Home » Meio ambiente

Pré-Sal e o Meio Ambiente

O pré-sal foi descoberto recentemente e pode se tornar uma das maiores riquezas, veja mais informações sobre ele e o meio ambiente.

Pré-sal e o meio ambiente

Há pouco tempo recebemos duas boas notícias a primeira delas é que foi encontrado uma mina de petróleo abaixo do solo brasileiro conhecido como pré-sal, a segunda é que o governo anunciou que o desmatamento da Amazônia caiu cerca de 46% e isso dentro apenas dos últimos doze meses. São duas ótimas notícias e que vão fazer o Brasil crescer e muito principalmente o pré-sal que gerará muitas riquezas, mas infelizmente trata-se de um combustível fóssil que é o principal responsável pela emissão de CO2 no planeta, esse que polui e a agrava de maneira significante o efeito estufa que é o que mais está assustando os pesquisadores mundiais. Os principais lideres de obras para a retirada desse petróleo dizem que todo vem em boa hora e que e que esse projeto ainda visa criar um fundo social que destinará seus principais recursos para programas que preservem o meio ambiente e ajudem na infra-estrutura do país e na educação, combate a pobreza etc. tudo isso trata-se de condições que o governo deu para que a obra possa ser realizada. O Brasil planeja ir a uma conferência das Nações Unidas sobre as mudanças do clima e mostrar um pouco de tudo aquilo que está sendo realizado aqui em nossas terras, os representantes brasileiros vão até lá para mostrar que 45% das fontes de energia são renováveis sendo que os países ricos não têm nem a metade disso.

Infelizmente o Brasil vai para essa reunião não para mostrar os níveis de poluição do petróleo e sim para falar dos benefícios que ele vai trazer e falar dos combustíveis renováveis que não são o petróleo, nesse caso ainda é preciso estudar muitas coisas afinal de que vai adiantar se tivermos os fundos sociais se eles não ajudarem na questão do CO2 e na diminuição da poluição praticamente nada. É necessário que se vá muito além disso porque se não ficará difícil de conseguirmos encontrar as melhores soluções para a diminuição da poluição, quem sabe se um dia encontrarmos uma forma de fazer a combustão dos carros funcionarem sem petróleo tudo não mude para melhor.

Tags: , , ,
Publicado por Talita
Revisado em 08/09/2010

Compartilhar