Home » TV

Primeiros programas da televisão brasileira

Já se passaram mais de 60 que a televisão está dentro de nossos lares. Mas você conhece os primeiros programas que foram exibidos?

Surgimento da TVDesde 18 de Setembro de 1950, a tv é um dos aparelhos eletrodomésticos capaz de reunir a família toda em um só lugar.

Seja para curtir um filme, novela, desenho, até hoje a televisão é um item indispensável em qualquer lar.

São vários os canais e cada um preza pela variedade de programas direcionados para um público em específico.

Os empresários e comerciantes também são beneficiados com a TV, afinal ela é o meio de comunicação e mídia mais eficaz por ser audiovisual, as pessoas veem e ouvem ao mesmo tempo uma mídia publicitária.

A primeira emissora da televisão brasileira nasceu em São Paulo, e extinta TV Tupi, logo depois surgiu a TV Tupi no Rio de Janeiro, de lá para cá foram surgindo e desaparecendo canais e programas.

Grandes artistas começaram sua carreira na TV e se eternizaram através de programas, Hebe Camargo, Raul Gil e Silvio Santos, são figuras lendárias da televisão nacional. Conheça agora os primeiros programas da TV nas categorias desenhos, novelas e filmes.

Primeiros desenhos da televisão brasileira

Pica pauDesde o início da TV no Brasil os desenhos animados já eram a atração preferida das crianças, com gráficos nem tão perfeccionistas como os de hoje, mas ainda assim eram muito assistidos na época por quem tinha uma televisão, pois o aparelho era muito caro.

As crianças que não tinham em suas casas, assistiam no vizinho, muitas vezes do lado de fora mesmo.

O primeiro desenho animado foi o Pica Pau transmitido em 1950 pela TV Tupi, o passarinho esperto conquistou não só as crianças, mas os adultos também, e é reprisado até hoje pela TV Record.

Primeiras novelas da televisão brasileira

Sua vida me pertence primeiro beijoAs novelas são programas que passam diariamente e emocionam milhares de pessoas com suas histórias de amor, aventuras, traição, ódio, alegria e sempre um final feliz.

Hoje em dia é a Rede Globo de televisão que se destaca neste quesito, possui atualmente 5 novelas em sua grade de programação que são transmitidas diariamente, as novelas e atores globais conseguem uma grande audiência com suas histórias mirabolantes.

A primeira novela da TV brasileira foi Sua Vida me Pertence, da extinta TV Tupi também em 1951, foi escrita por Walter Foster que também foi o protagonista da trama, neste tempo não existia ainda o videotape para gravar os capítulos e cenas, portanto elas eram feitas ao vivo, como no teatro.

Foi esta a novela que apresentou também o primeiro beijo na TV, na verdade foi um selinho entre o ator Walter Foster e a atriz Vida Alves.

Primeiros filmes da televisão brasileira

Destino em apurosOs filmes, independentes do gênero são uma válvula de escape do mundo real, a ilusão e fantasia é o que atrai os amantes do cinema que é uma das mais belas artes.

Não se sabe ao certo qual foi o primeiro filme exibido na TV brasileira, mas o primeiro filme exibido em imagem colorida foi Destino em Apuros, 1953, uma comédia dirigida por Ernesto Remani.

Os filmes fizeram o maior sucesso na TV, mas em seu governo, Jânio Quadros exigiu que todos eles fossem dublados, pois eles vinham sempre de outros países.

Você conhece Todas as novelas da Globo? Assista ao vídeo do Portal Zun e descobre as melhores novelas transmitidas pela rede:

Tags: , , ,
Publicado por Juliane
Revisado em 31/10/2013

Compartilhar