Home » Cabelo

Queda de cabelo indica problemas de saúde

A queda de cabelo atinge tanto homens quanto mulheres. A causa está ligada a herança genética ou a doenças crônicas ou emocionais.

Queda de cabelo pode mostrar problemas de saúde

Existe uma diferença entre alopecia de calvície. Alopecia é a queda tanto de fios de cabelo quanto de pelos em qualquer região da pele. Apresenta várias causas que as distinguem da calvície que se dá somente por herança genética.

A fibra capilar possui um ciclo: crescimento, repouso e queda. O crescimento começa pela raiz em forma arredondada e depois se espalha pela região inteira. A cada uma vez por mês deve crescer pelo menos 1 cm de cabelo.  A queda pode ser considerada normal, mas se for em excesso, deve-se procurar imediatamente um médico dermatologista para descobrir a causa.

Queda de cabelo pode mostrar problemas de saúde 1A causa pode ser diversa. Pode ser por predisposição genética ou por doenças crônicas ou emocionais (saiba como acabar com a tristeza e a depressão) que acometem principalmente o público feminino. A má alimentação, escassez de zinco e magnésio no organismo e a anemia também podem fazer com que os fios comecem a cair do couro cabeludo.

Além disso, pode indicar que o organismo está fragilizado por alguma patologia ou anormalidade. Exemplos: hemorragias; febre; sequelas do pós-operatório; estresse; depressão; doenças hereditárias, inflamatórias ou infecciosas e qualquer tipo de câncer e alteração hormonal.

Queda de cabelo pode mostrar problemas de saúde 2É um problema que pode atacar tanto homens quanto mulheres (leia mais sobre queda de cabelo masculino). Nos homens começa a se manifestar na parte frontal já nas mulheres na parte superior. Por isso existem no mercado várias opções de tratamento para amenizar a queda dos fios. Podem ser cosméticos para aplicar na raiz do cabelo, medicamentos via oral ou até procedimentos cirúrgicos (transplante capilar).

Também pode atacar as crianças. As principais causas são algumas doenças ou infecções bacterianas, qualquer trauma vivenciado enquanto criança, alteração hormonal e falta de nutrientes e proteínas na alimentação.

Enganam-se quem pensa que lavar os cabelos todos os dias, usar muito condicionador ou que determinada época do ano é mais propensa para queda dos fios. Como dito acima são diversas as causas e por isso é essencial procurar um médico dermatologista para ele fazer uma avaliação correta da estrutura capilar e indicar a melhor forma de tratamento.

Lembre-se que a automedicação não é recomendada em qualquer situação. Se você tomar qualquer medicamento ou passar qualquer produto pode agravar ainda mais o estado dos seus cabelos. Cuide-se!

Tags: , , , ,
Publicado por Blogcamp
Revisado em 15/03/2018

Compartilhar