Home » Cultura

Principais manifestações culturais brasileiras

A grande diversidade da cultura brasileira é o que torna o Brasil um país com muitas manifestações culturais, que vão de Norte a Sul.

Manifestação cultural brasileiraO Brasil é um país rico em cultura e estas se expressam de várias maneiras, em várias pessoas, músicas, comidas, esportes e folclore. O conhecimento e a prática desta cultura só trazem benefícios e crescimento para os brasileiros, as principais manifestações no Brasil acontecem de acordo com as regiões ou coletivamente.

Os brasileiros são felizes e alegres, comemoram várias datas e festas durante o ano, e essa cultura é a marca de um povo que fica conhecida pelo mundo todo.

Um exemplo disso é o carnaval, uma festa que acontece todo ano no mês de fevereiro, dura três dias, é transmitida pelos canais de TV e é conhecida em vários países do mundo, o que atrai e contribui para o turismo do país nesta época do ano. Saiba mais um pouco sobre as manifestações culturais brasileiras como, o folclore, a música e a culinária.

Principais manifestações culturais brasileiras: folclore

Diversidade cultural no folcloreO folclore brasileiro traz muitas histórias, mitos, contos populares e lendas contadas por gerações e gerações, muitas destas histórias vieram da imaginação das pessoas, principalmente de moradores humildes de cidades do interior e foram transmitidas através da oralidade, a maioria destes contos foram criados para passar valores, lições ou somente para assustar.

Tais histórias são uma mistura de fatos históricos reais e fantasias criadas, com temas sobrenaturais e personagens medonhos, os mitos folclóricos mais famosos são, o Boitatá, a lenda do Boto, o Curupira, o Lobisomem, Mãe D’água, Corpo Seco, Pisadeira, Mula sem cabeça, Mãe de ouro, Saci Pererê, Comadre Florzinha, entre outras marcas do folclore brasileiro

Principais manifestações culturais brasileiras: música

Manifestação cultural brasileira na músicaA música brasileira é outra coisa contagiante, alegre e emocionante e ela atua em vários gêneros diferentes. A jovem guarda com Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderléia entre outros tantos cantores, fizeram grande sucesso nos anos 60.

Outros gêneros que são manifestações culturais na música é o famoso e brasileiríssimo samba, com o pandeiro, cuíca e tambores este rimo movimenta muitas pessoas com samba no pé, outro ritmo é o sertanejo, típico da região centro-oeste, Mato Grosso e Goiás, destes Estados nasceram várias duplas sertanejas que embalam muitos casais com suas músicas que também são dançantes.

Ainda o frevo de Pernambuco, o Maracatu, Xaxado, Forró, Baião e tantas músicas que marcam o som brasileiro cheio de harmonia.

Principais manifestações culturais brasileiras: culinária

Manifestção cultural na culináriaSe tem uma coisa que todo brasileira ama, é comer, e comida boa neste país é o que não falta, a culinária mineira com a tradicional combinação de polenta, frango e quiabo dá água na boca, também o doce de leite e pão de queijo.

No Estado da Bahia o acarajé é o prato típico que atrai os turistas, outra coisa boa é a feijoada, aquele feijão preto com aroma defumado é maravilhoso, o baião de dois que é um prato a base de arroz e feijão também é um dos pratos que representa a cultura brasileira.

O Brasil é um país que preserva sua cultura e a utiliza como cartão de visitas para turistas e moradores locais, conheça o país e experimente estas delícias.

Quer saber mais sobre cultura brasileira? Confira o vídeo Principais ritmos brasileiros e suas origens, do canal do Portal ZUN no YouTube.

A cultura brasileira, devido à miscigenação de diversos povos africanos e europeus que imigraram para o país, engloba inúmeros aspectos e detalhes que podem ser ressaltados, agradando a diferentes tipos de pessoas com suas empolgantes e envolventes manifestações. Além do típico arroz e feijão presente nas casas de quase todas as famílias, muitos outros traços culturais estão presentes em nosso dia a dia.

Bumba meu Boi

Manifestações culturais brasileiras: folclore

O folclore é um dos aspectos de maior destaque da cultura brasileira. Possui lendas criadas com o passar dos anos, normalmente sobre seres fora do comum ou sobrenaturais, que tanto podem realizar ações consideradas boas quanto trazer problemas diversos. Alguns personagens são até mesmo considerados “vilões” e assustam os diferentes ouvintes da história.

Saci Pererê

As lendas mais conhecidas são Boitatá, Capelobo, Cobra-Grande, Corpo-Seco, Boto, Cuca, Curupira, Lobisomem, Iara, Mandioca, Mapinguari, Mula Sem Cabeça, Negrinho do Pastoreio, Saci Pererê e Vitória Régia. Ainda podemos destacar como elementos do  folclore brasileiro o Carnaval (bem diferente do original italiano) e as Festas Juninas, ambos destinados ao entretenimento e à diversão de todos os participantes.

Manifestações culturais brasileiras: música

A música também é um aspecto muito marcante da cultura brasileira e uma das principais manifestações que ocorrem no país, com uma imensa variedade de cantores e bandas com distintos focos em relação à ritmos. Um dos estilos de música mais citados e ouvidos por várias pessoas é o Samba, que consegue cativar muitos indivíduos por suas batidas rápidas e animadas. No Carnaval, é possível ouvir o ritmo constantemente, por este ser disseminado para toda a população que se atrai pelo evento.

Frevo

O Forró também é brasileiro, e várias bandas e artistas já investiram neste estilo musical para que fosse possível fazer sucesso, muitas vezes misturando com outros ritmos tocados pelo mundo ou cultivando sua forma pura. O Frevo, Baião, Xaxado e Maracatu também são ritmos frequentes de manifestações culturais brasileiras, encontrados principalmente em festas de cidades interioranas. Não podemos nos esquecer também da MPB, a rica Música Popular Brasileira.

