Home » Cultura

Principais patrimônios culturais brasileiros

Patrimônios culturais podem ser materiais ou até imateriais. Conheça alguns patrimônios que pertencem ao nosso país.

Cristo Redentor olhando para o RJO Brasil é um dos polos culturais de maior desenvolvimento e amplitude do mundo, sendo uma cultura versátil e multiforme, que foge a um único padrão pré-determinado e não se encontra confinado a uma única forma.

Na verdade, é possível dizer que a cultura brasileira é algo vivo e está por toda parte.

Inclusive no mundo concreto.

Seja em sua história arquitetônica ou na arquitetura moderna, ou simplesmente em resquícios sólidos do passado, nós temos patrimônios que são testemunhas de nosso desenvolvimento e força cultural.

Conheça alguns deles:

Quais são os patrimônios culturais brasileiros

Obra de aleijadinhoUm patrimônio cultural nada mais é que um bem, sendo que este pode ser algo físico ou não, que contribua para a cultura e identidade de uma nação, logo para a consciência mundial da cultura. Assim, um patrimônio nacional também é um patrimônio mundial. No Brasil, nós temos um órgão que é o responsável por determinar o que é um patrimônio, bem como por cuidar deste, fiscalizar seus recursos, entre outras coisas, que é o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Desde sua fundação, esse tem sido seu principal objetivo. Devido ao nosso tamanho territorial, a miscigenação e amplitude do povo brasileiro, temos consequentemente muitos patrimônios culturais importantes, sendo alguns maiores, outros mais novos.

Um exemplo de patrimônio bastante antigo é o centro histórico da cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. Devido ao seu valor histórico, a cidade está entre os maiores e mais importantes patrimônios que temos, sendo que sua arquitetura é um testemunho vivo do que foi nosso desenvolvimento nestes 500 anos de Brasil. Muitas das obras do artista Aleijadinho também estão lá, e sua arquitetura barroca dá à cidade todos os ares requintados de uma cultura viva.

Outro ponto bastante conhecido é o nosso Cristo Redentor, na cidade do Rio de Janeiro. É claro que dispensa comentários sobre ele, mas sendo uma realização do século XX, o Cristo além de ser o cartão postal da cidade maravilhosa, também é a materialização da expressividade cultural de um período.

Outro ponto que merece destaque é a cidade de Brasília, no nosso Distrito Federal. Seu projeto original, desenvolvido pelo arquiteto Oscar Niemeyer, é um dos marcos da história arquitetônica do mundo, demonstrando toda grandiosidade do espírito criador do arquiteto.

Ou, em outra viagem no tempo, o Centro Histórico de Salvador, uma das testemunhas mais antigas de nosso desenvolvimento e formação.

Fotos de patrimônios culturais brasileiros

Entre os patrimônios mais belos se destaca o Cristo Redentor.

Ouro Preto por si só é capaz de tirar o folego de qualquer visitante, seja por sua beleza ou história.

Brasília é uma das maiores realizações da arquitetura do século XX, tendo nascido no meio do nada, um deserto, para se tornar uma das nossas principais cidades.

Lista de patrimônios culturais brasileiros

Farol - OlindaAlguns outros pontos importantes são o centro histórico de Olinda.

Ainda mais antigo e imponente, as ruínas jesuítico-guaranis de São Miguel das Missões.

As belezas do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, e do ainda mais antigo Parque Nacional da Serra da Capivara.

Entenda melhor o que significa patrimônio nesse vídeo do Youtube:

homens praticando capoeiraO Brasil está repleto de indicadores de sua cultura, fazendo com que os curiosos e pesquisadores possam conferir diferentes aspectos que são relevantes para os brasileiros, normalmente englobando teatro, dança, música e até mesmo fatores históricos que estão relacionados com tais conteúdos, tornando-se “culturais” por serem construídos pelas mãos do homem, diferenciando-se dos bens naturais. É possível constatar a existência de vários patrimônios culturais brasileiros, sendo que estes locais são cultivados e protegidos pela população, contendo uma série de indicadores que podem ser considerados relevantes, marcando épocas e demonstrando aos moradores atuais do Brasil quais os costumes, crenças e hábitos das gerações passadas, guardando um arsenal de materiais relevantes.

Quais são os patrimônios culturais brasileiros

Há vários patrimônios culturais brasileiros que destacam-se, sendo que um dos mais importantes é a cidade história de Ouro Preto, sendo que a mesma está localizada em Minas Gerais e foi considerada como um patrimônio cultural desde 1980. A sua fundação ocorreu no século XVII, sendo que Ouro Preto foi uma cidade que recebeu uma série de mineradores de ouro, fazendo com que a região tornasse explorada constantemente para encontrar pedras preciosas e minérios que podiam servir para a fabricação de diferentes produtos. Além disso, Ouro Preto também reunia uma série de igrejas, sendo um dos marcos do escultor barroco denominado como Aleijadinho.

Ouro Preto

O centro histórico de Olinda também é considerado um dos patrimônios históricos de Pernambuco, sendo que o local foi inscrito como um estabelecimento a ser conservado em 1982, apresentando, em suma, a história de portugueses e da exportação da cana de açúcar. A arquitetura do local é um dos pontos mais atraentes, com edifícios e jardins, além de templos barrocos que também estão presentes no ambiente, também fazendo parte da paisagem uma série de conventos e capelas. Outro patrimônio histórico são as Missões Jesuíticas de Guarani, sendo que o mesmo está localizado no Rio Grande do Sul, porém uma parte do estabelecimento está situado na Argentina, ou seja, realizando a divisão deste bem que foi inscrito como cultura em 1983. O local apresenta as ruínas de cinco das missões jesuíticas que foram realizadas no Brasil e na Argentina há anos atrás, construídas em território dos que antes era equivalente aos guaranis.

Fotos de patrimônios culturais brasileiros

Os patrimônios culturais brasileiros, em sua maioria, apresentam uma estética semelhante, sendo que estes baseiam-se em locais com vários recintos para expor a história, obras e tornar-se um marco, além de diferentes estruturas que podem ser constituídas por conventos, como no caso do patrimônio localizado em Olinda, além de paisagens exuberantes que permitem indicar uma estética particular. Normalmente os prédios são belos, com arquitetura incrível e com detalhes que fazem com que o local possa ser identificado como um diferencial.

Lista de patrimônios culturais brasileiros

Há vários patrimônios culturais brasileiros, sendo que é possível destacar uma lista dos mesmos, assim como: Centro Histórico de Salvador, Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, Plano Piloto de Brasília, Parque Nacional da Serra da Capivara, Centro Histórico de São Luís, Centro Histórico de Diamantina, Centro Histórico de Goiás, Praça de São Francisco, além dos já citados acima.

Tags: , , ,
Publicado por Andre
Revisado em 17/12/2013

Compartilhar