Home » TV

Programas educativos da televisão

Atualmente existe uma baixa possibilidades de programas educativos na televisão. Porém ainda conseguimos encontrar alguns. Saiba mais.

TV EducativaQuando tratamos de programas educativos na televisão, entramos em uma grande disputa, das quais as emissoras e os mais diversos tipos de públicos têm opiniões muito diferentes.

Hoje, a maior parte da mídia brasileira é monopolizada por poucas famílias e os investimentos em programação são feitos em temas os quais proporcionam audiência e lucro.

Dessa forma, as novelas, programas de moda, discussões entre famílias e amigos, super exploração dos acontecimentos ruins da vida das pessoas sem acarretar benefício algum à sociedade e o sensacionalismo de muitos jornais, entre outros, chamam a atenção dos sujeitos sem uma base educacional sólida, fazendo com que a programação televisiva praticamente se resuma a inutilidades que dão audiência.

No entanto, apesar de a programação educativa não ser a mais rentável e não ter o público mais expressivo, ainda existem emissoras tanto na TV aberta quanto na fechada que prezam pela educação de crianças e adultos através da qualidade e do conteúdo de sua programação.

Programas educativos da TV aberta

TV CulturaNa TV aberta o número de programas educativos é muito escasso, porém, a TV cultura investe em uma grade de programação de qualidade direcionada tanto para as crianças quanto para jovens e adultos, a fim de proporcionar mais conteúdo cultural a seu público.

É importante destacar: a Cultura é um dos poucos canais que tem uma programação infantil vasta durante o dia e proporciona inúmeros aprendizados às crianças, além de trazer filmes, atrações musicais e programas informativos de qualidade.

Outra emissora que leva em consideração a qualidade do que é transmitido aos espectadores é o canal Futura, com suas atrações infantis como desenhos e séries, e programas de utilidade pública como os jornais, salas de debates e educativos como o Telecurso.

Programas educativos da TV fechada

History channelEm se tratando da TV fechada, é possível dizer que seu público é mais selecionado e seletivo em função do seu custo.

Dessa forma, ela tem uma programação diferenciada a fim de atingir todos os gostos de seus espectadores. Há canais direcionados às crianças com desenhos e séries, entre os quais estão: Disney Junior, Discovery kids, RáTimBum e Cartoon Network.

Além desses e com atrações mais diversificadas, porém não menos educativas, estão os canais: Discovery Channel, History Channel, National Geographic, com diversos programas e séries desenvolvedoras de conteúdo cultural, histórico, geográfico e científico.

Apesar da existência de legislações que determinam a transmissão de programas educativos na Tv, não os vemos com tanta facilidade. Isso se dá pelo fato de não atraírem tanta audiência como outros programas de entretenimento feitos com o intuito de simplesmente vender, sem preocupações com o que será transmitido ao espectador, nem com os benefícios tirados dessa transmissão para a vida pessoal dele. Assim, o parco investimento na grade de programas televisivos educacionais de qualidade é real e afeta a maior parte das pessoas, se não todas elas. O que deveria ser considerado um bom motivo para reivindicar uma revisão de conteúdo, é deixado de lado por grande parte das pessoas serem manipuladas e sofrerem de uma alienação muito grande. Por fim, escolha muito bem o que será assistido para que acarrete algum benefício pessoal e de importância para a vida.

Tags: , ,
Publicado por Viviana
Revisado em 31/10/2013

Compartilhar