Manifestações culturais brasileiras: culinária

Em relação aos alimentos consumidos no Brasil, é possível destacar uma variedade de comidas típicas que são apreciadas pela população. Um dos pratos mais conhecidos é a Feijoada, envolvendo diferentes acompanhamentos que podem ser inclusos. O Vatapá, originário do Nordeste do Brasil, também é um dos símbolos da culinária nacional, assim como Buchada, Pudim de Iaiá, Pudim Veludo, pratos com milho, pimenta malagueta, inhame, canjica e pamonha, Cuscuz, Caruru, Acarajé, Arroz-doce, Tapioca, Chimarrão, Tripada, Pão de queijo, entre muitos outros.

Feijoada

Além de enriquecer o dia a dia dos brasileiros, as manifestações culturais permitiram espalhar por todo o mundo uma variedade imensa de criações, promovendo pontos turísticos do Brasil, formando a identidade do povo e atraindo turistas com sua música, culinária e folclore.

Quer saber mais sobre cultura brasileira? Confira o vídeo Principais ritmos brasileiros e suas origens, do canal do Portal ZUN no YouTube.

manifestações culturais brasileiras
As principais manifestações culturais brasileiras foram adquiridas e influenciadas com a mistura de muitos países. Com tanta informação de cultura e mistura de raças se torna singular e diferenciado dos demais povos de outros países.
Descoberto por colonizadores portugueses, o Brasil tem grande influência e raízes lusitanas, porém com a chegada de povos africanos, alemães, italianos e os indígenas que já faziam parte desde inicio do povo brasileiro, o Brasil se tornou rico em cultura e suas manifestações são cada vez mais prestigiadas dentro e fora do país.
As principais manifestações brasileiras podem ser encontradas em várias regiões do país e cada uma delas possui uma característica e influências diferenciadas. A áfrica é um dos países que mais trouxe manifestações culturais para o Brasil, por isso é muito comum sermos tão comparados aos povos africanos com os nossos gostos, comidas e modo de viver.
Esse povo sofrido se instalou no Brasil e com o tempo sua cultura e tradições como a religião, a música e a culinária tomou conta o Brasil como uma das principais manifestações culturais.

Principais manifestações culturais brasileiras: folclore

umbanda
O folclore é uma das principais manifestações culturais brasileiras, pode ser definido como conjunto de mitos e lendas criados por pessoas espalhadas por todo o Brasil sendo passada de geração em geração até os dias de hoje.
Sendo uma as principais manifestações culturais o folclore representa uma identidade social em que através da cultura e atividades feitas em grupo se torna um bem mais que precioso para o nosso país.
Com misturas e contribuições de vários países, o folclore se torna rico e cada vez mais admirado e diversificado, contribuindo e muito não somente para enriquecer e divulgar as manifestações culturais, mas também é muito importante para a economia do país gerando muitos empregos.
Falar de folclore nos remete aos contos como o do Boitatá, Boto Cor-de-Rosa, Curupira, Lobisomem, Mula-Sem-Cabeça, Saci Pererê entre outros que são orgulho por serem principais manifestações culturais brasileiras.

Principais manifestações culturais brasileiras: música

manifestações culturais música no Brasil
A música brasileira está entre as principais manifestações culturais mais importantes. A maior parte dos ritmos e estilos de músicas tem forte influência da África como o samba, músicas de tambores, maracatu, congada entre outros.
Foi no século XIX que a palavra samba foi introduzida pela primeira vez entre os escravos africanos e desde então esse ritmo contagiante tomou conta do Brasil. Os ritmos brasileiros que se tornaram as principais manifestações culturais dentro do país foram chegando a meados da década de 30 e desde então são importantíssimo para a história da cultura popular.
Como principais manifestações culturais brasileiras na música as que se destacaram mais foram o samba, as músicas caipiras, a bossa nova, o choro, o tropicalismo, a mpb e a jovem guarda. Essas principais manifestações culturais brasileiras do gênero musical são bastante reconhecidas dentro e fora do país.

Principais manifestações culturais brasileiras: culinária

culinária brasileira
Assim como o folclore e a música se tornaram principais manifestações culturais brasileiras, a culinária também deu sua contribuição para a qualidade inigualável do sabor e variedade na cultura brasileira. Se tornando parte das principais manifestações culturais brasileiras, a culinária típica tropical é uma mistura de sabores de variados povos que no solo brasileiro já pisaram.
Três povos muito importantes influenciaram a culinária brasileira e se tornaram responsáveis por essa categoria ser uma das principais manifestações culturais que são os índios, os africanos e os europeus. O Brasil possui características diversificadas e com se torna único em sabor e alegria.
Cada região do Brasil sofreu influências de outras culturas na culinária e pode ser apreciada e conhecida por todos que amam a culinária brasileira. As principais manifestações culturais brasileiras que se incluem na culinária podem ser encontradas no Norte como pratos de frutas, peixes e mandioca, no Nordeste a predominância de coco, dendê, feijões, peixes e crustáceos.
No Centro Oeste as carnes, bebidas como erva mate, aves e caça, no Sudeste existe uma mistura de sabores usados nos pratos da região inclusive a feijoada típica dos negros. No Sul se encontra os pratos de carnes, preparadas como churrasco, além de linguiças temperadas, picantes e deliciosas.

As principais manifestações culturais brasileiras como o folclore, a música e a culinária fazem do Brasil um país rico e diferenciado, considerado como povo acolhedor, o Brasil passa suas tradições de geração para geração sem perder sua simplicidade e alegria.

Tags: , , ,
Publicado por Juliane
Revisado em 22/10/2013

Compartilhar