Home » Cultura

Quadros mais caros do mundo

A arte é extremamente valiosa e algumas obras podem atingir valores exorbitantes. Saiba quais são os quadros mais caros do mundo.

Museu

O mundo da arte é consagrado por grandes artistas plásticos, muitos deles pintaram quadros ao longo dos anos e foram reconhecidos por sua arte, tão valorizados que seus quadros hoje em dia valem uma fortuna. Muitas pessoas gostam de decorar salas, quartos e outros ambientes com quadros clássicos, de pintores renomados e conhecidos mundialmente, mas levar um quadro desses para casa não é para qualquer um, precisa de muito, mas muito dinheiro.

Você vai conferir neste texto os quadros considerados os mais caros do mundo. Cada um deles traz uma história, relata uma época, conflito e inspira outros artistas e amantes da arte. Muitos quadros tornaram-se clássicos e sinônimo da arte plástica, a Monalisa de Da Vinci, por exemplo, é o quadro mais caro do mundo e já foi inclusive parar no Guinness Book com esta característica. Estas relíquias valem “ouro”, quadros mais comuns já são vendidos com alto preço e estes que vamos mostrar são mais valorizados ainda. Portanto, confira quatro quadros que estão classificados como os mais caros do mundo.

Monalisa e Nº 5

Monalisa

Concebida pelo pintor italiano Leonardo Da Vinci, Monalisa é a obra mais famosa do artista, reconhecida internacionalmente. Já foi declarada a mais cara do mundo e foi iniciada em 1503. Nesta obra, o autor teve sucesso com a técnica do sfumato. O quadro apresenta a imagem de uma mulher tímida com um sorriso discreto que, embora seja um pouco conservador, é um sorriso sedutor. Seu corpo foi inspirado no padrão de beleza da época. A pintura foi feita a óleo em madeira de álamo e o quadro encontra-se hoje no Museu do Louvre em Paris; se fosse vendido valeria cerca de 670 milhões de dólares.

Nº 5

Outra obra muito valiosa é nº 5, de Jackson Pollock. O americano é conhecido por suas obras expressionistas abstratas e deixa isso bem claro e estampado na obra nº 5. Esta pintura foi feita em papelão com tintas em tons de amarelo e marrom formando um ninho, seu valor chega a aproximadamente a 140 milhões de dólares, que é valor pelo qual foi vendido em 2006.

Adele Bloch-Bauer I e Garçon à la pipe

Adele Bloch-Bauer I

Este quadro é o retrato de Adele Bloch-Bauer, uma pintura de Gustav Klimt feita em 1905 que levou três anos para ser concluída. Esta foi feita com óleo e ouro em tela marinheira e com total complexidade. Segundo reportagens esta obra foi vendida pelo valor de 135 milhões de dólares para Ronald Lauder, que é o dono da Neue Galerie que fica em Nova York desde Julho de 2006.

Garçon à la pipe

Garçon a La pipe, que significa garoto com o cachimbo, é um obra do artista espanhol Pablo Picasso feita em 1905. O artista fez este quadro quando ainda tinha 24 anos. Feita a óleo sobre tela na França, o quadro retrata um jovem rapaz com um cachimbo na mão esquerda e uma coroa de rosas na cabeça. Quanto ao seu valor, chega a aproximadamente 104,1 milhões de dólares, sendo considerado o sexto quadro mais caro do mundo.

Confira mais pinturas caras no vídeo a seguir:

van gogh irises 1889.A pintura é um modo de expressar os sentimentos, tanto para quem a cria quanto para quem a vê. As cores, traços e texturas em tela mostram um pouco da personalidade de cada pintor e percebemos que estes nomes tão grandiosos como Picasso, Voltaire e Leonardo da Vincci infelizmente só foram valorizados após suas mortes. Estes valores ultrapassaram a esfera de talento e genialidade para chegar ao valor monetário de muitos milhares de dólares. Veja agora alguns dos quadros mais caros do mundo.

N° 5 – Jackson Pollock

N° 5 Jackson PollockEste quadro chegou a ser negociado no ano de 2006 por 140 milhões de dólares, que ajustado a inflação de 2010 chega ao custo de 151,4 milhões. A obra é um símbolo do expressionismo e foi pintada em 1984 sobre uma placa de fibra.

Woman III – Willem de Kooning

Woman III Willem de KooningTambém expressionista, a pintura chegou a ser exposta no Irã, mas algum tempo depois foi vetada pelo governante aiatolá Khomeini. Foi vendido no mercado negro das artes até chegar às mãos do bilionário das finanças americano Steven Cohen por um custo de 148,7 milhões de dólares em valores correntes.

Retrato do Dr. Gachet – Vincent Van Gogh

Retrato do Dr. Gachet Vincent Van GoghVan Gough reproduziu neste quadro de 1890 o médico que cuidou de sua saúde até a sua morte. Sete anos depois foi vendido por um valor muito baixo e acabou passando por diversas mãos até ser confiscado por ter sido visto como parte de uma campanha nazista. Na década de 90 o quadro foi vendido, contando com reajustes, por 137,6 milhões sendo considerado o quadro mais caro vendido em leilões. O quadro está desaparecido desde a morte de seu dono, o japonês Ryoei Saito.

Nu au Plateau de Sculpteur – Pablo Picasso

Nu au Plateau de Sculpteur Pablo PicassoEm português chama-se Nu, Folhas Verdes e Busto. Foi vendido em 2010 por 106,5 milhões de dólares. O quadro retrata uma amante de Picasso e foi exposto a público apenas uma vez em 1961 para a comemoração dos 80 anos do pintor.
Existem outros quadros muito caros e interessantes de diversos pintores descritos no site da revista Exame.

Tags: , ,
Publicado por Juliane
Revisado em 26/11/2013

Compartilhar