Home » Escola

Primeiro dia de aula o que fazer

O primeiro dia de aula é sempre um desafio, pois não se conhece ninguém o clima tenso sempre aparece. Veja como passar por isso.

Primeiro dia de aula o que fazer

Existem muitos primeiros dias de aula tanto para crianças quanto para adultos a idade não importa tanto, pois as crianças começam lá atrás pelo jardim já os adultos normalmente estão na faculdade e alguns estão no supletivo como acontece com quem não concluiu os estudos. Bom independente de qual idade a pessoa tem primeiro dia de aula é sempre cheio de expectativas, normalmente a pessoa começa a pensar em quem vai encontrar na escola, se vai fazer novas amizades, se gostará dos professores entre outras perguntas que qualquer estudante faz. As crianças por sua vez acabam tendo que ter o acompanhamento dos pais por algum tempo até conseguirem se acostumar com as aulas, o primeiro dia neste caso é muito desgastante para a criança porque vai para uma sala onde não conhece nenhum aluno e por isso acabam chorando, isso é normal principalmente pela idade e depois dos primeiros dias provavelmente não vai voltar a chorar tão cedo porque vai ter se acostumado com o ambiente.

O professor é quem tem de tomar as iniciativas para começar a fazer os alunos se enturmarem e se sentirem melhor, isso geralmente acontece em todas as escolas inclusive nas faculdades então você pode ficar tranquilo que vai conhecer um pouco de seus companheiros de sala sem nem mesmo ter falado diretamente com eles. É importante que você ou seus amigos de classe se reúnam para que haja momentos de interação e de melhor conhecimento, mas tome cuidado com esses momentos porque só devem ser feitas coisas saudáveis nada com bebidas em exageros ou drogas isto é péssimo e pode causar grandes prejuízos a saúde. Se marcar encontro com os amigos pode ter certeza de que vai se sentir muito mais apegado a eles e também maior vontade de ir para a escola, é muito ruim quando vamos pra aula sem motivação normalmente não pensamos nem em ir queremos mesmo é ficar em casa descansando. Agora vamos falar um pouco sobre o que o professor pode fazer para não assustar os alunos logo no começo do ano, já que esse é um período crucial para eles saberem realmente o que querem fazer da vida.

Primeiramente tem que preparar uma aula especial para estes alunos algo que não desgaste eles logo de início, você tem que colocar em sua mente que a primeira impressão é realmente a que fica e não vai querer que os alunos saiam de sua sala dizendo que você é um carrasco ou o professor mais chato da escola não é? Se achar que o primeiro dia não foi suficiente para que todos os alunos se conheçam e se soltem você pode até prorrogar por mais uns dois dias esse momento de interação, com certeza estes alunos vão passar a te respeitar e ver que fez o melhor por eles nos primeiros dias de aula, após passar esse período pode começar a preparar suas matérias com mais objetividade visando realmente o aprendizado dos alunos. Os professores que dão aulas em supletivos têm que aprimorar ainda mais sua aula para que os alunos entendam com rapidez já que o tempo é curto, então você aluno e professor tem as dicas nas mãos para conseguirem se dar bem na escola no primeiro dia de aula.

Tags: , ,
Publicado por Talita
Revisado em 16/02/2011

Compartilhar