Home » Mundo

Por que salvar o meio ambiente?

Quando se fala em salvar o meio ambiente pensamos ser algo distante de nós, mas não é. Veja como pequenas atitudes ajudam nesse processo.

Muito se fala sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente, mas muitas vezes não conseguimos compreender com exatidão o que isso realmente significa para nós, como isso afeta o nosso dia a dia.

meio-ambiente

Por muitas vezes somos expostos aos mais variados tipos de comentários nas ruas a respeito do clima, muito quente ou muito frio, muito seco ou muito úmido, pouca chuva ou muita chuva, mas e o que isso te m a ver comigo? Tudo.

Antes de mais nada é preciso compreender o que é meio ambiente e o que podemos fazer para preservar ou mesmo salvar nosso habitat.

O que é meio ambiente?

Entende-se por meio ambiente tudo o que está na Terra, seres vivo e não vivos, que fazem parte do ecossistema e atinge diretamente a vida dos seres humanos.

meio-ambiente-verde
Em suma, trata-se de tudo o que envolve o mundo animal, vegetal e mineral, afinal os solos, rochas, todo tipo de vegetação, micro organismos, atmosfera e até mesmo os fenômenos naturais são parte integrante do meio ambiente.

Por que devemos salvar o meio ambiente?

A principal causa do descontrole das temperaturas em relação ao clima é a ação do homem, seja através do desmatamento ou mesmo de intervenções que aparentam ser de pequeno impacto, todo e qualquer tipo de intervenção tem uma consequência.

Mas, na prática o que podemos fazer para salvar o meio ambiente? Pequenas atitudes do nosso dia a dia podem surtir efeitos:

separar-o-lixo
Separe o lixo em: materiais recicláveis(papeis, plásticos, embalagens, etc.), orgânicos (restos de comida, cascas de alimentos e etc.), metais e vidros. Desta forma você evita que os materiais reciclados tomem destino errado, ao separar esse material você estará contribuindo com as cooperativas locais de reciclagem ou mesmo com a separação do lixo do município. Isso é sustentabilidade, saber reaproveitar um objeto que antes não serviria para nada.

Educação e meio ambiente

É imprescindível que a educação em relação ao meio ambiente venha de casa, as escolas podem criar projetos educacionais e incentivar a preservação, mas se o costume não vem de casa e da própria família fica mais complicado.

mudas-de-árvores

Ensine seus filhos a jogar o lixo na lata de lixo e não no chão, não jogue nada – nem mesmo papel de bala ou garrafa plástica – pela janela do carro, a conscientização tem que vir de todos.
Se você gosta de reutilizar alguns materiais em casa essa é uma boa oportunidade também, afinal é possível fazer lindas peças decorativas, para seu jardim ou mesmo de uso pessoal com madeira, garrafas pet, pneu, paletes, entre outros.

pneu-no-jardim

Cabe a cada um de nós agir, não basta julgarmos o próximo e acusar de não fazer nada sendo que nós jogamos lixo na rua, não separamos o lixo doméstico, desperdiçados água, cortamos as árvores do quintal (ou mesmo da calçada) e fazemos muitas outras coisas que prejudicam o ecossistema.

sofá-de-palete

Por isso, se cada um fizer a sua parte podemos viver em um ambiente mais harmonioso, com árvores que refrescam o nosso dia e nos dão frutos, água limpa e saúde. Faça sua parte, o planeta agradece e seus filhos e netos também. Conheça melhor o conceito de sustentabilidade:

Publicado por Programador
Revisado em 20/11/2015

Compartilhar

Receba novidades

Comentar