenção, diminuindo os sintomas, além de utilizar shampoos que retardem e tratem este problema com a orientação de um dermatologista, e ainda evitar produtos químicos, secadores e tratamentos térmicos no couro cabeludo também podem auxiliar no alívio dos sintomas.

Viver uma vida saudável

Estas precauções prévias podem ser feitas desde cedo, considerando uma melhor qualidade de vida e de saúde para o organismo. Em relação aos tratamentos capilares, não há a necessidade de suspensão geral, podendo ser feita de forma periódica, com um maior intervalo de aplicações, permitindo que os fios não sejam danificados facilmente, quando submetidos a químicas fortes e elevações de temperatura, considerando que pelo menos dois tratamentos a cada seis meses, possam ser feitos sem que os danos se tornem permanentes.

Tags: , ,
Publicado por Guilherme
Revisado em 08/11/2013

Compartilhar