Home » Curiosidades

Por que sonhamos?

A ciência já confirmou o que Freud dizia: “os sonhos são restos do dia”. Mas ainda não há uma resposta exata acerca da sua origem.

Por que sonhamos

A psicologia e a neurologia ainda não encontraram uma resposta exata para explicar por que sonhamos. Podem ser sonhos divertidos, estranhos e aterrorizantes. Sonhar faz parte de uma boa noite de sono. Dormir pelo menos 6 horas já é o suficiente para revigorar o organismo e assim acordar disposição no dia seguinte (leia sobre a importância do sono).

Mas por que sonhamos? É uma pergunta que vem sendo pesquisada desde o tempo do neurologista austríaco Sigmund Freud (1856-1939). Foi o fundador da psicanálise (estudo da psique humana) e por isso o chamam de “Pai da Psicanálise”.

Em sua obra A Interpretação dos Sonhos (1900), discordou do pensamento religioso de que os sonhos derivavam de fenômenos sobrenaturais, mas sim da psique humana. Compreendê-los seria uma maneira de saber exatamente o que se passa na mente humana, o que causou muita repulsa na época. Mas agora todas as constatações de Freud sobre os sonhos estão sendo pesquisadas pela ciência. Algumas até já foram aceitas. Exemplo: “os sonhos são restos do dia”.

Por que sonhamos 1Significa que tudo que fazemos no dia retorna quando sonhamos. Assim confirmou Contantine Pavlides e Jonathan Winson (1989). Segundo estes pesquisadores, ao analisarem cérebros de ratos descobriram que os mesmos neurônios ativados no dia eram ativados durante a noite. Qualquer acontecimento marcante no dia pode ser revivido em sonho.

A partir daí vem outra pergunta: de onde surgem os sonhos estranhos?

A ciência explica que eles vêm do inconsciente, local este, onde são armazenadas todas as experiências e lembranças que temos ao longo da vida. Ao passarmos da fase da sonolência entramos na fase REM (movimento rápido dos olhos) que faz com que tudo que temos no inconsciente seja modificado e assim temos sonhos esquisitos ou inexplicáveis.

Segundo parecer da Dra. Sidarta Ribeiro:

“Tudo indica que o sonho tem a função de simular comportamentos – tanto os que levam a recompensa (os bons) como os que levam a punição (os pesadelos). Portanto, sua função seria evitar ações que resultem em punição e procurar aquelas que levam à satisfação do desejo.”

O sonho ainda é um mistério para a ciência. Podemos ter inúmeros sonhos e por isso existe um significado para cada um. Sonhar é muito bom (saiba como realizar os seus sonhos)!

Os sonhos tem grande importância em nossa saúde mental. Todos nós sem exceção, sonhamos! Todas as noites. Diversas explicações são aplicadas aos sonhos, principalmente para ciências como a Psicologia e a Neurologia. A questão a ser analisada é porque precisamos sonhar que nada mais é que uma atividade neural de repouso que é realizada ao dormir. Os sonhos são de extrema importância, confira nesse post algumas informações importantes no que se refere aos sonhos.
pessoasonhando

Sonhamos mesmo sem lembrar

Porém, após cinco minutos ao acordar esquecemos 95% do nosso sonho. Ao sonhar entramos numa espécie de transe, onde acessamos nosso inconsciente em um estágio chamado R.E.M, já que o nosso corpo está completamente relaxado, e nosso sono está vamos se dizer assim “pesado”,  as lembranças que são importantes sendo positivas ou negativas vem à tona. Todas tem um significado para você, por isso que se manifestam.
esquecerossonhos

Segundo a Psicanálise

Sigmund Freud, o mais famoso psicanalista, na verdade considerado o pai da Psicanálise,  fez um vasto estudo sobre os sonhos, em seu livro: A Interpretação dos Sonhos faz uma profunda análise sobre os sonhos e seus signos, ou seja: Se você sonhar com algo não muito coerente como pessoas que não conhece, esse sonho tem algum significado para você naquele momento, para ele (Freud) os sonhos são manifestações de nossos desejos mais profundos e principalmente a vontade de nossas realizações.
ainterpretaçãodossonhos
Sonhar com alguém, não tem nada a ver com a pessoa em si, mas sim o que ela representa para você, na verdade o sentimento que ela desperta, sendo assim figuras que representam nossas emoções.

Pessoas cegas também sonham

cegostambemsonham
Pessoas com deficiência visual também sonham, entretanto se forem cegos desde nascimento os sonhos não possuem imagens, somente reações vinculadas aos outros sentidos como o olfato, paladar e tato, já pessoas que perderam a visão ao longo da vida, por um tempo sonham com imagens, após certo tempo, essas imagens vão desaparecendo.

Pessoas estranhas em nossos sonhos, é normal?

pessoasestranhasnosonho
E fique tranquilo: Pessoas estranhas em seu sonho não tem nenhum teor “do além” o fato é que quando você vê alguém caminhando pela rua e olha para o rosto da pessoa o seu cérebro registra esse rosto, e quando se sonha esse registro se manifesta.

Os pesadelos e seus significados

Os pesadelos são maioria nas manifestações dos sonhos, chegando a 75%. Reações físicas e emocionais são notadas (como choro, gritos, mal estar, socos, chutes e sudorese), mas esses pesadelos na verdade significam os nossos medos mais profundos, por isso temos sensações negativas ao acordar e muitas vezes interpretamos isso como algum sinal divino, persentimento, intercessão ou algo assim, entretanto é apenas nossa mente nos alertando de um possível medo que deseja se manifestar.
pesadelosesuasreações
Ao sonhar que estamos correndo perigo de morte, é como se tivéssemos ligado nosso mecanismo de defesa, por isso o sono ruim ou pesadelo.

Jogar games faz bem para o sonho

O fato é que os sonhos melhoram nosso sono e ajudam a combater o estresse, pessoas com sonhos mais nítidos tem uma saúde mental mais elevada.
velhosjogandovideogame
E uma última curiosidade, você sabia que pessoas que jogam vídeo game com frequência, tem uma maior facilidade em controlar seus sonhos divido a estímulos neurais. Uma boa desculpa para ficar mais tempo jogando.
Assista um vídeo interativo sobre o tema do post a seguir:

Tags: ,
Publicado por Blogcamp
Revisado em 15/03/2018

Compartilhar