Home » Comportamento

Porque tomamos decisões estúpidas?

Muitas vezes tomamos algumas atitudes e logo o arrependimento vem. Mas essas decisões não são tomadas a toa! Saiba mais:

Estúpido.

A estupidez é um adjetivo pejorativo, onde significa que uma pessoa foi estúpida, ou seja, não usou sua inteligência.

Mas quem nunca tomou uma decisão estúpida? Seja em relação ao trabalho, faculdade ou colégio e até mesmo quando se trata de amor, ou pelo menos achávamos que era amor!

Enfim, fique sabendo que atitudes estúpidas são influenciadas por algumas condições a que nós seres humanos estamos submetidos.

Quando o assunto é amor

Ruiva segurando folha com coração

Já teve a sensação de ter se relacionado com a pessoa certa, mas que logo (ou não tão logo) descobriu que se enganou?

Já tomou uma decisão sem ao menos pensar nas causas e efeitos que resultariam?

Pois bem, o amor ou apenas a atração física acaba fazendo com que nós, meros mortais, cometemos erros (ou loucuras, chame como quiser) que em um futuro (bem) próximo causa arrependimentos.

Um conselho para evitar esse tipo de situação é: pense! Pensar antes de agir é a melhor maneira de evitar decisões estúpidas. Se você já passou por uma, sabe do que estou falando e tenho certeza de que não irá querer repetir a dose.

Falando em compromisso

Mulher com a cabeça baixa

A rotina da maioria das pessoas em todo mundo é estar sempre conectado e alerta para as mudanças. É comum acordar cedo, trabalhar o dia todo e ir direto para faculdade. O que sobra, um pedaço da noite e toda uma madrugada para academia, trabalhos, diversão, enfim, todo o tipo de entretenimento.

Essa rotina diária resulta em mente e corpo exaustos, deixando-nos propícios para tomadas de decisões erradas.

Manter a mente limpa e calma colabora (e muito) para nos salvar de certas situações. Aliás, como já foi dito é preciso pensar antes de agir! Certo, eu sei como é difícil manter a mente calma nesse turbilhão de informações em que vivemos, mas vamos lá, procure algo para relaxar, tire alguns minutos por dia e se recomponha! Uma alimentação saudável também é uma grande parceira!

Economia

Mulher com a carteira vazia

Decisões que envolvem o bolso são bem mais comuns de serem estúpidas. Quase todas as pessoas na face da terra já cometeu uma loucura, ou comprando algo caro demais, ou sem pesquisar o preço e até mesmo fazendo investimentos incertos em horas erradas e sem auxílio de pessoas aptas.

O conselho aqui é não assumir riscos desnecessários. Ou se ainda assim quiser arriscar em um negócio próprio, investir em franquias ou ações, faça, porém lembre-se sempre de consultar profissionais e estudar (e muito) o mercado que você está pensando em entrar. Alias ninguém merece ficar sem grana por um pequeno descuido, não é mesmo?

Enfim, ser estupido (uma vez ou outra) é comum, mas é possível viver sem arrependimentos! Lembre-se: pense sempre antes de agir! Cuide-se, de mente e corpo! E sempre analise os riscos, pense: vale mesmo a pena apostar tudo?

Tags: , , ,
Publicado por Ananda Morales
Revisado em 30/01/2014

Compartilhar