Home » TV

Programas de tv antigos

Foi em meados dos anos 50 que a tv foi trazida para o Brasil, com programas que marcaram a vida de muitas pessoas. Relembre:

Bozo

Os brasileiros são telespectadores fiéis dos programas de TV, principalmente aqueles que acompanham os programas desde o início da TV brasileira. O primeiro canal a entrar no ar foi a TV Tupi, quando o aparelho foi trazido para o Brasil no início dos anos 50 por Assis Chateaubriand.

Desde então a televisão passou a representar um fator da cultura popular do país, revelando vários nomes da teledramaturgia, apresentadores de programas, cantores, jornalistas, enfim, a televisão foi à porta aberta para revelar grandes talentos que ainda fazem parte história atual da TV.

E para quem gosta de programas antigos, este texto resgata a era de ouro de três canais que estão no ar até hoje, a Rede Globo, o SBT e a TV Cultura, relembre ou conheça os programas antigos destas emissoras, uma época que se desprende totalmente dos traços tecnológicos que as imagens têm nos dias de hoje, e isso tudo melhorou com a chegada do sinal da TV Digital.

Desde antigamente a TV preparou-se para atender a todas as faixas etárias, programas infantis, telenovelas, filmes, telejornalismo, programas de auditório e videoclipes musicais para atender novinhos e velhinhos.

Programas de tv antigos da Globo

Jornal Nacional - Hilton Gomes e Cid Moreira

A rede Globo foi fundada em Abril de 1965, 14 anos depois que a TV chegou ao Brasil. Um de seus programas mais antigos é o Jornal Nacional que teve início em 1969 e está no ar até hoje, é um dos jornais mais assistidos e reconhecidos do país e acumulou ao longo desses anos diversos prêmios.

Outro programa antigo da Globo e que também está no ar atualmente, é o Fantástico, que teve início em 1973 e é considerado uma revista eletrônica, um programa cheio de curiosidades, reportagens sobre vários assuntos, polêmicas e entrevistas.

Quem nunca quis ganhar um “beijo do gordo” antes de dormir? O programa do Jô, também entra na lista dos mais antigos da Globo, desde 1988 o programa já recebeu vários artistas, escritores, médicos, músicos, enfim, foram vários entrevistados com histórias inusitadas para contar.

Programas de tv antigos do SBT

Silvio Santos jovem

O SBT também é um canal pioneiro na TV brasileira, seu grande mentor Silvio Santos é o apresentador do programa mais antigo da emissora, com o programa que leva seu nome Programa Silvio Santos, a programação é variada, sempre com muito bom humor, quadros com a participação do auditório, desde 1963.

Também o programa do palhaço Bozo direcionado ao público infantil foi é um dos mais antigos do SBT, hoje não está mais no ar, outro programa voltado para o público infantil é o Bom dia e Cia que durante muito tempo foi apresentado pela Eliana.

Programas de tv antigos da TV Cultura

Castelo Rá Tim Bum

A TV Cultura, como já diz o nome, é voltada para um público intelectual com programas simples e muito bons, inclusive a grade de programas infantis que exibiu o Castelo Rá Tim Bum, com aventuras do Nino que sempre morou em um castelo do tipo que toda criança sonha.

Outro programa antigo do canal foi Cata Vento, que tinha o apoio de pedagogos e psicólogos que tinham o objetivo de desenvolver conceitos, habilidades e aptidões para crianças.

memória da tv
Os programas de TV sempre foram grandes sucessos na televisão. O primeiro programa de televisão no Brasil se chamava Show, esse programa de TV é ainda relembrado por muitos que vivenciaram esse grande momento da televisão brasileira.
Muitos anos se passaram desde a estreia dos programas antigos e com o passar dos anos muitos outros foram surgindo trazendo a alegria e matando a curiosidade, com muitos assuntos interessantes a serem abordados.
Os programas de TV que hoje consideramos antigos eram verdadeiras atrações que cativavam a os assistisse, programas de comédias, curiosidades, infantis e muito mais. Muitas programações de televisão antigas fizeram a alegria da infância de muitos, além de trazer muita informação.

Programas de TV antigos da Globo

Priscila personagem da TV Colosso
Ao longo dos anos muitos programas antigos foram exibidos na TV Globo e muitos deles devido ao grande sucesso duraram anos na telinha, acompanhando o crescimento de uma geração.
Alguns programas da TV Globo foram estreados ainda na década de 70 e 80 como Jornal Nacional, Fantástico, Globo Repórter, Vídeo Show, Jô Soares e Programa do Faustão, esses considerados antigos, ganham um formato moderno a cada ano que se passa e apesar dos anos continuam ganhando grande audiência.
Entre os mais variados programas antigos já exibidos na TV Globo estão: TV Colosso, Os Normais, Os Trapalhões, A Comédia da Vida Privada, Caça Talentos, Dallas, Dicas de um Sedutor, Escolinha do Professor Raimundo, Globo de Ouro, Sai de Baixo e Viva o Gordo.

Programas de TV antigos do SBT

Domingo Legal
O SBT é uma emissora fundada no ano de 1981, sua principal preocupação sempre foi exibir uma programação de qualidade para seus telespectadores. Ao decorrer dos anos muitos programas foram exibidos e esses que agora considerados antigos que já não passam mais na TV são considerados sucessos da emissora.
Com uma variedade extensa de programas de humor, jornalísticos e entretenimento o público ainda guarda saudades de muitos programas exibidos em décadas anteriores.
Os programas antigos da TV do SBT que estão na lista de grande sucesso de audiência foram: Disney Cruj, Fantasia, Aqui Agora, Programa Tentação do SBT, Show do Milhão, Programa Livre, Popstars, Dó Ré Mi Fá Sol Lá Simony, Eliana & Cia, Domingo Legal, Porta da Esperança, Ô... Coitado!, Namoro na TV, Topa ou não Topa, Topa Tudo por Dinheiro, TV Animal, Veja o Gordo e Passa ou Repassa.

Programas de TV antigos da Cultura

Viola, minha viola
A TV Cultura é uma emissora brasileira que está entre as mais antigas emissoras de TV. Sua programação é votada para todos os públicos: adulto, jovem e infantil. Seus programas há mais de décadas são reconhecidos por todo o cuidado que a emissora tem em oferecer programas de qualidade e cultura a todos os públicos.
Apesar dos anos e das programações novas, muitos ainda se lembram dos programas antigos da TV Cultura, e grande maioria deles incluem os programas infantis que ensinaram e alegraram muito a uma geração que hoje já é adulta.
Os programas de TV antigos da Cultura que mais fizeram sucesso foram Mundo da Lua, Bambalalão,  X- tudo, Confissões de adolescente, Vitrine, Planeta Terra, O mundo de Beakman, É Proibido Colar, Viola Minha Viola, Telecurso, Metrópoles entre outros. Muitos programas antigos podem ser vistos até hoje na TV cultura, confira e mate a saudades.

Os programas de TV antigos são ótimas atrações de um passado que deixou saudade para muitas gerações, através deles a educação, cultura e entretenimento foram inseridos de maneira muito divertida para muitas pessoas que até hoje lembram com carinho de cada programa exibido.
Confira também no canal do portal Zun no Youtube: Programas de TV anos 90.

Tags: , ,
Publicado por Juliane
Revisado em 10/01/2014

Compartilhar