Home » Cultura

Projetos sobre cultura escolar

O Brasil é um país culturalmente rico. Muita dessa cultura chegou até nós por intermédio da mistura de povos que aqui vive.

Projetos culturaisA cultura é um dos elementos mais fortes da consciência nacional de um povo. Por essa razão, pedagogos e profissionais do ensino em geral, concordam que a cultura possui uma importância extrema no desenvolvimento da educação da criança e do jovem, pois o contato com a cultura ajuda a desenvolver e criar raízes, além de ampliar a visão de mundo de uma criança. Por isso, criar projetos culturais em sua escola é fundamental, e com certeza trará benefícios visíveis aos alunos. Confira algumas dicas de projetos possíveis que você pode estar desenvolvendo.

Projetos sobre cultura popular

GrafiteA cultura popular é aquela desenvolvida no dia a dia pelo povo brasileiro em geral. Nesse sentido, é importante situar a criança dentro da consciência de que ela também é um agente de promoção, realização e consumo de cultura.

Que existem elementos em sua própria vida que são frutos da cultura brasileira.

Para tanto, um projeto que procure resgatar as histórias sobre os mitos, lendas e mesmo sobre o passado, que avós e tios mais velhos têm para contar pode fazer muita diferença.

Colocar as crianças para pesquisar esses mitos e depois apresenta-los em semanas culturais ou mesmo em um evento especial, onde, mais do que apresentadores, essa cultura também possa, através de contadores de história, ser passado para elas.

Outro projeto interessante é levar a criança a explorar o ambiente da cultura urbana. Conhecer os centros culturais, os mitos que surgem nas cidades, à música urbana, os desenhos, como o grafite, entre outros elementos da cultura das cidades. O mesmo modelo de pesquisa e apresentação pode ser adotado nessa ideia.

Projetos escolares sobre a cultura nordestina

Lampião e Maria BonitaEsses projetos devem ter por objetivo demonstrar que mesmo as regiões mais distantes do nordeste de algum modo assimilaram os elementos de sua cultura, e que o Brasil, por um todo, é fruto da mesma essência cultural.

Assim, organizar um festival com danças, músicas e mesmo com pratos típicos do nordeste é uma boa forma de colocar as crianças para terem contato com essa cultura.

O resgate de figuras históricas importantes, como o Lampião, por exemplo, ou estudar a história do tempo onde o nordeste era o centro cultural e politico do país, também pode servir de uma boa ponte.

E finalmente, a história recente do Brasil, onde o povo nordestino se deslocou do nordeste em si, migrando para as demais regiões brasileiras, pode fazê-los associar a presença dessa cultura em suas vidas.

Projetos sobre a cultura indígena

ÍndioA cultura indígena é muito forte no Brasil, por mais que as populações indígenas estejam hoje limitadas e reduzidas.

Assim, um projeto que busque resgatar as palavras indígenas que estão incorporadas no nosso idioma pode fazer com que as crianças percebam essa importante correlação.

Conhecer a culinária indígena, aquela que é praticada em todas as muitas vezes sem que saibamos de onde surgiu o prato.

E, naturalmente, os mitos, que são a parte que mais encanta os jovens quando se colocam diante desse assunto.

Leve-os a construir maquetes de aldeias, ou mesmo interpretarem esses mitos caracterizados.

Em projeto em escolas, alunos apresentam dança indígena. Confira o vídeo no Youtube:

Publicado por Andre
Revisado em 31/10/2013

Compartilhar

Vídeos relacionados

Receba novidades

Comentar