Home » Educação

Principais erros de uma redação

A redação é um dos passos mais importantes nos vestibulares e concursos, que deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão.

Principais erros de uma redação

A prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será realizada nos dias 22 e 23 e outubro de 2011, ao todo o exame recebeu mais de 5,3 milhões de inscrições. Segundo uma pesquisa os candidatos já estão se preparando para todos os detalhes, entre eles o assunto redação, que atualmente é uma das melhores formas de avaliar o aluno e conta muitos pontos no resultado final.

Infelizmente aqui no Brasil a leitura não é um hábito muito comum, mas sem dúvidas nenhuma pode trazer muitos benefícios, pois ajuda a melhorar a escrita, desenvolve o raciocínio, amplia nosso vocabulário, além de um vasto conhecimento que podemos adquirir somente com a leitura. Abaixo vamos colocar os erros mais cometidos na prova.

- Escrever de forma ilegível: Não basta apenas escrever uma boa redação, é preciso ter uma letra legível, pois o corretor avalia diversos aspectos. Ao errar uma palavra não fique rabiscando todo o texto, apenas risque a palavra e continue escrevendo.

- Fugir do Tema: Fugir do tema é um dos erros mais cometidos segundo os educadores, o que pode diminuir a nota ou até levar a Zero. Por isso é importante prestar bastante a atenção, ler atentamente e grifar os fatores mais importantes.

- Gírias e clichês: Nada de escrever gírias, clichês ou coloquialismo, nem mesmo se for entre aspas e parênteses. Evitar é a melhor forma para não ter a nota baixa.

- Errar o gênero da redação pedida: Alguns estudantes acabam saindo do foco, e escrevem uma narração ou poesia ao invés de dissertação, um dos gêneros mais pedidos. A dissertação é formada por três princípios básicos: introdução, desenvolvimento e conclusão.

- Pessoas gramaticais: É comum alunos começarem um texto usando “nós” e terminar com “eu”, ou mudar de opinião na metade da redação, deixando de seguir uma idéia em uma linha única.

- Outros erros: Fazer um texto no estilo de auto-ajuda pode comprometer a nota do aluno. Foque-se em bons argumentos, nada de frases sem sentido, só vai deixar o texto fraco.

Essas pequenas dicas podem fazer toda a diferença, não podemos esquecer de que a prova do Enem está próxima, é preciso cuidado e atenção, evite o nervosismo, concentre-se em sua prova. Boa sorte!

Tags: , ,
Publicado por Nathalia
Revisado em 26/09/2011

Compartilhar

Vídeos relacionados